⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A vereadora Maisa Siebenborn (PDT), ao se pronunciar na Tribuna Livre, falou a respeito do Anteprojeto de Lei de sua autoria para que a Administração implante o Banco de Materiais de Construção no Município. A proposta tem por finalidade contribuir mediante repasse de materiais de construção para famílias que passam por situação de emergência ou precária de habitação, proporcionando condições de moradia digna. Com a proposta, Cruzeiro do Sul terá um local destinado ao reaproveitamento dos materiais que até então, eram considerados inúteis pelos seus proprietários, e representará às famílias beneficiadas, a oportunidade de melhorar as condições físicas de sua moradia. A sugestão pretende garantir ações de políticas de enfrentamento à instabilidade habitacional propiciando uma melhor qualidade de vida às famílias. Os itens arrecadados deverão estar em condições de reaproveitamento, podendo as doações virem de pessoas físicas ou empresas.

Enfatizou que o Anteprojeto de Lei tem por objetivo: a redução do descarte de resíduos da construção civil de maneira inadequada, a questão ecológica, além de viabilizar melhores condições de moradia. Apontou que há um volume expressivo de descarte destes materiais tendo, por um lado, famílias que necessitam destes materiais, do outro, pessoas desperdiçando tais itens.

Sobre a Proposição de sua autoria a respeito das bocas de lobo, Maisa registrou que as mesmas devem estar em condições de executarem sua função, propiciando segurança e bem-estar aos munícipes. Enfatizou a urgência na inspeção das bocas de lobo de todas as ruas do centro e bairros de Cruzeiro do Sul.

Quanto à reivindicação por melhorias nas ruas do morro do Bairro Vila Rosa e Glucostark, mais precisamente na Rua da Pedreira e na Travessa Silvestre Siebenborn, a vereadora expôs que é fundamental que as vias públicas estejam em boas condições a fim de permitir o correto fluxo de veículos, caso contrário, o deslocamento das pessoas é prejudicado gerando transtorno e, até mesmo, entrave ao desenvolvimento do bairro, acrescentando ainda os riscos à integridade física das pessoas e os prejuízos causado aos motoristas pelos danos aos veículos. Pediu que seja realizado urgentemente o alargamento dessas vias, roçadas, recolhimento de entulhos, limpeza e manutenção dos bueiros.

Parabenizou a família de Iára Jacqueline Fischer Müller (in memorian) pela homenagem recebida mediante denominação de logradouro público, no Bairro Passo de Estrela. Caracterizou como justa a homenagem relatando um pouco do seu convívio com Iára.

Mencionou a passagem do Dia Internacional da Mulher, data para celebrar as conquistas das mulheres provenientes dos mais diversos contextos. “Um dia que todos devemos refletir sobre o progresso à nível de direitos humanos e honrar a coragem e determinação das mulheres que ajudaram e continuam ajudando a redefinir a história”, destacou a legisladora. Colocou ainda que é um dia de lembrar que ainda há muitos problemas a serem resolvidos como a violência contra a mulher, feminicídio e diferença social. Encerrou sua explanação agradecendo as mulheres que a antecederam e construíram um caminho com mais liberdade e autonomia desejando que no futuro próximo as mulheres possam ser mais livres, respeitadas e reconhecidas.

Data de publicação: 09/03/2023