RSS Cruzeiro do Sul - RS Notícias de Cruzeiro do Sul/RS Wed, 01 Apr 2020 07:06:02 -0300 Wed, 01 Apr 2020 07:06:02 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://cruzeirodosul.rs.leg.br/rss Câmara de Cruzeiro do Sul Realiza Sessão Extraordinária Virtual Wed, 25 Mar 2020 15:50:22 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1175/?camara-de-cruzeiro-do-sul-realiza-sessao-extraordinaria-virtual.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1175/?camara-de-cruzeiro-do-sul-realiza-sessao-extraordinaria-virtual.html
Com a necessidade de prosseguir com os trabalhos do Poder Legislativo mediante a pandemia, no dia de ontem (24), ocorreu Sessão Extraordinária. A convocação foi feita pelo Presidente da Casa, o vereador Adriano Schneider (PSDB) e, em cumprimento do decreto municipal com o intuito de evitar a circulação de pessoas, a reunião foi realizada por videoconferência na prevenção do contágio do novo Coronavírus (COVID-19).

Na ordem do dia, o Projeto de Lei Nº 187-04/2020 que tem por objetivo proceder ajustes na Lei nº 395-03/2003, que reorganiza o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal. Com as alterações propostas, será possível atender um antigo anseio da categoria em adimplir o valor do Piso Nacional do Magistério aos professores do Quadro do Magistério de Cruzeiro do Sul sendo necessárias adequações no intuito de viabilizar o atendimento desta necessidade.

Os legisladores discutiram o texto por quase duas horas antes da votação e o Projeto foi aprovado por 5 a 3 , tendo em vista que a classe do magistério ficaria sem o reajuste de 4,5% que foi dado aos demais servidores, retroativo a 01/03/2020, e que será pago agora no final do mês.

Diante da pandemia que vive o país, não sendo diferente em Cruzeiro do Sul, os vereadores entenderam ser imprescindível neste momento garantir a remuneração da classe, já que não se sabe quanto tempo vai persistir o isolamento considerando a preocupação com a saúde financeira do Município no futuro próximo, evitando a incapacidade de pagar salários em dia.

A decisão não foi fácil tendo em vista que alguns professores queriam a aprovação para garantir a remuneração e outros solicitavam a não aprovação para posterior ação judicial.

O próximo encontro legislativo será no dia 1º de abril às 18:30 h.


]]>
Projeto do Executivo é Aprovado Pela CCJ Wed, 25 Mar 2020 14:36:36 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1174/?projeto-do-executivo-e-aprovado-pela-ccj.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1174/?projeto-do-executivo-e-aprovado-pela-ccj.html
No dia 24 de março ocorreu a reunião por videoconferência da Comissão de Constituição e Justiça- CCJ com a participação do Presidente da Câmara de Vereadores Adriano Schneider, dos edis: José Carlos Eckert, Anastacia Zart, Jair Klein, João Celso Führ, da assessora jurídica Adriana Schossler, do diretor geral da Casa Legislativa, Alan Bohn, além da participação do secretário de Administração e Finanças Rudi Schneider para esclarecimentos a respeito do texto proposto.

Na ocasião, apreciaram o Projeto de Lei Nº 187-04/2020 que resultou no parecer favorável, de forma unânime, pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa da proposta.
]]>
Câmara de Cruzeiro do Sul Realizará Sessão Extraordinária Virtual Mon, 23 Mar 2020 15:48:18 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1173/?camara-de-cruzeiro-do-sul-realizara-sessao-extraordinaria-virtual.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1173/?camara-de-cruzeiro-do-sul-realizara-sessao-extraordinaria-virtual.html
A Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, na prevenção do contágio do novo Coronavírus (COVID-19), realizou sua última Sessão Ordinária com presença restrita dos vereadores e servidores da Casa além de manter o trabalho interno sem atendimento ao público .

Com a necessidade de prosseguir com os trabalhos do Poder Legislativo, amanhã, dia 24 de março, ocorrerá Sessão Extraordinária. A convocação foi feita pelo Presidente da Casa, o vereador Adriano Schneider (PSDB) e, em cumprimento do decreto municipal com o intuito de evitar a circulação de pessoas, será realizada pela internet através do aplicativo Hangouts Meet. Edis e servidores  vêm realizando reuniões testes para se familiarizar com a ferramenta.

