Entrega do segundo troféu mulher cidadã..

Com a casa lotada com mais de 80 convidados foi entregue na noite de ontem 07 de março o 2º Troféu Mulher Cidadã foi entregue em Sessão Solene.
O Poder Legislativo de Cruzeiro do Sul, realizou a segunda edição do Troféu Mulher Cidadã. O ato solene ocorreu na noite do dia 07 de março do corrente ano, na semana do dia Internacional da Mulher.
Uma forma de reconhecimento de mulheres que se destacaram e se dedicaram nos mais diversos setores. O Troféu Mulher Cidadã nasceu mediante o Projeto de Lei Nº 005-02/2022, de autoria da Vereadora Daiani Maria (MDB), o qual foi sancionado em 17 de março de 2022, tornando-se a Lei Nº 1.896. Cinco mulheres foram selecionadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) para receber a homenagem.Cada mulher traz em si o dom da transformação e a capacidade de reinventar a história. E cada uma das mulheres homenageadas escreveu sua história em nosso município.

O evento foi marcado por reencontros, conversas e muita alegria, lembranças e recordações. As mulheres homenageadas são a representação de todas as demais mulheres de nosso município. É pelo carinho por nossa terra que elas se empenham a melhorar o mundo ali onde estão. Há uma frase antiga que diz que “muitas pessoas, em muitos lugares, dando pequenos passos, podem mudar a face do mundo”, essas mulheres acreditam nisso. Assim foi marcada a noite desta quinta-feira dia 07 de março na sede do Poder Legislativo.A abertura contou com a saudação da Presidente da Câmara de Vereadores Vanessa de Jesus (PSDB) que enalteceu a importância e a força destas mulheres.A Câmara de Vereadores do Município foi palco e com a casa lotada, foi concedido às senhoras Noidi Maria Frank, Oldi Helena Jantch, Maria Laire Ruchel (In memoriam), Louvani Weiand, Dalila Reckziegel o 2º Troféu Mulher Cidadã. Conheça um pouco da história das homenageadas em nosso site na matéria completa. Confira!

Segue um pouco da história de cada homenageada!

Alma Dalila Reckziegel

     Dalila, como é mais conhecida por todos, é natural da comunidade de São Rafael. Filha de Luis Primórdio e Francisca Dullius. Casou-se aos 21 anos com Ignácio Reckziegel, e passou a residir na comunidade de Boa Esperança, Cruzeiro do Sul. Assim, começou a trabalhar na empresa familiar Reckziegel  e se envolveu no trabalho comunitário juntamente com o esposo.

       O casal gerou 7 filhos: Vicente, Verônica, Tiago e Andréa e devido a dificuldades da medicina na época três acabaram falecendo.

       Perdeu o seu grande amor Ignácio aos 47 anos. Precisou se reconstruir, se recompor para ser o suporte para os seus filhos. Começou a fazer tortas para auxiliar na economia da família, e precisou aprender a dirigir. Dedicou-se a família integralmente, mas sempre foi ativa na comunidade.

O trabalho comunitário, com certeza, foi luz no caminho de Dalila. Encontrou alegria, amorosidade e força, seja entoando os cantos nos cultos e missas, como presidente do apostolada da oração, na organização da Festa Comunitária, na Fressfest, coordenando o Grupo Sou Feliz da 3ª idade ou participando de peças de teatro.

     Aos 80 anos entendeu que era hora de pessoas mais jovens assumirem as lideranças dos grupos onde atuava. Hoje aos 85 anos, ainda participa como membro e apoia as instituições.

     Dalila é um exemplo de força, resiliência e determinação.

 

 

MARIA LAIRE RUSCHEL

Nascida em 29 de abril de 1937, natural de Cruzeiro do Sul, filha de Arlindo Carlos Mallmann e Helena Ely moradora da localidade de São Miguel.

Seus primeiros anos escolares foram na antiga escola da comunidade. Aos 9 anos foi para o internato do colégio Santo Antônio de Estrela onde ficou até concluir o ginasial, na Escola Madre Barbara fez o curso normal (atual magistério), realizando o sonho de ser professora.

Casou-se com José Manoel Ruschel em 7 de maio de 1955, tendo dois filhos: Marilene e Euzébio Fernando.

Em 1959, na Escola Estadual de Itaipava Ramos, de São Miguel, iniciou sua vida profissional e sua atuação de liderança na comunidade. Foi a dedicação a escola, seus alunos e a família, que a tornou querida e admirada por todos. Uma professora preocupada com o futuro de quem por ela passava, não só pelo ato de ensinar, mas também em suas necessidades básicas, pois, muitos deles eram desprovidos de condições financeiras.

Atuava também como leiga na capela São Sebastião Mártir. Foi catequista, responsável pela limpeza e organização da capela, participante na organização das festas da comunidade muitas vezes fazendo enterros, quando o padre local ficava impossibilitado de comparecer.

Organizou um clube de mães, onde confeccionavam roupas para crianças carentes e enxovais de bebês para as famílias que não tinham condições de prover.

Em 1973 tornou se a primeira dama no município de Cruzeiro do Sul, tendo assim  oportunidade de trabalhar com as ações assistenciais de forma mais abrangente. Quanto a escola, continuou atuando na sua querida Itaipava Ramos até 1983. Morando em Cruzeiro do Sul passou a ser catequista nesta comunidade e coordenadora de catequese da Paroquia São Gabriel Arcanjo.

