RSS Cruzeiro do Sul - RS Notícias de Cruzeiro do Sul/RS Sun, 26 Jan 2020 14:02:55 -0300 Sun, 26 Jan 2020 14:02:55 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://cruzeirodosul.rs.leg.br/rss Vereadores Reúnem-se Em Sessão Extraordinária Mon, 13 Jan 2020 19:55:25 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1144/?vereadores-reunem-se-em-sessao-extraordinaria.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1144/?vereadores-reunem-se-em-sessao-extraordinaria.html
No dia 13 de janeiro, em Sessão Extraordinária na sede da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, ocorreu o encontro do Legislativo Municipal sob a presidência de Adriano Schneider (PSDB) para apreciação do Projeto de Lei Nº 182-04/2020 encaminhado em regime de urgência pelo Poder Executivo.

A proposta autoriza o Município a efetuar o empenho, liquidação e pagamento de telhas para substituição das danificadas em domicílios no município de Cruzeiro do Sul, durante o temporal ocorrido no dia 06 de janeiro de 2020, causando prejuízos que não podem ser supridos pelos próprios moradores.

As despesas decorrentes da presente autorização terão suporte na dotação do Fundo Municipal de Defesa Civil.

Foi apresentada pelo edil Leandro Olbermann (PSDB), emenda ao projeto que acrescenta os seguintes artigos:

“Art. 2º Os casos de vulnerabilidade serão analisados por Assistente Social concursada do Município, que fará laudo, bem como fará o acompanhamento das entregas.

Art. 3º Na primeira sessão ordinária de 2020 do Legislativo será apresentada a prestação de contas do material adquirido e da entrega realizada.

Os demais artigos permanecem inalterados em seu texto modificando apenas a numeração.”

O projeto e a emenda foram aprovados de forma unânime pelo Plenário.
]]>
CCJ Realiza Primeiro Encontro de 2020 Mon, 13 Jan 2020 19:12:06 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1143/?ccj-realiza-primeiro-encontro-de-2020.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1143/?ccj-realiza-primeiro-encontro-de-2020.html
Aconteceu na tarde do dia 13 de janeiro às 17h, na Câmara Municipal de Vereadores, a reunião da Comissão de Constituição e Justiça. O encontro contou com a presença do Presidente da Câmara Adriano Schneider, os vereadores: Anastacia Zart, Jair Klein, José Carlos Eckert, João Celso Führ, a assessora jurídica Adriana Schossler e o diretor geral da Casa Legislativa, Alan Bohn.

Na ocasião, foi apreciado o Projeto de Lei Nº 182-04/2020 encaminhado em regime de urgência pelo Poder Executivo, que resultou no parecer favorável, de forma unânime, pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa da proposta.
]]>
Procuradora-Geral do Município Faz Uso da Tribuna Thu, 26 Dec 2019 16:13:57 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1142/?procuradora-geral-do-municipio-faz-uso-da-tribuna.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1142/?procuradora-geral-do-municipio-faz-uso-da-tribuna.html
A procuradora-geral do Município de Cruzeiro do Sul, Fernanda Goerck, atendendo o Requerimento do vereador João Celso Führ, fez-se presente na Câmara de Vereadores no dia 18 de dezembro para sanar dúvidas quanto a exoneração do ex-secretário da Saúde, Israel Moccelin.

O vereador João Celso Führ enfatizou o bom trabalho que Moccelin estava executando evidenciando que o intuito do documento foi permitir clareza aos fatos. Citou que foi informado que o ex-secretário não pôde se fazer presente pois estava internado para cuidar da saúde e questionou por qual motivo ele não reivindicou licença ao invés da exoneração.

Jair Klein reforçou que os munícipes questionam que, se o afastamento se deu por conta de doença, o porquê da exoneração quando poderia se beneficiar de auxílio-doença?