Na ordem do dia, o Projeto Nº 187-04/2020, retido desde 04 de março por definição unânime dos membros da Comissão de Constituição e Justiça- CCJ.

A proposta tem por objetivo proceder ajustes na Lei nº 395-03/2003, que reorganiza o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal.

Com as alterações propostas, será possível atender um antigo anseio da categoria em adimplir o valor do Piso Nacional do Magistério aos professores do Quadro do Magistério de Cruzeiro do Sul sendo necessárias adequações no intuito de viabilizar o atendimento desta necessidade.

A proposta passará pela comissão e após, apreciada pelos edis sendo ambas de forma virtual.
]]>
COMUNICADO Sun, 22 Mar 2020 10:35:14 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1172/?comunicado.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1172/?comunicado.html Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul Mantém Sessão Sem Presença de Público   Thu, 19 Mar 2020 10:08:02 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1171/?camara-de-vereadores-de-cruzeiro-do-sul-mantem-sessao-sem-presenca-de-publico-.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1171/?camara-de-vereadores-de-cruzeiro-do-sul-mantem-sessao-sem-presenca-de-publico-.html
Na última quarta-feira (18), ocorreu a Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul sob a presidência de Adriano Schneider (PSDB).

Visando prevenir a propagação do Coronavírus, a Câmara Municipal adotou medidas como a restrição de atividades com aglomeração de pessoas, restringindo a presença de público na Sessão. Foi permitido a entrada apenas de vereadores e servidores da Casa.

Documentos apresentados pelos Edis:

-INDICAÇÃO Nº 013: o vereador Jair Guerino Klein (Progressistas) indica que a Administração Municipal, através do Setor de Trânsito, implemente uma faixa de segurança na rua Frederico Germano Haenssgen, em frente à empresa Haenssgen no intuito de oferecer mais segurança aos funcionários que precisam atravessar a rua para pegar ônibus ou seus carros no estacionamento.

-INDICAÇÃO Nº 014: Leandro Olbermann (PSDB) solicita que a Administração Municipal, através da Secretaria de Estradas, faça a roçada na estrada que liga a Picada Aurora a Sampaio tendo em vista que a vegetação está dificultando a visibilidade dos motoristas podendo ocasionar acidentes.

-PROPOSIÇÃO Nº 009: o edil Jair Klein reivindica que a Administração Municipal, através do Setor de Trânsito, instale placas de identificação nas ruas do Loteamento Kronbauer, no bairro São Rafael, sendo elas: Rua João de Barro, Rua Beija Flor, Rua 24 de Junho, Rua 06 de Maio e Rua 19 de Agosto. Já que não possui placas de identificação nas referidas ruas, e, há diversas casas em construção, o que, dificulta na entrega de materiais nos endereços.

O autor destacou a expansão do loteamento mencionando que estão sendo construídas atualmente cerca de nove residências afirmando que a ação facilitaria a localização para a entrega de materiais. Acrescentou que é um ato simples e necessário. O texto recebeu parecer favorável de todos os membros.

-PROPOSIÇÃO Nº 010: apresentado por Gustavo Richter (PDT) e aprovado pelos demais, o documento solicita que a Administração Municipal instale uma academia ao ar livre ao lado da quadra de esportes no bairro Passo de Estrela. Justifica-se, tendo em vista que é uma reivindicação dos moradores que buscam um local adequado para a prática de exercícios físicos.

O autor expôs que é um pedido da comunidade alegando que muitos gostariam de praticar exercícios mas não tem condições financeiras de bancar uma academia particular.

-PROPOSIÇÃO Nº 011: Richter ainda reivindicou à Administração Municipal que realize a manutenção na quadra de esportes do bairro Passo de Estrela, substituindo as redes das goleiras e fazendo a pintura da quadra apontando a utilização por parte da comunidade local e, também, dos alunos da EMEF Passo de Estrela, que praticam aulas de educação física no local.