 Em 1993 teve a oportunidade de ser, novamente, a primeira dama nosso município, agora atuando como secretária municipal de Assistência Social. Maria Laire Ruschel dedicou-se a todos que de alguma forma cruzaram seu caminho. Maria Laire Ruchel faleceu dia 16/02/2024 aos 86 anos.  Ela partiu, mas continua sendo exemplo de uma mulher que, a frente do seu tempo fez história, deixando um legado de simplicidade, amor ao próximo, fé, dedicação trabalho e esperança de melhores condições de vida.

Este é um pequeno resumo da sua história com que o COMDIM pode contribuir.

 

Lovani Weiand

Nascida em 16 de junho de 1851, natural de Boa Esperança, filha de Adolfo e Carlota Schneider.

Lovani é uma pessoa muito especial, bem vista por todos da sociedade, começou a trabalhar muitos cedo para ajudar seus pais e irmãos. Sempre lutou muito para alcançar seus objetivos, quando jovem conheceu Silton Érico Weiand que em 23 de fevereiro de 1973 tornou-se seu esposo.

Tiveram duas filhas e, mais tarde, veio um filho de criação. Entre 1983 e 1988 iniciou sua vida política ao lado de seu esposo Silton, eleito vice-prefeito ao lado de Iris Almayer Ranck. Primeira mulher eleita como prefeita do município de Cruzeiro do sul.

Neste período de 6 anos, Lovani assumiu a gestão da Legião Brasileira de Assistência (LBA), do município, assistindo as famílias com maiores dificuldades.

Entre 1989 e 1992 Silton Érico elegeu-se prefeito, e novamente Lovani esteve à frente dos serviços da comunidade trabalhando na Assistência Social, desempenhando muito bem o seu papel de primeira dama do município.

Entre 1997 e 2000, outra vez Silton Èrico Weiand foi eleito para o Poder Executivo de Cruzeiro do Sul. Lovani assumiu, com seu apoio e dedicação, o posto de saúde, sempre preocupada e engajada no seu trabalho, recebeu muitos pedidos para ser candidata a vereadora.

Então, na gestão 2008/2012 foi eleita vereadora, com uma votação expressiva que demonstrava o carisma do povo para com ela. Em janeiro de 2012 assumiu a presidência da Câmara dos Vereadores. Entre 2013 e 2016, novamente, Lovani fez parte dos componentes da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul.

Seguindo os trabalhos no plenário, Lovani também presidiu o Grupo da Terceira Idade, por muitos anos onde não media esforços para poder apresentar um bom Trabalho .

Lovani trabalhou como catequista voluntária por mais de 21 anos, participando de encontros e reuniões, cursos e encontros. Muito dedicada, preparando as crianças para a Primeira Comunhão e a Eucaristia.

Este é um pequeno resumo da sua história com que o COMDIM pode contribuir.

NOIDI MARIA FRANCK

Moradora da localidade de Picada Augusta interior do nosso município, e professora aposentada com uma trajetória de muita dedicação e amor pela educação. Foi a primeira professora da EMEF VINTE E CINCO DE JULHO, na época de 1.º a 4º séries. Morando com os seus pais caminhava quilômetros, até chegar ao seu destino.

Algo que pessoas próximas recordam é que quando se ouvia o canto dos quero-queros, era sinal de que a professora Noidi estava chegando. Ainda assim atalhava vários caminhos passando por propriedades para encurtar o caminho diário, em dias ruis ou dias bons, lá estava ela indo atender e cumprir suas funções.

Além de lecionar, era ela que fazia a merenda escolar, organizava a limpeza das salas e do pátio. Sua participação na comunidade não era só de A a Z em sala de aula. Também foi muito ativa e presente na vida de pessoas.

 Aos domingos pela manhã se deslocava até a escola e organizava seus alunos em fila para juntos rezarem Ave Maria.

Este é um pequeno resumo da sua história com que o COMDIM pode contribuir.

OLDI HELENA JANTSCH

 Nascida em 06/03/1950, mora em Boa Esperança Baixa, casada há 50 com Nelson Francisco Jantch, o casal tem 1 filho e 2 filhas e 5 netos. Trabalha com agricultora familiar, ativista camponesa e ecologista.

Sua trajetória é marcada pela atuação nas lutas camponesas, destacando-se na luta das mulheres rurais por aposentadoria rural, na luta sindical e nas participações políticas, inclusive, partidária, onde ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores no município.

Defensora dos movimentos sociais populares, entre eles o Movimento dos Pequenos Agricultores, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e Movimento das Mulheres Camponesas. Oldi é figura presente nas principais lutas sociais dos camponeses e camponesas nas últimas décadas.

Destaca-se também na defesa da agricultura ecológica das sementes crioulas, da juventude do campo, dos povos indígenas e quilombolas.

Mulher de personalidade forte, com posição firme faz questão de se manifestar e defender suas ideias com muita energia.

Atua na coordenação colegiada da Pastoral da Terra do RS, na coordenação da Pastoral da Terra Diocese de Santa Cruz do Sul e Escola de Jovens Rurais na Ação Social Diocesana de Santa Cruz do Sul, Catequista e Liderança Comunitária.

Este é um pequeno resumo da sua história com que o COMDIM pode contribuir.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 08/03/2024

Créditos: Flávia Weissheimer

Créditos das Fotos: FLAVIA WEISSHEIMER

Compartilhe!