RSS Cruzeiro do Sul - RS Notícias de Cruzeiro do Sul/RS Sun, 17 Nov 2019 11:41:28 -0300 Sun, 17 Nov 2019 11:41:28 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://cruzeirodosul.rs.leg.br/rss Presidente Convida População para 7º ExpoCruzeiro Tue, 12 Nov 2019 17:16:28 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1109/?presidente-convida-populacao-para-7o-expocruzeiro.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1109/?presidente-convida-populacao-para-7o-expocruzeiro.html
O Presidente da Câmara, José Carlos Eckert (MDB), inicialmente parabenizou todos os presidentes que estiveram à frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais nestes 50 anos evidenciando que todos atuaram positivamente para que atualmente o STR esteja no seu auge.

Convidou a população para a 7º ExpoCruzeiro e Festa do Aipim que ocorrerá de 20 a 24 de novembro destacando que a entrada será franca possibilitando a todos prestigiarem o evento.

Falou a respeito da reunião que participaram em Porto Alegre com o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, a respeito da ERS- 130, trecho de Cruzeiro do Sul a Mariante. Na ocasião foi acordado que a manutenção, a partir de janeiro de 2020, será realizada pelo Município. Expressou sua satisfação de, na oportunidade, cogitarem a possibilidade de futuramente asfaltarem a rodovia sendo necessária a busca por emendas parlamentares pactuando que o Estado contribuirá com 50% do valor conquistado com os deputados salientando a necessidade da união dos vereadores. Além de Costella, estiveram presentes moradores da localidade de São Miguel, assessor direto do governador Eduardo Leite e o deputado Lucas Redecker. Encerrou seu pronunciamento externando seu otimismo com a reunião.
]]>
Schneider Desaprova Serviço Prestado Por Distribuidora de Energia Tue, 12 Nov 2019 15:49:03 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1108/?schneider-desaprova-servico-prestado-por-distribuidora-de-energia.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1108/?schneider-desaprova-servico-prestado-por-distribuidora-de-energia.html O vereador Adriano Schneider (PSDB), ao fazer uso da palavra, primeiramente falou sobre a colocação de Anastacia Zart acerca da implantação do turno único. Relatou que conversou com diversos agricultores sendo que todos apoiaram a iniciativa já que a maior demanda de fechamento de silos ocorre a partir de janeiro sendo que neste período, a carga horária estará normalizada. Afirmou que a medida auxiliará no fechamento das contas do Município já que foi necessária uma contrapartida de R$ 800.000,00 para não perder a verba destinada ao asfaltamento no montante de R$ 3.600.000,00.

Falou sobre a luta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul evidenciando a sua importância ao Município. Agradeceu a dedicação da diretoria, em especial, do presidente Marcos Hinrichsen.

Registrou a ineficiência do serviço prestado pela RGE Sul em Cruzeiro do Sul apontando os inúmeros eletrodomésticos queimados decorrentes de quedas de energia. Solicitou o levantamento do valor arrecadado pela distribuidora no Município e reivindicou explicações quanto a falta de qualidade do serviço. 

Quanto a EGR, comentou sobre o pedido de isenção de pagamento das tarifas de pedágio aos cruzeirenses que foi negado. Caracterizou as condições da rodovia como vergonhosa reivindicando explicações e atitudes sobre a questão. “..Se eles só sabem arrecadar em nosso Município e não querem investir, que saiam daqui..” destacou Schneider.

Quanto ao pedido de Jair Klein sobre a árvore no educandário Novos Caminhos, Adriano registrou que a outra Administração deveria ter tido o cuidado ao construir o prédio já que na época a árvore já existia e estava desenvolvida. Solicitou aos responsáveis que avaliem a situação a fim de solucionarem.

Conclui sua exposição convidando os munícipes para a 7º ExpoCruzeiro e Festa do Aipim que ocorrerá de 20 a 24 de novembro.]]>
João Celso Questiona Sobre o BTI Tue, 12 Nov 2019 14:23:46 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1107/?joao-celso-questiona-sobre-o-bti.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1107/?joao-celso-questiona-sobre-o-bti.html João Celso Führ (PDT), fazendo uso do seu espaço, parabenizou o atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais bem como os anteriores que sempre realizaram um bom trabalho à frente do STR elogiando o empenho de todos.

