⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O Poder Legislativo cruzeirense realizou a primeira edição do Troféu Mulher Cidadã do Município de Cruzeiro do Sul. O ato solene ocorreu na noite de ontem, 08 de março, no Dia Internacional das Mulheres.

Uma forma de reconhecimento de mulheres que se destacaram nos mais diversos setores, o Troféu Mulher Cidadã nasceu mediante o Projeto de Lei Nº 005-02/2022, de autoria da vereadora e presidente, Daiani Maria (MDB), o qual foi sancionado tornando-se em 17 de março de 2022, a Lei Nº 1.896. Três mulheres foram selecionadas para receber a homenagem, escolha essa, primeiramente realizada pelos vereadores. Nas próximas edições, a escolha caberá ao Conselho Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres, conforme o que dispõe a Lei.

A Câmara de Vereadores do Município como palco e com a Casa lotada, foi concedido às senhoras Clara Duarte (Educação), Iris Ranck (Política) e Edith Bottega (Serviço Social) o 1º Troféu Mulher Cidadã. Conheça um pouco da história das homenageadas da noite:

- CLARA FERMINA DUARTE, nascida em 12 de agosto de 1942. Filha de Nério Pereira Duarte e Rosa Ester Piccinini. Mãe de Daniela e Janaína, avó de Sarah, Clara Luiza, Elle e Lara.

Cursou Magistério na Escola Madre Bárbara em 1963. Sua formação superior é Licenciatura Plena em Letras pela Univates em 1975.

No início da carreira como professora, atuou na cidade de Boqueirão do Leão. Após, passou a lecionar na cidade de Cruzeiro do Sul. Foi Secretária Municipal de Educação e Cultura, responsável pela criação da Casa de Cultura, Museu e pela reativação da Biblioteca Municipal. Protagonista na criação do Conselho Municipal de Educação e criação do Sistema Municipal de Ensino. Foi professora de catequese e participou também na Criação do Conselho Tutelar e diversos outros.

Atuou ativamente na promoção de cursos de formação e atualização, em inúmeros projetos para obtenção de recursos em prol de melhorias da Educação. Participou da criação do Hino Municipal de Cruzeiro do Sul.

- EDITH DURAYSKI BOTTEGA, nasceu em 13 de fevereiro de 1939, filha de Rosa e Romualdo. De família religiosa, participava todos os dias da missa, procissão e reza do terço. Fez parte da Juventude Feminina Católica.

Em 1952 foi estudar no Colégio São Miguel. Em 1953 foi aprovada no exame de admissão e cursou o Primeiro Ginasial no Colégio Santo Antônio em Estrela. Em 1957 se formou professora.

Lecionou na Escola Agrícola em Linha Argola em Encantado, na Escola em Vila Fão, onde conheceu seu futuro marido. Após foi morar em Glorinha, retornando à Cruzeiro em 1961.

Em 11/07/62 casou-se na Igreja Matriz com Ivo. Desta união nasceram Miriam Inês, André Luis, Lise Isabel, Leila Denise e José Flávio. Tem 5 netos:  Artur, Maurício, Bruno, Gabriela e Tális e 1 bisneta Layla.

Além de alfabetizar todos os seus filhos, também alfabetizou muitos filhos de moradores de Cruzeiro do Sul. Era e continua sendo atuante na comunidade Católica. Participava de missas, catequese, cursos de batismo.

Atuou como Secretária do Conselho da Criança e Adolescente e ainda hoje colabora na comunidade como um todo, levando a fé e a palavra de conforto.

- IRIS RANCK: nascida em 02 de outubro de 1934, casada com Herbert Ranck desde 24 de junho de 1954 e mãe de cinco filhas: Margot, Gisela, Dagmar, Brigitte e Inge. Avó do Leonardo e Frederico e bisavó do Pedro.

IRIS ALTMAYER RANCK, primeira prefeita eleita pelo voto direto no Rio Grande do Sul entre os anos de 1983 e 1988.

Professora do ensino primário, também trabalhou na Secretaria Municipal de Educação, na Delegacia Regional de Ensino e, após, na Legião Brasileira de Assistência- LBA, onde desenvolveu trabalho de assistência social, organizando os Clubes de Mães do interior, ensinando as pessoas a fazer horta doméstica, costuras e outras atividades.

Por uma sugestão da comunidade, encarou o desafio de ser prefeita e sempre teve o incentivo do seu marido.

Antes das eleições, assumiu mandato de vereadora por dois meses, o que lhe abriu portas para concorrer naquele pleito a uma vaga no Executivo.

Seu governo foi marcado pelo trabalho colaborativo, sempre teve a presença e apoio da comunidade nas ações, com destaque para a organização da Assistência Social, recuperação de estradas e energia elétrica para o interior.

Além dos familiares e amigos das homenageadas, marcaram presença os vereadores municipais, o Prefeito em Exercício João Celso Füh, ex-procurador-geral do Estado Euzébio Fernando Ruschel, secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico Leandro Johner, secretária da Educação, Cultura e Esportes Anelise Assmann, a presidente do Hospital São Gabriel Arcanjo Márcia Gregory, ex-vereadores, entre outras entidades importantes do Município.

Data de publicação: 09/03/2023