Na manhã de 1º de fevereiro, na Casa do Morro, o Poder Legislativo reuniu-se com a Cooperativa Certel para tratar do empreendimento hidrelétrico que será construído em Cruzeiro do Sul, obra que envolverá também os municípios de Lajeado, Bom Retiro e Estrela.

Na oportunidade idealizada pela presidente da Casa Daiani Maria, representantes da Certel apresentaram o projeto da construção de usina de energia na Barragem Eclusa, entre Cruzeiro e Bom Retiro, aos vereadores, prefeito João Dullius, secretários municipais, servidores públicos, e representantes das localidades próximas da obra.

O projeto que ainda não está finalizado, tem a projeção de investimento de R$ 250 milhões, gerará 100 empregos diretos e 150 indiretos, promoverá desenvolvimento social junto à comunidade local e regional, potencialização do turismo regional. Outro ponto importante é a melhoria na logística da ERS-130 sendo destacado pela comitiva que a pavimentação asfáltica da rodovia não está no orçamento do projeto, mas poderá acontecer em parceria com as prefeituras de Venâncio Aires e Cruzeiro do Sul. A empresa ainda enfatizou que o empreendimento terá zero impacto ambiental mantendo inclusive, a cota normal montante de 13 m do Rio Taquari.

O início da obra que acontecerá na RS 130, Km 48,4, em Santarém- Cruzeiro do Sul, está prevista para janeiro/2024, e o término e início de operação previsto para abril/2026. A mesma deve atender 100 mil pessoas e o retorno para o Município pode chegar a R$ 934.867,00.

Data de publicação: 02/02/2023