Comentou sobre as estradas do Município alegando que entende as dificuldades mas apontou que há lugares intransitáveis citando pontos mais críticos, sendo um deles, na Picada Muller. Solicitou providências com o secretário responsável que se comprometeu em realizá-las.

Referente ao acidente na RSC-453, reforçou a necessidade de uma dedicação maior mediante o número expressivo de 15 óbitos. Concordou com a colocação do colega Jair Klein quanto às falsas promessas da EGR que assumem compromissos mas não cumprem com o acordado declarando que a situação é vergonhosa.

Quanto ao Pedido de Informações a respeito do leilão da Administração Municipal, agradeceu o retorno evidenciando que algumas situações, para ele, ainda não ficaram claras.  Sobre o Pedido de Informações que apresentou anteriormente a respeito do BTI, mencionou que o verão está chegando e a aplicação do inseticida ainda não aconteceu. Registrou que o documento não teve retorno sendo este encaminhado há mais de um mês. Solicitou à Mesa Diretora o reenvio do questionário.

Führ comentou sobre a EMEI Novos Caminhos parabenizando pais, professores e demais envolvidos na iniciativa de arrecadar fundos para a ampliação do prédio. Declarou que a comunidade está se empenhando e espera que a Administração colabore pois a ampliação é primordial.

Findou sua explanação convidando todos cruzeirenses e população de localidades vizinhas para a 7º ExpoCruzeiro e Festa do Aipim que nesta edição terá entrada gratuita.
]]>
Jair Destaca Aniversário do STR Tue, 12 Nov 2019 09:20:27 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1106/?jair-destaca-aniversario-do-str.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1106/?jair-destaca-aniversario-do-str.html Jair Klein (Progressistas), em pronunciamento na Tribuna Livre, falou sobre o acidente com morte que ocorreu no acesso ao Município pela RSC-453. Falou sobre o seu aborrecimento mediante falsas promessas realizadas por representantes da EGR. Quanto a necessidade de providências a fim de tornar a trafegabilidade mais segura neste local, sugeriu uma audiência entre munícipes, Poder Executivo, Legislativo e EGR.

Falou sobre a cena que presenciou onde idosos e pessoas com deficiência física enfrentaram filas no Posto de Saúde para marcação de consulta declarando que a situação é inaceitável e pessoas nessas condições merecem privilégios.

A respeito da EMEI Novos Caminhos de São Rafael, recordou que já tinha reivindicado providências quanto à figueira que está muito próxima ao prédio do educandário gerando preocupação quanto às raízes. Relatou que há poucos dias ela danificou telhas e reforçou seu pedido para solucionarem a situação.

Agradeceu os pais, professores, avós, funcionários e demais envolvidos na comercialização de meio galeto para arrecadar fundos em benefício do educandário Novos Caminhos. Quanto à galinhada em prol de Emanuele da Costa, parabenizou a todos que se dedicaram à causa de alguma maneira.

Elogiou a explanação do presidente do STR de Cruzeiro do Sul, Marcos Hinrichsen, que se fez presente na Casa Legislativa com o intuito de expor um pouco da história da associação que no mês de novembro completa 50 anos e parabenizou o serviço prestado.

Encerrou sua manifestação parabenizando os munícipes pelos 56 anos de Cruzeiro do Sul.
]]>
Gustavo Reforça Pedido de Melhorias na Rubens Feldens Mon, 11 Nov 2019 15:35:48 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1105/?gustavo-reforca-pedido-de-melhorias-na-rubens-feldens.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1105/?gustavo-reforca-pedido-de-melhorias-na-rubens-feldens.html Gustavo Richter (PDT) iniciou sua explanação ressaltando a luta, as dificuldades e as conquistas na história do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul. Evidenciou a relevância do trabalho realizado desde o seu início e parabenizou o STR pelos seus 50 anos.

Elogiou as apresentações de patinação e dança parabenizando as professoras Marceli e sua equipe, e Patricia Lauxen.