Salientou que é um pedido que realiza há anos destacando a precariedade da quadra e a prioridade no atendimento deste pedido já que alunos do educandário realizam atividades neste ambiente. A Proposição foi aprovada de forma unânime.

-REQUERIMENTO Nº 007: a vereadora Anastacia Zart (PT) reivindica que a Mesa Diretora envie ofício ao DAER – Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem, solicitando a implementação de um redutor de velocidade na RS-130, nas proximidades da Clínica Geriátrica Jô Barth, no intuito de evitar acidentes, haja vista que há um grande fluxo de veículos na rodovia e, muitos motoristas, não respeitam o limite de velocidade.

Anastacia relatou que moradores tem dificuldade em ingressar nas suas residências quando se faz necessário a travessia da rodovia, carecendo parar na pista de rolamento por falta de acostamento. Divulgou que este pedido foi realizado anteriormente ao Daer que não autorizou a instalação de um redutor em frente a geriatria sugerindo que seja implantado metros antes deste ponto. O Requerimento foi aprovado em comum acordo entre os vereadores.

-Pedido de Informações 003: apresentado por João Celso Führ (PDT) e aprovado pelos demais edis, o documento questiona a Administração Municipal sobre a Praça Dona Laura:

               *Qual a empresa está executando a obra de revitalização da Praça Dona Laura?
               *Por qual motivo a obra está paralisada?
               *Há previsão de retorno?
               *Qual a data prevista para a conclusão da obra?
               *Qual valor total da obra e quanto já foi repassado à empresa?

Führ acrescentou que a praça é um local de lazer para muitas famílias cruzeirenses destacando que o objetivo do documento é esclarecer dúvidas dos munícipes.

A próxima reunião ordinária, de acordo com o calendário pré estabelecido, ocorrerá em 01 de abril às 18:30h e restrita ao público em função do coronavírus.

A Câmara Municipal de Vereadores sempre prezou pela participação dos cidadãos e continuará garantindo o acesso de todos aos assuntos discutidos pelo Poder Legislativo pelos meios de comunicação.
]]>
Presidente Divulga Evento no Município em Prol de Lívia Teles Thu, 12 Mar 2020 15:27:13 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1170/?presidente-divulga-evento-no-municipio-em-prol-de-livia-teles.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1170/?presidente-divulga-evento-no-municipio-em-prol-de-livia-teles.html
O Presidente Adriano Schneider (PSDB) expôs sua opinião a respeito da colocação do suplente de vereador Claumir Hahn ao afirmar que os vereadores não fazem “tema de casa”. Schneider externou seu espanto pelos demais colegas não comentarem sobre o assunto questionando se no entendimento de Hahn, realizar o “tema de casa” é sugerir a compra de um veículo de R$ 100.000,00 para ser utilizado raras vezes. Destacou que são nove vereadores e todos trabalham juntos visando um Cruzeiro do Sul melhor.

Referente à RS-130, trecho de Cruzeiro do Sul a Mariante, enfatizou o seu empenho ao longo do tempo em prol da rodovia destacando a necessidade de união de todos os vereadores para mais conquistas.

Sobre a sugestão de instalação de letreiro “Eu amo Cruzeiro do Sul” na entrada da cidade, Adriano justificou que embelezaria o acesso principalmente pela falta de pórtico citando que seria um atrativo a mais em Cruzeiro do Sul.

Externou sua indignação a respeito da praça de pedágio na RSC-453 apontando inúmeros pontos negativos que a praça acarreta ao Município e aos cruzeirenses manifestando-se contra o pedágio.

Sobre o reajuste salarial do Poder Legislativo, Schneider divulgou que não era do seu interesse colocar o Projeto em pauta porém, precisou respeitar a Legislação além dos pedidos de alguns edis. Declarou sua objeção a este Projeto, bem como as correções nos subsídios do Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários.

