⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A vereadora Marni Ledur (MDB) iniciou sua fala na Tribuna Livre declarando que a Associação Pró-Autismo Balão Azul, durante a explanação da presidente Laura Diel, deu um verdadeiro exemplo de superação, comprometimento e engajamento. Mencionou que abril é o mês dedicado à conscientização do Autismo, sendo imprescindível tratar do tema além desse período. A luta e o acompanhamento das crianças é uma dedicação diária, 24 horas por dia, 7 dias da semana, necessitando de uma atenção especial. Parabenizou a Balão Azul que luta para promover a inclusão dos seus filhos à sociedade.

Sob a mesma temática, comentou a respeito do encontro promovido com a farmacêutica do Município. Na ocasião foram repassadas informações importantes aos vereadores e às famílias dos autistas sobre a disponibilização de medicamentos no Governo do Estado e Município. Atualmente, há cerca de 34 crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Cruzeiro do Sul. Diante da disponibilização da profissional para auxiliar os pais no encaminhamento dos medicamentos através da rede pública, Marni acredita que economizando com as medicações, as famílias poderão proporcionar outras ações que contribuam para o tratamento das crianças.

Citou a visita dos vereadores ao Conselho Tutelar. Atualmente o órgão está em uma sala alugada, com pouca proteção, apontando que invasões e roubos já aconteceram ao local. Entre outras necessidades, as conselheiras reivindicaram a instalação de grades nas portas. A vereadora acredita que seja um investimento de baixo custo sendo viável o atendimento por parte do Executivo Municipal.

Falou a respeito da visita à Apae de Cruzeiro do Sul relatando que a associação está instalada em um prédio antigo, que já passou por melhorias, mas muitas ainda são necessárias. Afirmou que o espaço é tranquilo, característica muito positiva aos autistas. Apontou a necessidade de cercar o espaço para a segurança das crianças e do prédio.

Parabenizou os colegas Daiani Maria (MDB) e Isidoro Weschenfelder (Progressistas) pelos documentos apresentados para promover segurança nas escolas. Reforçou a necessidade de os educandários contarem com cercas em condições de oferecerem, de fato, segurança. Sugeriu a contratação de porteiro, monitor e/ou segurança, enaltecendo a necessidade de avaliar alternativas diante do pânico que estamos vivendo. Destacou que é preciso pensar em mecanismos que dificultem a entrada de pessoas que possam colocar em risco a integridade física dos estudantes e professores. Falou a respeito do Dia da Compaixão, do Amor e da Gratidão, iniciativa promovida nas escolas, registrando que mensagens positivas propagam em uma proporção muito menor se comparada às de pânico. Pediu a atenção dos pais e responsáveis quanto ao fechamento do portão nas escolas, na entrada e saída, certificando-se do travamento.

Solicitou à Administração que promova um projeto para melhorar o acesso à comunidade Picada Aurora proporcionando maior segurança às pessoas que trafegam no entroncamento em direção a Sampaio, próximo ao antigo Salão Ivo Reis. Colocou que há uma espécie de trevo, com intenso movimento de caminhões, ônibus escolares, maquinários agrícolas oferecendo um grande risco.

Encerrou sua fala proferindo a respeito do Programa Câmara Vai Aos Bairros que teve a sua segunda edição no Bairro Glucostark. Concluiu que a ação é válida e muito importante.

Data de publicação: 26/04/2023