A vereadora Maisa Siebenborn (PDT), ao se pronunciar na Casa Legislativa, explanou a respeito dos documentos que apresentou na última sessão. Inicialmente, falou sobre o pedido ao Daer para a revitalização da ponte sobre o Arroio Sampaio, entre os bairros Glucostark e Bom Fim. Apontou que o guarda-corpo está danificado em razão de um acidente e ressaltou a urgência no conserto por se tratar de um item de segurança. “A acessibilidade é uma das prioridades em uma cidade que prima pela qualidade de vida dos seus moradores”, destacou a vereadora. Preocupada com a segurança dos munícipes, a vereadora pediu ainda uma passarela metálica ao lado da ponte para oferecer segurança e acessibilidade a pedestres e ciclistas. Atualmente as pessoas disputam o espaço com os automóveis, registrando o intenso fluxo de veículos, especialmente de grande porte, gerando perigo iminente. “Nosso município merece a atenção deste departamento do Estado”, rematou Maisa.

A pedido de moradores da Picada Augusta, a vereadora protocolou uma Proposição solicitando à Administração que proceda com a instalação de poste com iluminação e tomada de energia no cemitério da localidade. Colocou que o atendimento do pedido é fundamental para a segurança dos moradores acrescentando que a tomada viabilizará a limpeza dos jazigos.

Em outro pedido de sua autoria, a legisladora pede urgência na manutenção da Rua Adelino Lopes da Silva, quase esquina com a Rua Balduino Mallmann. Reportou que há um grande buraco nesta via que já gerou acidentes, sendo que no lado oposto está abrindo mais um buraco e se, providências não forem tomadas, o trânsito ficará prejudicado.

Quanto ao Pedido de Informações direcionado à Administração a respeito da caixa d’água da Corsan no Bairro Célia, a vereadora expôs a importância de terem conhecimento sobre a data estipulada para a troca do reservatório. Registrou que é do conhecimento de todos que a caixa d’água está provisoriamente em um terreno pertencente à Maçonaria, acrescentando que muito tempo já se passou. Relatou que a Administração disponibilizou um terreno para este fim, mas até o momento, a concessionária não tomou a iniciativa. Pelo fato do reservatório não estar em local adequado, sabe-se que a falta de abastecimento é recorrente no bairro. Aproveitou o ensejo, para solicitar a cópia do contrato entre Corsan e Administração a fim de verificar o quanto a concessionária arrecada versus o quanto é investido em Cruzeiro do Sul. ”Um negócio, para ser bom, tem que beneficiar os dois lados”, afirmou a vereadora.

Agradeceu a comunidade da Boa Esperança e todos que participaram, em 29 de março, do Programa Câmara Vai aos Bairros. O momento foi direcionado a ouvir as necessidades daquela localidade e imediações. Apontou a boa recepção e espera que a Administração atenda as reivindicações apresentadas na oportunidade.

Parabenizou a Secretaria da Saúde e Saneamento pela realização da Conferência Municipal de Saúde cuja temática proposta foi “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia. Amanhã vai ser outro dia!” Palestras foram promovidas, além de debates sobre importantes assuntos como Atenção Básica, Saúde Mental, Média e Alta Complexidade; Controle Social; Vigilância em Saúde e Financiamento. Duas munícipes foram selecionadas para levar os temas para a Conferência Estadual.

Solicitou o envio de felicitações a José Scorsatto por assumir a presidência da FGTAS- Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social. A fundação é responsável pelas políticas públicas de geração de emprego e renda e qualificação profissional no Estado. Concluiu seu pronunciamento desejando sucesso ao morador do Vale do Taquari afirmando que certamente haverá o empenho por parte de Scorsatto, parabenizando-o.

Data de publicação: 11/04/2023