Recordou as cobranças quanto à manutenção na rua Rubens Feldens sendo que a situação está agravando com as constantes chuvas principalmente em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima.

Em nome da diretoria do Esporte Clube Independente, convidou a comunidade para o 2º Flash Back no dia 16 de novembro, no salão da comunidade do Passo de Estrela. Da mesma forma, convidou a todos para a 7º ExpoCruzeiro e Festa do Aipim que ocorrerá de 20 a 24 de novembro desejando sucesso ao evento. Findou seu pronunciamento parabenizando os cruzeirenses pelos 56 anos de Cruzeiro do Sul.
]]>
Anastacia Destaca Necessidade de Rótula no Acesso ao Município Mon, 11 Nov 2019 14:52:54 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1104/?anastacia-destaca-necessidade-de-rotula-no-acesso-ao-municipio.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1104/?anastacia-destaca-necessidade-de-rotula-no-acesso-ao-municipio.html Anastacia Zart (PT), ao fazer uso do seu espaço na Tribuna Livre, reforçou o convite para a 7º ExpoCruzeiro e Festa do Aipim que ocorrerá de 20 a 24 de novembro no Parque Poliesportivo.

Explanou sobre a festa de comemoração dos 50 anos do STR de Cruzeiro do Sul agendada para o próximo dia 15 enfatizando a história, as lutas e as conquistas da associação externando o seu orgulho em falar sobre uma entidade que trabalha em prol da classe agricultora.

Lamentou o acidente com vítima fatal no acesso à cidade pela RSC- 453 recordando que desde que iniciou sua vida política, lutam por uma rotatória neste ponto divulgando que de 2005 a 2019 foram 15 mortes neste local. Recordou a comissão, da qual fazia parte, que era responsável por definir o destino do valor oriundo da praça de pedágio informando que, entre os projetos da época, o único que não foi executado foi de Cruzeiro do Sul por não apresentarem o projeto. No período, à frente da Administração Municipal, estava Cesar Leandro Marmitt.

Anastacia falou sobre a colocação do colega Leandro Olbermann na discussão ao Projeto de Lei que trata do turno único. Olbermann apontou que a vereadora aprovou o mesmo conteúdo em 2015 sendo a implantação, a partir do mês de julho. A vereadora justificou alegando que a proposta deste ano foi fundamentada nas elevadas temperaturas evidenciando que em outubro o calor não é intenso apontando que na proposta de 2015, a motivação foi de reduzir custos salientando a necessidade de vericidade nas justificativas das propostas. Falou ainda sobre o Projeto 173 indagando o porquê do aumento salarial de mais de 20% a um único funcionário comentando que deveriam restringir a alteração, apenas, na designação do cargo, concluindo que tal situação é injusta com os demais servidores públicos declarando que foi contra a proposta mas a mesma foi aprovada manifestando sua indignação.

Parabenizou os multiplicadores do projeto de educação ambiental do G8.

Quanto à galinhada beneficente em prol de Emanuele da Costa, agradeceu imensamente a todos que colaboraram com a ação mencionando que a palavra que define o evento é: gratidão.

Sobre o leilão do pré-sal, proferiu sobre um texto que leu em uma rede social que divulgava que o Brasil perderá mais de um trilhão de reais questionando: “...o voto de 2018 era contra quem mesmo?”.

Finalizou sua manifestação homenageando o Município pelo seu 56º aniversário citando uma parte do Hino Municipal:

“..Cinco estrelas a brilhar no brasão do teu altar,
Como um povo a conclamar "Nunca parem de brilhar”."
]]>
Celsinho Destaca Reunião Sobre RS-130 Thu, 07 Nov 2019 16:59:20 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1103/?celsinho-destaca-reuniao-sobre-rs-130.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1103/?celsinho-destaca-reuniao-sobre-rs-130.html
O vereador Celso Batista dos Santos (PSDB), ao fazer uso da palavra, parabenizou a Administração Municipal pela pintura e asfaltamento que estão realizando nas ruas do centro e bairros.

A respeito da reivindicação de um redutor de velocidade na RS-130 nas proximidades da clínica geriátrica Jô Barth, relatou que é um pedido dos moradores e frequentadores da clínica.  Registrou que no local há um considerável fluxo de veículos sendo que muitos deles excedem o limite de velocidade.