A procuradora-geral inicialmente esclareceu que o pedido de exoneração partiu do próprio Moccelin, não sendo de iniciativa do Poder Executivo. Confirmou que o médico do ex-secretário recomendou a sua internação, por um prazo inicial de 30 dias. Expôs que ouviu os rumores como comumente escuta sobre outras pessoas, sobre outros servidores, de diversos assuntos enfatizando que não foi promovida nenhuma denúncia. Afirmou que, segundo o ex-secretário, ele optou pela exoneração em função do seu diagnóstico e pelo cargo  agravar a sua doença sendo recomendado pelo médico e terapeuta, sua total dedicação ao tratamento.

Führ questionou, se por ventura, houver provas concretas, se seria adequado abrir uma sindicância. Goerck expôs que o Município tem uma lei própria onde limita este tipo de apuração a servidores públicos o que hoje, não se enquadraria já que Moccelin não tem mais vínculo com a Administração. Acrescentou que em outras esferas poderiam ser apurados os fatos sendo indispensável elementos consistentes destacando que acredita que, se fosse o caso, já teriam apresentado provas enfatizando que a pessoa que acusa também será responsabilizada se os fatos não passarem de boatos.

O autor do Requerimento salientou a necessidade de, se houver provas consistentes, que a pessoa apresente o material ou, caso contrário, que os boatos se encerrem respeitando a doença do ex-secretário.

A vereadora Anastacia Zart externou a sua admiração pelo trabalho de Israel Moccelin acrescentando que o maior atingido com comentários deste tipo são os munícipes sendo esta situação, prejudicial a todos.

A procuradora-geral concluiu que o interesse do Município sempre foi a transparência enfatizando que rumores existem por toda parte e, em caso de existirem provas consistentes, que o indivíduo acione a justiça mediante denúncia sob pena de ser responsabilizado caso os elementos não sejam suficientes.

O Presidente José Carlos Eckert salientou que, se alguém tenha se sentido lesado, é necessário que o indivíduo tome as devidas providências legais e agradeceu a presença de Fernanda Goerck, bem como seus esclarecimentos.
]]>
Foguinho Despede-se da Presidência Thu, 26 Dec 2019 14:49:54 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1141/?foguinho-despede-se-da-presidencia.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1141/?foguinho-despede-se-da-presidencia.html O Presidente José Carlos Eckert (MDB), ao fazer uso do seu espaço, parabenizou as famílias Schossler e Vargas destacando que ambos fazem jus a homenagem mencionando que eram pessoas de bem e merecedoras do nosso respeito.

Falou sobre o restabelecimento da saúde do prefeito Lairton Hauschild desejando uma rápida recuperação enfatizando que a saúde deve vir sempre em primeiro lugar, é o que de fato importa.

Parabenizou o presidente recém-eleito Adriano Schneider e demais integrantes que compõem a Mesa Diretora de 2020 desejando sucesso.

Agradeceu a parceria de 2019 citando todos os vereadores que passaram pela Casa e os servidores pelo excelente trabalho que realizaram durante o ano.

Findou desejando aos munícipes um Feliz Natal com muita saúde e que seja um momento de agradecimentos.
]]>
Leandro Enfatiza Importância da Emater Thu, 26 Dec 2019 14:23:17 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1140/?leandro-enfatiza-importancia-da-emater.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1140/?leandro-enfatiza-importancia-da-emater.html
Leandro Olbermann (PSDB), ao fazer uso da palavra, parabenizou os familiares de José Schossler e Salvelino Francisco de Vargas (in memoriam) homenageados com nomes de ruas no bairro Vila Célia. Externou sua satisfação em aprovar projetos como estes que homenageam pessoas que fizeram parte da história do Município.

Quanto à Moção de Apoio à Emater/Ascar, afirmou que sempre estará disponível para auxiliar e defender o trabalho que a instituição promove em prol dos agricultores nos diversos segmentos.

Solicitou à Mesa Diretora, envio de ofício convidando a comissão organizadora da ExpoCruzeiro para vir na próxima sessão ordinária para apresentação dos resultados da feira.

Agradeceu o deputado federal Lucas Redecker que, atendendo a um pedido seu, enviou o montante de R$ 250.000,00 para a área da Saúde no início do mês.

No Esporte, parabenizou as equipes que participaram dos campeonatos de bocha e futsal.

