⠀⠀⠀⠀

A presidente da Casa, Daiani Maria (MDB), durante seu pronunciamento, falou a respeito da conversa promovida entre professores e Legislativo, no intervalo da sessão ordinária de 15 de março. Um grupo de professores da rede municipal de ensino, acompanhado da assessoria jurídica, fizeram-se presentes na Câmara Municipal onde os vereadores consideraram oportuno dar espaço para que a categoria apresentasse suas reivindicações, especialmente, referente a um protocolo registrado no Executivo e que os vereadores não tinham conhecimento. Declarou que os vereadores darão uma atenção especial a projetos relacionados à Educação a fim de escutar a classe para que o que está sendo aprovado seja, de fato, o esperado, o previsto em lei. Segundo a Administração, a reposição salarial e o piso nacional serão pagos e o Projeto de Lei que tratará do assunto entrará na Casa, na próxima sessão ordinária. Declarou que os vereadores cobrarão sobre o Projeto, como também, levarão as reivindicações da categoria ao Executivo Municipal. Divulgou que em breve será promovida uma reunião com a secretária da Educação, Prefeito, Vice-Prefeito e demais envolvidos. Destacou que a Câmara de Vereadores está sempre aberta para manifestações.

Relatou que em 06 de março receberam, Marni Ledur (MDB) e ela, a assessoria do deputado federal Márcio Biolchi. Tendo conhecimento da reivindicação antiga da comunidade sobre a construção de calçada de passeio na Rua Frederico Germano Haenssgen, obra a qual teve seu início e que, com o encaminhamento de emenda impositiva de Biolchi no valor de R$ 250 mil, darão continuidade ao projeto. Externou sua gratidão destacando a necessidade do comprometimento dos agentes políticos para com a comunidade. “E hoje eu tenho gratidão por eu realmente ter elegido o deputado Márcio porque ele tem demonstrado comprometimento com Cruzeiro do Sul, e nós, enquanto vereadoras, comprometimento para com os nossos munícipes”, enfatizou Daiani.

Explanou sobre a emoção e a alegria durante a Sessão Solene de entrega do 1º Troféu Mulher Cidadã. Enfatizou a necessidade de homenagear as pessoas em vida e o quanto foi rico os pronunciamentos das homenageadas, suas histórias de vida. Olhar para o próximo, fazer o bem, comprometimento, atender bem, gratidão foram alguns dos ensinamentos proporcionados por elas, lições para a vida.

Referente ao documento protocolado pelos colegas Celso dos Santos, José André Schmitt e por ela, que trata da instalação de placas de sinalização, Daiani esclareceu que o documento foi elaborado em conjunto pelo fato deles terem entrado com o mesmo pedido na Casa de forma individual. Julga que a coincidência significa que esse quesito está deixando a desejar. Apontou que há placas apagadas, caídas, e muitas ruas não identificadas. As placas, além de homenagear o familiar, é um item essencial para a realização de entregas de produtos, como também para a localização de visitantes. Sugeriu que um levantamento seja feito para que todas as demandas nesse sentido sejam atendidas mediante uma força-tarefa, levando em conta de que executar o trabalho de forma gradual, acaba, muitas vezes, não atingindo resultados esperados.

Falou sobre o evento Talk-Show Mulheres em Ação promovido pelo Executivo Municipal que contou com a participação de empreendedoras cruzeirenses: Vera Beatriz Dullius; Luciane Henz Hining; Márcia Burghardt e Manuela Teixeira. Mencionou ainda a Conferência da Saúde que ocorreu em 21 de março, apontando que era um momento de construção, uma oportunidade de debater assuntos relacionados à saúde do Município, momento de falar e apresentar reivindicações.

Encerrou seu discurso divulgando que no dia 29 de março acontecerá a 1º edição do Programa Câmara Vai Aos Bairros, de autoria da Mesa Diretora. Os vereadores receberão os munícipes da Boa Esperança, 25 de Julho e Linha Nova na Comunidade da Boa Esperança Alta, às 18:30 h. “Nós estaremos dando expediente no bairro e queremos que você munícipe, traga a sua demanda”, rematou a presidente afirmando que os pedidos coletados no evento serão encaminhados à Administração Municipal no intuito de melhorar a comunidade.

Data de publicação: 23/03/2023