Proposta foi aprovada de forma unânime.

Sob a coordenação da nova Mesa Diretora, na tarde de ontem (04/01) a vereadora Daiani Maria (MDB) presidiou o encontro extraordinário dos legisladores cruzeirenses que ocorreu de forma virtual em razão do recesso.

Na oportunidade, analisaram o Projeto de Lei Nº 182-03/2023 - Substitutivo que tem por objetivo de ser autorizada a abertura de crédito suplementar no valor de R$ 984.963,00 para o orçamento vigente.

A abertura deste crédito suplementar destina-se a disponibilizar saldo de recursos na dotação da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, no intuito de possibilitar o repasse e a aplicação do valor oriundo do Programa de Eficiência Energética da Companhia CPFL Energia em que o Município foi contemplado.

A aplicação dos recursos tem como objetivo promover a eficientização energética nas instalações de iluminação pública situadas no Município, realizando a substituição de lâmpadas halógenas por lâmpadas de led. Entre os principais benefícios da modernização da iluminação pública, estão: a redução de custos com energia elétrica em favor do Município; a redução dos custos de manutenção dos equipamentos; a disseminação dos conceitos de eficientização energética, considerando que haverá significante redução no desperdício de energia elétrica, gerando economia e possibilitando a realização de novos investimentos para a expansão do sistema elétrico; e a promoção de maior segurança aos munícipes.

Em discussão à matéria, o vereador Isidoro Weschenfelder (Progressistas) destacou que a proposta vem de encontro com as reivindicações de munícipes apontando que a ação promoverá economia e qualidade, considerando um progresso. Já o vereador Demétrios Lorenzini (PL) agradeceu o empenho do Poder Executivo, por intermédio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, expondo que é o segundo ano que buscam esse recurso beneficiando a população.

A vereadora Marni Ledur (MDB) recordou seu pedido ao secretário para que o Município fizesse a inscrição em todos os programas disponibilizados no intuito de promover melhorias na cidade. Agradeceu a Administração pela iniciativa e ressaltou os benefícios do Programa que em 2022 gerou melhorias tanto na estética quanto na segurança. Acrescentou que o projeto contemplará especialmente ruas localizadas na zona rural.

A presidente Daiani Maria (MDB), da mesma forma, parabenizou a Administração Municipal apontando o empenho da Secretaria responsável. Colocou ainda que mesmo em recesso, os edis fizeram-se presentes na reunião demonstrando o comprometido em fazer a diferença na vida das pessoas.

A proposta anteriormente analisada e aprovada pelos membros da Comissão de Constituição e Justiça, recebeu paracer favorável dos vereadores resultando em sua aprovação. Abaixo, mapa e lista de localidades que serão contempladas com o Programa.

Data de publicação: 05/01/2023