Parabenizou o presidente José Carlos Eckert destacando o excelente trabalho realizado por ele em 2019 e desejou sucesso a Adriano Schneider que estará à frente da Casa Legislativa no próximo ano.

Encerrou desejando um Feliz Natal e um abençoado 2020 a todos os colegas da Casa e munícipes.
]]>
Celsinho Destaca Cessão de Uso de Escola Estadual Thu, 26 Dec 2019 14:02:11 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1139/?celsinho-destaca-cessao-de-uso-de-escola-estadual.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1139/?celsinho-destaca-cessao-de-uso-de-escola-estadual.html Celso Batista dos Santos (PSDB) em pronunciamento na Tribuna Livre, parabenizou os familiares de José Schossler e Salvelino Francisco de Vargas (in memoriam) pelo reconhecimento.

Agradeceu a presença e os esclarecimentos prestados pela procuradora-geral do Município de Cruzeiro do Sul destacando a transparência dos fatos.

Agradeceu, através da Administração Municipal, a secretária de Educação Anelise Assmann, pela intermediação na cessão de uso do prédio onde funcionava a Escola Estadual Ensino Fundamental Luiza Enriqueta Ramos, na Maravalha, que passa a ficar sob responsabilidade da comunidade local sem gerar custos ao Município.

Comentou sobre a boa distribuição das lixeiras por toda a cidade solicitando aos munícipes bom senso evitando depositarem móveis e eletrodomésticos nelas.

Sobre os campeonatos municipais, parabenizou todas as equipes, especialmente os vencedores tanto no futebol de salão quanto na bocha, dando ênfase à disciplina dos participantes.

Homenageou a equipe de voluntários da localidade de São Miguel pela iniciativa de recolherem doações para promover o Natal Solidário no pavilhão da comunidade.

Parabenizou o presidente José Carlos Eckert pela atuação à frente da Casa Legislativa mencionando o prazer e o aprendizado que foi trabalhar com ele durante 2019. Desejou sucesso à nova Mesa Diretora.

Concluiu sua manifestação desejando um Feliz Natal e um ótimo 2020 repleto de paz e saúde a todos.
]]>
Gustavo Parabeniza Vencedores da Bocha e Futsal Thu, 26 Dec 2019 11:53:29 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1138/?gustavo-parabeniza-vencedores-da-bocha-e-futsal.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1138/?gustavo-parabeniza-vencedores-da-bocha-e-futsal.html O vereador Gustavo Richter (PDT), ao fazer uso da palavra, primeiramente saudou as famílias de José Schossler e Salvelino Francisco de Vargas (in memoriam) que foram homenageadas mediante denominação de logradouro público mencionando que a ação nada mais é que o reconhecimento pelo trabalho de ambos em prol da comunidade.

No Esporte, parabenizou as equipes participantes, em especial, as vencedoras dos campeonatos de futsal e de bocha destacando a necessidade da participação de todos os grupos para o sucesso das competições.

Sobre a Indicação que apresentou, alegou que o intuito do pedido foi melhorar a visibilidade dos motoristas promovendo a segurança.

Parabenizou a gestão do Presidente José Carlos Eckert. Desejou sucesso ao recém-eleito Adriano Schneider e aos demais componentes da Mesa Diretora reforçando que para o bom andamento da Casa é imprescindível o respeito e a ética visando sempre o melhor ao Município.

Encerrou seu discurso desejando um Feliz Natal e um excelente 2020 com muita paz, saúde, repleto de realizações e conquistas aos munícipes.
]]>
Führ Solicita Retorno de Premiação de Fim de Ano Tue, 24 Dec 2019 10:19:46 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1137/?fuhr-solicita-retorno-de-premiacao-de-fim-de-ano.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1137/?fuhr-solicita-retorno-de-premiacao-de-fim-de-ano.html
O vereador João Celso Führ (PDT) destacou que o intuito do seu Requerimento foi permitir a transparência dos fatos afirmando que não está acusando ninguém. Solicitou, se alguém tiver provas que confirmem os boatos, que procure os edis, caso contrário, que o assunto seja encerrado respeitando a doença do ex-secretário de Saúde. Agradeceu a procuradora-geral do Município pela presença e esclarecimentos prestados.