Concluiu sua exposição solicitando a ajuda de todos em benefício da menina Lívia Teles divulgando e convidando a população para o evento que ocorrerá no Parque Poliesportivo Municipal no dia 05 de abril às 14 h onde todo o valor arrecadado no evento será revertido para ela.
]]>
Gustavo Destaca Gabinete Odontológico Inaugurado no Passo de Estrela Thu, 12 Mar 2020 11:33:53 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1169/?gustavo-destaca-gabinete-odontologico-inaugurado-no-passo-de-estrela.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1169/?gustavo-destaca-gabinete-odontologico-inaugurado-no-passo-de-estrela.html Gustavo Richter (PDT), ao fazer uso do seu espaço, explanou sobre o pedido que apresentou em relação a instalação de câmeras de videomonitoramento no Cemitério Municipal. Lamentou os furtos que ocorreram em diversos cemitérios do Município.

Agradeceu a Administração Municipal pela pintura do quebra-molas em frente à creche do bairro Glucostark e os reparos na João Schardong sendo, em boa parte da via, utilizados restos de asfalto. Registrou que a questão da poeira é um incoveniente antigo mencionando sobre a possibilidade de, em um futuro próximo, realizarem o calçamento neste local. Acrescentou pedidos de roçada na rua João Schardong e na Relindo Dullius.

A respeito da Indicação para a instalação de câmeras de videomonitoramento nas principais vias de acesso ao Município e área central, citou que é um pedido de moradores e de comerciantes para coibir os assaltos. Referente ao ponto de ônibus no entroncamento entre a Rua da Divisa com a Rua Maria Elizabeth Giovanella, alegou que a ação ofertará comodidade aos usuários do transporte público.

Explanou sobre a inauguração do gabinete odontológico na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Passo de Estrela recordando que é uma reivindicação antiga sua apontando a grande importância do feito para a comunidade e ainda, desafogará os atendimentos no posto de saúde do centro.

Comentou sobre a visita que realizou no camping do Sarandi acompanhado do secretário Ubirajara da Silva Marques para verificarem a situação da mortandade de peixes caracterizando a situação como crítica. Divulgou que os responsáveis do Meio Ambiente do Município emitiram uma nota ao órgão responsável mas não obtiveram retorno.

Encerrou seu pronunciamento desejando um feliz Dia Internacional da Mulher pela data comemorada no dia 08 de março.
]]>
João Celso Explana Sobre Documentos Apresentados na Última Sessão Thu, 12 Mar 2020 08:07:36 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1168/?joao-celso-explana-sobre-documentos-apresentados-na-ultima-sessao.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1168/?joao-celso-explana-sobre-documentos-apresentados-na-ultima-sessao.html João Celso Führ (PDT), ao fazer uso da palavra, inicialmente falou sobre os documentos que apresentou na última sessão ordinária. Quanto ao Requerimento solicitando a presença do secretário Ubirajara da Silva Marques, elogiou a iniciativa de arrecadar alimentos na 7º ExpoCruzeiro e Festa do Aipim enfatizando que é fundamental divulgar a quantidade arrecadada bem como seu destino. A respeito do documento reivindicando a presença dos responsáveis pela Agricultura e Meio Ambiente, caracterizou a situação de mortandade dos peixes como preocupante apontando a necessidade de identificar o que está acontecendo, o porquê e quem está provocando tal consequência. Acrescentou que, dispondo da presença do secretário municipal, também poderia ser esclarecido a atual situação após o Município decretar situação de emergência devido à estiagem.

Sobre o Projeto de Lei nº 187 que trata do Plano de Carreira do Magistério Público Municipal, informou que a Comissão de Constituição e Justiça, em comum acordo entre os participantes, baixou a proposta para maiores estudos.

Findou sua explanação proferindo sobre a Proposição reivindicando roçada e limpeza das valetas nas estradas do interior do Município. Alegou que não é o seu intuito interferir no trabalho de ninguém mas apontou que a época é a ideal para realizar tais manutenções antes que se inicie o período de chuvas.





]]>
Anastacia Convida Para Evento em Homenagem ao Dia da Mulher Tue, 10 Mar 2020 11:06:05 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1167/?anastacia-convida-para-evento-em-homenagem-ao-dia-da-mulher.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1167/?anastacia-convida-para-evento-em-homenagem-ao-dia-da-mulher.html A vereadora Anastacia Zart (PT), ao fazer uso do seu espaço na Tribuna Livre, primeiramente falou sobre os documentos apresentados por colegas reivindicando roçadas na zona rural. Afirmou que o interior do Município está esquecido e solicitou providências ao secretário responsável.