Apontou a reunião que participou na capital gaúcha no dia 25 de outubro com o prefeito Lairton Hauschild, presidente da Câmara José Eckert, assessor do governador Everton Pacheco, o secretário de Estradas Juvir Costella e o deputado federal Lucas Redecker para tratar da RS-130, trecho Cruzeiro do Sul– Mariante. Na oportunidade, foi sugerido parceria entre Estado e Município para a manutenção da rodovia além de falarem sobre a possibilidade de asfaltamento. O vereador afirmou que saíram do encontro otimistas com as expectativas.

Parabenizou os 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e os 56 anos de Cruzeiro do Sul, ambos comemorados no mês de novembro.

Encerrou sua manifestação convidando a todos para a 7º ExpoCruzeiro e Festa do Aipim que iniciará no dia 20 de novembro.
]]>
Vereadores Recebem Orçamento para 2020 Thu, 07 Nov 2019 10:15:22 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1102/?vereadores-recebem-orcamento-para-2020.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1102/?vereadores-recebem-orcamento-para-2020.html
Ocorreu na última quarta-feira (06) mais um encontro legislativo na Câmara de Vereadores sob a presidência de José Carlos Eckert (MDB).

Na abertura, em homenagem ao mês de aniversário de Cruzeiro do Sul, os edis executaram o hino municipal e a leitura de um poema dedicado à cidade.

Na oportunidade, os vereadores analisaram uma única proposta do Poder Executivo:

- Projeto de Lei nº 174: estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Cruzeiro do Sul para o exercício de 2020.

A Receita da Proposta Orçamentária para o próximo ano está estimada em R$ 37.500.000,00. O projeto ficou retido para maiores análises e estudos retornando à pauta para votação ainda no mês de novembro.

Requerimento

Apresentado pelo vereador Celso Batista dos Santos (PSDB), o documento solicita que a Mesa Diretora envie Ofício ao DAER- Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem, reivindicando um redutor de velocidade na RS 130, localidade de Bom Fim, nas proximidades da Clínica Geriátrica Jô Barth.

Justifica-se a necessidade, com o intuito de evitar futuros acidentes, haja vista que há um grande fluxo de veículos na rodovia, e muitos, não respeitando o limite de velocidade.

O texto foi aprovado de forma unânime.

A próxima reunião ocorrerá na sede do Poder Legislativo de Cruzeiro do Sul, no térreo do prédio da Prefeitura Municipal, no dia 27 de novembro.
]]>
Comissão Promove Novo Encontro Thu, 07 Nov 2019 09:29:02 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1101/?comissao-promove-novo-encontro.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1101/?comissao-promove-novo-encontro.html No dia 06 de novembro, na sede do Poder Legislativo de Cruzeiro do Sul, a Comissão de Constituição e Justiça reuniu-se para analisar o Projeto de Lei nº 174 resultando no parecer favorável, de forma unânime, pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa.

O encontro contou com a presença do Presidente da Câmara José Carlos Eckert, os vereadores: Anastacia Zart, Jair Klein, Adriano Schneider, João Celso Führ, a assessora jurídica Adriana Schossler além do diretor geral, Alan Bohn.
]]>
Presidente Destaca Verba do Pré-Sal Thu, 24 Oct 2019 14:47:12 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1100/?presidente-destaca-verba-do-pre-sal.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1100/?presidente-destaca-verba-do-pre-sal.html
O Presidente José Carlos Eckert (MDB), ao se pronunciar na Tribuna Livre, parabenizou a Secretaria da Educação pela Feira do Livro destacando o sucesso do evento.

Cumprimentou os professores pela passagem do seu dia e, em especial, homenageou a sua primeira professora, Inelves Martini (in memorian).

Divulgou a verba do pré-sal que será distribuída para todos os municípios do Brasil, sendo Cruzeiro do Sul contemplado com R$ 1.150.000,00.

Concluiu seu discurso parabenizando a Administração Municipal, nomeando o vice-prefeito João Dullius, pela sua dedicação no auxílio à população no último temporal que afetou a cidade.
]]>