Falou sobre a falta de iluminação pública recordando que está reivindicando providências há três meses afirmando que o valor referente ao serviço não deixa de ser cobrado.

Solicitou que no próximo ano retomem o programa de prêmios de fim de ano para fomentar o comércio local sendo que muitos munícipes estão se direcionando às cidades vizinhas atraídos pelas premiações.

A respeito do campeonato de futebol, parabenizou todas as equipes das diferentes categorias enfatizando que no Esporte há aspectos que deverão ser corrigidos agindo de acordo com o regulamento. Congratulou as equipes participantes do campeonato de bocha, em especial, os campeões.

Agradeceu o presidente do Poder Legislativo, José Carlos Eckert, pelo seu desempenho em 2019 e desejou um ótimo trabalho ao Adriano Schneider que retorna a presidência enfatizando o respeito presente na Casa.

Finalizou sua manifestação desejando um Feliz Natal e Ano Novo.
]]>
Anastacia Parabeniza Família dos Homenageados Mon, 23 Dec 2019 10:22:54 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1136/?anastacia-parabeniza-familia-dos-homenageados.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1136/?anastacia-parabeniza-familia-dos-homenageados.html
Anastacia Zart (PT), ao fazer uso da palavra, inicialmente parabenizou as famílias homenageadas com nomes de ruas no bairro Vila Célia resumindo a ação em uma única frase: “fica na história de homens de muita luta”.

Agradeceu o Presidente José Carlos Eckert pela atuação em 2019. Parabenizou Adriano Schneider por conquistar novamente a presidência desejando um bom trabalho em 2020. Externou seu entristecimento pelo fato de, pelo primeiro ano, não fazer parte da Mesa Diretora citando que em 56 anos de história do Município, o presidente sempre foi o vereador mais votado o que não ocorreu nesta gestão.

A respeito da Moção de Apoio à Emater/Ascar, explanou sobre a tentativa do Governo Estadual em extinguir a instituição e sobre o importante trabalho que eles executam em prol dos agricultores cruzeirenses.

Agradeceu os colegas vereadores e servidores da Casa finalizando seu manifesto com a mensagem:

“Um ano termina, Natal! Outro ano começa. Todo ano que termina é sempre um momento de parar, de olhar e de escutar.
Parar. Para fazer um balanço honesto de tudo o que vivemos ao longo deste tempo que se chamou: 2019.
Olhar. Como num filme para os muitos rostos que formaram nosso quadro de familiares, amigos, colegas e que conosco caminharam ao longo deste ano. Também os rostos de pessoas queridas que nos deixaram.
Escutar. Como numa canção, as vozes companheiras de todos os tons de idade que ouvimos no transcorrer do tempo deste ano que termina e, neste momento, agradecer. Que do fundo de nossa alma possa nascer uma prece que diz, em síntese- Obrigado Senhor por tudo o que a vida me trouxe ao longo deste ano.
Novo Ano- acolher o diferente. E que a paz começa pelo respeito ao diferente.”
]]>
Adriano Retorna à Presidência Mon, 23 Dec 2019 09:43:58 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1135/?adriano-retorna-a-presidencia.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1135/?adriano-retorna-a-presidencia.html Adriano Schneider (PSDB), ao fazer uso da palavra, saudou as famílias homenageadas, Vargas e Schossler, mediante denominação de logradouro público.

Sobre o pronunciamento da procuradora-geral do Município, Schneider explanou sobre as suas colocações enfatizando que há necessidade de provas concretas e não basear-se em boatos.

Parabenizou o Presidente José Carlos Eckert pelo ótimo trabalho que realizou em 2019.

Agradeceu os votos que o elegeram novamente presidente da Câmara afirmando que fará o seu melhor atuando da mesma forma que agiu em 2018, sempre em prol do Município.

Quanto a Moção de Apoio à Emater/Ascar, reforçou o seu apoio alegando que a instituição é imprescindível aos agricultores.

Concluiu seu pronunciamento desejando um Feliz Natal e Feliz Ano Novo aos munícipes.
]]>