⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A presidente da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, Daiani Maria (MDB), ao fazer uso da palavra iniciou seu discurso agradecendo os colegas pela aprovação do Projeto de Lei do Legislativo Nº 002, de sua autoria, que presta homenagem a Iára Jacqueline Fischer Müller (in memorian) mediante denominação de rua. De forma especial, agradeceu a família da homenageada que a contatou dando a ela, oportunidade de apresentar o Projeto na Casa. Destacou as falas dos colegas ao reportarem boas lembranças de Iára concluindo que a homenagem é merecida.

Sobre seu pedido para a disponibilização de chimarrita nas dependências da Casa do Morro e na Praça Dona Laura, a autora comentou que a sugestão já foi protocolada por ela em 2022 julgando algo importante, necessário e viável. Nesse sentido, registrou que parcerias ocorreram entre a Cooperativa Sicredi e outros Municípios apontando que a Sicredi é uma grande parceira do Município, em especial dos agricultores, e que certamente colaborará também nessa iniciativa sendo necessária uma conversa inicial entre as partes.

A respeito da instituição do Programa Farmácia Solidária, Daiani esclareceu que protocolou o pedido em forma de Proposição no intuito de oportunizar à Administração Municipal colocar em execução este projeto em 2023. Caso contrário, afirmou que reapresentará a matéria em forma de Projeto de Lei em 2024 para que o mesmo seja concretizado. Registrou a quantidade expressiva de medicamentos que temos armazenados em casa sem, muitas vezes, saber qual destino dar aos fármacos e, com a proposta, a intermediação entre doador e receptor será facilmente promovida. Destacou que o Programa beneficiará a todos, tanto a Administração que fará uma política pública de prevenção, como a população que receberá o medicamento de forma gratuita.

Explanou a respeito do evento que ocorreu no último sábado (04/03), na Casa do Morro, com a posse da nova diretoria da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari- AVAT, declarando que ela teve a honra de ser a primeira presidente mulher da entidade em 35 anos. Além da posse da nova diretoria, na oportunidade, foi oferecida a palestra para tratar da estiagem com um palestrante renomado, com doutorado e especializado em solo, onde foram apresentadas formas de amenizar estiagens futuras. O encontro contou com a presença de vereadores de diferentes Municípios, viabilizando a troca de experiências.

A presidente falou a respeito da Sessão Solene, promovida em 08 de março, em cumprimento à Lei Municipal Nº 1.896, com o objetivo de homenagear três mulheres indicadas pelo Legislativo. Na solenidade, foram homenageadas Clara Duarte, Edith Bottega e a ex-prefeita Iris Ranck, mulheres premiadas pela contribuição que deram para o desenvolvimento de Cruzeiro do Sul. Relatou o contato com as homenageadas relatando o quanto foi prazeroso e rico o tempo que passou com elas.

Quanto à obra para a construção da rótula de acesso em São Rafael, a legisladora recordou que em visita a Cruzeiro do Sul, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado prometeu a execução da obra, mas sem evolução, Daiani relatou sua frustração e decepção. Agora, diante da divulgação da colega Marni sobre a obra que contemplará, especialmente, os moradores de São Rafael, a presidente comemorou agradecendo a colega pela informação.

Encerrou seu discurso lamentando a grande perda política que o Vale do Taquari sofreu com o falecimento de Carmen Regina Pereira Cardoso. Recordou que Carmem foi a primeira vereadora, a primeira presidente da Câmara de Vereadores e a primeira prefeita do Município de Lajeado. “A contribuição política da Carmem foi além dos mandatos”, rematou Daiani recordando a participação de Carmem no evento promovido pela Avat Mulher em 2022.

Data de publicação: 09/03/2023