Quanto à presença da secretária da Educação em sessão anterior, externou sua admiração a respeito da clareza na sua explanação mencionando que há aspectos que devem ser reajustados citando a questão da aglutinação de turmas. Declarou que não há discussão sobre o assunto sendo as decisões impostas à comunidade.

A respeito da praça de pedágio de Cruzeiro do Sul, registrou a falta de consideração da concessionária com os munícipes desejando que o colega Adriano Schneider tenha sucesso na tentativa de isenção de pedágio aos cruzeirenses.

Referente à prestação de contas da 7º ExpoCruzeiro e Festa do Aipim, a vereadora questionou sobre os números da produtora já que a comissão organizadora prestou satisfação somente do montante disponibilizado pelo Município.

Saudou a secretária da Saúde, Aline Henz, desejando que cuide e administre com carinho a pasta e a saúde da população.

Referente ao Pedido de Informações sobre os servidores de cargo de confiança, colocou que os dados estão disponíveis em sítio eletrônico mas apontou a dificuldade de algumas pessoas no acesso registrando que a Administração poderia fornecer as informações. Evidenciou que está no seu terceiro mandato e jamais se opôs a um Pedido de Informações.

Falou sobre a reunião da comissão que está à frente da RS-130 em busca da continuação na pavimentação asfáltica até Mariante afirmando o empenho dos edis.

Proferiu uma mensagem para o Dia da Mulher comemorado no dia 08 de março:

“Muitas mulheres famosas e muitas outras desconhecidas e esquecidas vieram antes, aplainando o terreno e orientando nossos passos. Neste Dia Internacional da Mulher, vamos comemorar com as mulheres de todos os tempos, de todos os espaços, que contribuíram para reconstruir a história das mulheres na sociedade.

Que saibamos reconhecer as lutas, as conquistas e os sonhos dessas mulheres que precederam nesta jornada irrepetível que é a vida.

Para hoje, e para sempre, gratidão, alegria e esperança de um futuro mais justo, solidário, participativo e afetuoso para mulheres e homens.”

Encerrou seu manifesto repassando o convite da Secretaria Municipal de Saúde para o evento em homenagem ao Dia da Mulher que ocorrerá no dia 16 de março no salão da comunidade católica.
]]>
Vereadores Reúnem-se Em Novo Encontro Thu, 05 Mar 2020 14:31:04 -0300 https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1166/?vereadores-reunem-se-em-novo-encontro.html https://cruzeirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1166/?vereadores-reunem-se-em-novo-encontro.html Na quarta-feira do dia 04 de março do corrente ano ocorreu, a partir das 18:30 h, a Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul sob a presidência de Adriano Schneider (PSDB). Na ocasião foram apreciadas propostas do Poder Legislativo e Executivo:

- PROJETO DE LEI Nº 187: o texto tem por objetivo proceder ajustes na Lei nº 395-03/2003, que reorganiza o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal.

Devido a complexidade, o Projeto foi retido pela Comissão de Constituição e Justiça retornando à pauta no próximo encontro legislativo.

- PROJETO DE LEI Nº 188: concede reajuste nos vencimentos dos Servidores do Município.

O Projeto reajusta a remuneração dos Servidores Públicos de Cruzeiro do Sul, incluindo todos os servidores ativos do Quadro Geral de Efetivos, Cargos em Comissão, inativos e pensionistas em um percentual de 4,5%, com vigência a partir de 1º de março de 2020.

O vereador Jair Klein (Progressistas) manifestou sua posição favorável à proposta apontando a necessidade de reajustar, da mesma forma, o valor do vale-refeição.

O texto foi aprovado de forma unânime.

- PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 001: de iniciativa da Mesa Diretora, a proposta concede reajuste nos vencimentos dos servidores da Câmara de Vereadores no percentual equivalente a 4,5% a partir de 1º de março de 2020. O texto recebeu parecer favorável de todos os membros.

- PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 002: concede reajuste nos subsídios dos Secretários do Município em 4,5%. O Projeto, de iniciativa da Mesa Diretora, foi aprovado com voto contrário do vereador Leandro Olbermann.

- PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 003: concede reajuste anual nos subsídios do Prefeito e Vice-prefeito de 4,5%.

Apresentado pela Mesa Diretora, a proposta foi aprovada com oposição de Leandro Olbermann.

- PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 004: reajusta a remuneração dos Vereadores Municipais de Cruzeiro do Sul no percentual equivalente a 4,5%.

Sugerido pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, o texto foi aprovado com votos contrários dos vereadores Leandro Olbermann e João Celso Führ.

SOLICITAÇÕES DOS EDIS

- INDICAÇÃO Nº 008: Leandro Olbermann (PSDB) indica que, a Administração Municipal, através do Setor de Trânsito, instale placas de sinalização para os motoristas diminuírem a velocidade, em ambos os sentidos, na rua Frederico Germano Haenssgen, nas proximidades da rua Theobaldo João Schneider, no bairro São Gabriel.

Justifica-se, tendo em vista que o local é de difícil visualização para os motoristas. Possui entrada e saída de veículos tanto da rua Theobaldo João Schneider, como de residências próximas, inclusive com entrada e saída de caminhões, o que oferece perigo a quem trafega, principalmente, com motoristas que trafegam em alta velocidade. Assim, para evitarmos acidentes, se faz necessária a sinalização.

- INDICAÇÃO Nº 009: Gustavo Richter (PDT) sugere que a Administração Municipal, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, instale uma parada de ônibus no entroncamento entre a Rua da Divisa com a Rua Maria Elizabeth Giovanella, no bairro Passo de Estrela expondo que é um anseio dos moradores da localidade.

- INDICAÇÃO Nº 010: o vereador Gustavo Richter indica que a Administração Municipal estude a viabilidade de instalar câmeras de videomonitoramento no centro e nas principais entradas e saídas da cidade no intuito de oferecer mais segurança aos munícipes, coibindo as ações dos criminosos e, da mesma forma, ajudar as autoridades a solucionar eventuais crimes, como roubos e furtos.

- INDICAÇÃO Nº 011: o vereador Celso Batista dos Santos (PSDB) sugere que a Administração Municipal, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, instale uma parada de ônibus na RS-130, na entrada que vai em direção à Linha Lotes já que a parada foi destruída e os usuários de transporte público não possuem local adequado para se cobrirem em dias chuvosos ou ensolarados.

- INDICAÇÃO Nº 012: o edil João Celso Führ (PDT) solicita que a Administração Municipal, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e o Setor de Trânsito, recoloque as placas de sinalização no entroncamento das ruas Professor Romeu Aloisio Sieben com a Theobaldo Carlos Puhl. Da mesma forma, proceder com roçada no local.

- PROPOSIÇÃO Nº 006: texto elaborado por Leandro Olbermann e aprovado pelos demais edis, solicita que a Administração Municipal realize a construção de novos banheiros e um refeitório na EMEF São Felipe devido ao aumento de alunos no educandário a fim de oferecer conforto às crianças e tranquilidade aos familiares.

O autor expôs que tais providências são indispensáveis sendo possível constatar tais necessidades mediante visitação realizada por ele ao educandário resultante do aumento no número de alunos e reivindicou urgência na execução de tais obras.

- PROPOSIÇÃO Nº 007: sugere que a Administração Municipal estude a possibilidade de instalar um letreiro com os dizeres “Eu (coração) Cruzeiro do Sul”, no trevo de acesso ao Município.

A sugestão tem o intuito de proporcionar um novo visual à entrada de nossa cidade, bem como, um novo ponto turístico a nossos munícipes e visitantes.

Válido salientar o destaque pelo coração, simbolizando o amor que temos por nossa terra. Sugere-se ainda, que o letreiro seja iluminado, para que durante a noite possa ser visualizado proporcionando ainda mais interação.

