Ao se pronunciar na Casa Legislativa, a vereadora Maisa Siebenborn (PDT) divulgou que, segundo o Executivo Municipal, será protocolado para a próxima sessão ordinária, um Projeto de Lei com a equiparação do salário do Município com o piso nacional dos professores. Externou sua solidariedade à categoria salientando a importância destes profissionais e manifestou seu apoio.

Quanto ao seu pedido para a realização de uma força-tarefa no morro do Bairro Glucostark, a vereadora apontou que é necessário recolher entulhos e lixo verde, executar roçadas e limpeza de bueiros, concluir a calçada de passeio, entre outras melhorias necessárias. Registrou ainda, o buraco existente com cerca de um metro de profundidade, coberto por vegetação, mostrando-se uma armadilha para a população. Registrou o recente acidente com um menino neste buraco.

Explanou a respeito do Requerimento, de sua autoria, onde reivindica  à RGE, a substituição de dois postes de luz na Rua Júlio de Castilhos. Apontou que um poste está podre e inclinado, aparentando estar sendo segurado apenas pela fiação. Diante da constatação de dois postes de madeira nessa via, a vereadora sugeriu a substituição de ambos. Ressaltou que o poste está inclinado em direção a uma residência pedindo urgência no intuito de evitar uma tragédia, mencionando ainda o intenso fluxo de estudantes em razão da proximidade com a Escola João de Deus.

A respeito de seu pedido para a colocação de iluminação na ponte sobre o Arroio Sampaio, entre o Bairro Glucostark e Bom Fim, Maisa destacou que a ação é de extrema importância por se tratar de segurança.

Solicitou a instalação de uma câmera de videomonitoramento na RS 130, próximo à ponte do Arroio Castelhano, em Santarém. Enfatizou que o local é um dos acessos ao Município e já foi utilizado para desova de corpos.

Explanou sobre a sessão solene de entrega do 1º Troféu Mulher Cidadã de Cruzeiro do Sul, no Dia Internacional da Mulher, em 08 de março. Uma forma de reconhecimento de mulheres que se destacaram nos mais diversos setores, onde homenagearam: Clara Duarte, Iris Ranck e Edith Durayski Bottega. Comentou sobre seu contato com as homenageadas, bem como vivências, concluindo que seus conhecimentos, amor e bondade, muito contribuíram para o desenvolvimento de Cruzeiro do Sul, cada uma em seu segmento. Enfatizou que certamente essas mulheres abriram caminhos.

Findou sua fala afirmando que o Dia Internacional da Mulher representa a busca por igualdade. “Não queremos ser nem mais, e nem menos. Queremos, lutamos e buscamos a igualdade”, rematou Maisa colocando sobre as diferentes lutas enfrentadas pelas mulheres como, por exemplo, o assédio sexual e o feminicídio.

Data de publicação: 20/03/2023