O vereador José André Schmitt (Progressistas) iniciou seu discurso agradecendo a presença da secretária de Educação, Cultura e Esportes, Anelise Assmann, que trouxe informações importantes sobre a Educação do Município.

Comentou sobre a Indicação protocolada por ele, em conjunto com os colegas Daiani Maria (MDB) e Celso Batista dos Santos (PSDB), na sessão ordinária de março, a respeito das placas de sinalização com denominação de rua, especialmente no interior do Município. As vias que possuem identificação, o vereador apontou que as placas estão depreciadas, sendo imprescindível substituição ou reforma. Justificou o pedido pelo fato de muitos visitantes terem dificuldade de se localizarem em Cruzeiro do Sul, além da ação facilitar a entrega de mercadorias. Acrescentou que não se trata de investimento de alto custo.

Falou a respeito do Pedido de Informações ao setor responsável solicitando informações sobre o percentual de arrecadação do setor primário do Município no ano de 2022. No documento, Schmitt questionou ainda, o quanto deste valor é revertido aos agricultores através de incentivos. Sabe-se que o setor primário tem forte potencial contribuindo consideravelmente na arrecadação, nesse sentido, o vereador destacou a necessidade de valorizar a categoria. Além dos incentivos já oferecidos em Cruzeiro do Sul, Schmitt acredita que mais opções possam ser oferecidas. Comentou sobre a estiagem que ainda persiste, bem como os prejuízos causados no campo pela seca. Pediu uma atenção maior na manutenção dos acessos às propriedades rurais.

Explanou a respeito do primeiro encontro do Programa Câmara Vai Aos Bairros que foi promovido na Boa Esperança Alta, com a participação das localidades de Linha Nova e 25 de Julho. Registrou o quanto o encontro foi positivo oportunizando aos vereadores escutarem as demandas da comunidade, as quais serão levadas à Administração. “A comunidade se sentiu representada mesmo, foi muito bom”, salientou Schmitt. Parabenizou a todos que participaram, em especial, a Mesa Diretora da Casa Legislativa pela iniciativa e falou sobre o segundo encontro que ocorreu no Bairro Glucostark.

Encerrou sua participação agradecendo o Executivo Municipal pelo patrolamento e colocação de material nas estradas de Linha Sítio, Boa Esperança Alta e Boa Esperança Baixa.

Data de publicação: 13/04/2023