Considerando que junho é o mês dedicado a fortalecer a Campanha de Doação de Sangue, a Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul está lançando no dia de hoje, 1º de junho, seu apoio à Campanha Junho Vermelho, que visa conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.  Um gesto simples que salva até 4 vidas, em apenas uma doação.

Qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos pode doar. Para isso, tem que estar em boa saúde, pesar no mínimo 50kg e estar descansado e bem alimentado. Outras informações prestadas durante a triagem clínica podem ser consideradas para definir se o doador está apto ou não para doar.

O dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2014. A data escolhida é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, um imunologista austríaco de 1868 que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Atualmente, na região, as doações são centralizadas no Hemovale, junto ao Hospital Bruno Born, na área central de Lajeado. Quem quiser participar da campanha e fazer sua doação, deve procurar o Hemovale de segunda à sexta-feira, das 07:30 h às 13h, sem a necessidade de agendamento prévio. Já as doações aos sábados ou em grupos devem ser agendadas pelo telefone, 3748-0442, ou pelo WhatsApp (51) 982080885.

Data de publicação: 01/06/2023