O Presidente Adriano Schneider (PSDB) e autor do documento, destacou as constantes imagens que circulam nas redes sociais junto a estes letreiros, em diferentes cidades, promovendo tais Municípios tornando um ponto para fotos e turismo. Destacou que a intenção do documento é embelezar o acesso à cidade já que não temos pórtico de entrada. A Proposição foi aprovada em comum acordo entre os vereadores.

- PROPOSIÇÃO Nº 008: solicita que a Administração Municipal realize a roçada e limpeza das valetas nas estradas do interior do Município tendo em vista que a vegetação está invadindo as estradas salientando que é necessário aproveitar o tempo seco para proceder com o trabalho.

O mentor, João Celso Führ, enfatizou que as dificuldades encontradas nas estradas da zona rural é de conhecimento de todos apontando que nesta época, a vegetação se desenvolve com rapidez. Sugeriu o período seco para a limpeza afirmando que o momento atual é ideal para a realização de tais serviços. O texto recebeu votos favoráveis de todos membros.

- REQUERIMENTO Nº 004: o texto, apresentado por Adriano Schneider e aprovado pelo Plenário, solicita que seja enviado ofício à EGR – Empresa Gaúcha de Rodovias, solicitando a isenção total dos veículos emplacados em Cruzeiro do Sul na praça de pedágio do Município, localizada na RSC-453.

É notório de todos que a situação da rodovia RSC-453 é alarmante, sendo cobrado uma tarifa altíssima e sem nenhum retorno ao usuário. Outrem, diversos munícipes cruzeirenses precisam utilizar o pedágio para ir trabalhar, muitos produtores precisam buscar insumos e escoar sua produção, motoristas profissionais de caminhões e ônibus utilizam a rodovia pagando tarifas exorbitantes e, reforçando, sem nenhum retorno.

As tarifas iniciam de R$ 7,00 para veículos de passeio e utilitários com 2 eixos e até R$ 24,90 para veículos comerciais com 6 ou mais eixos, considerando que o trecho possui cerca de 30 quilômetros entre Lajeado e Venâncio Aires e, se analisarmos o volume de tráfego do mês de setembro de 2019 (o último disponibilizado no sítio digital da EGR), passaram 188.413 (cento e oitenta e oito mil e quatrocentos e treze) veículos durante o referido mês. Um grande fluxo e um montante considerável arrecadado, se contarmos todo o ano, ainda mais, o que, deve propiciar melhorias na rodovia, o que não estamos conseguindo visualizar.

Já realizamos esse pedido anteriormente, contudo, como as condições da rodovia não melhoraram como o esperado, solicito novamente que o quanto antes sejam isentados todos os veículos emplacados em Cruzeiro do Sul.

O autor recordou que já buscou a isenção em outros momentos enfatizando que é o Município que arca com a manutenção do desvio do pedágio registrando que estes trechos são prejudicados pelo tráfego de veículos pesados. Mencionou que a praça está localizada em Cruzeiro do Sul salientando que é o trecho mais precário da rodovia dando ênfase às altas despesas com pedágios dos munícipes que residem na Boa Esperança e redondezas ao deslocarem-se à capital.

- REQUERIMENTO Nº 005: João Celso Führ pediu que a Mesa Diretora envie ofício à Administração Municipal, solicitando a presença do Secretário de Assistência Social e Habitação, Ubirajara da Silva Marques, para esclarecer acerca das doações de alimentos que foram arrecadados durante a 7ª ExpoCruzeiro e Festa do Aipim, bem como o andamento dos trabalhos da Secretaria.

O texto foi aprovado de forma unânime.

- REQUERIMENTO Nº 006: apresentado por João Celso Führ e aprovado pelos demais membros, o documento requer que a Mesa Diretora envie ofício à Administração Municipal, solicitando a presença do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente na Casa para dar as devidas explicações sobre os fatos ocorridos nos arroios São Rafael e Sampaio, acerca da grande mortandade dos peixes.

Se faz necessário, devido as grandes cobranças da comunidade, pois esses arroios possuem extrema importância. Tendo em vista que a maioria dos produtores utilizam essa água para seus animais.

A próxima reunião está agendada para o dia 18 de março na sede do Poder Legislativo de Cruzeiro do Sul.


]]>