Ao fazer uso da palavra, o vereador José André Schmitt (Progressistas) falou sobre o pedido apresentado por ele em fevereiro, solicitando que a Administração Municipal proceda com o reparo da cabeceira do pontilhão sobre o Arroio Jaó, em Linha Sítio. Danificada há mais de seis anos em razão de uma forte enxurrada, registrou que é a terceira vez que o pedido é apresentado. Esclareceu que a solicitação se dá pelo estreitamento da estrada o qual oferece risco constante aos motoristas, apontando o fluxo diário de ônibus e caminhões pelo local. Acrescentou que o conserto não exige grande investimento e pediu urgência. Salientou que há pequenas demandas no Município, especialmente na zona rural, que poderiam receber a atenção do Executivo Municipal.

A respeito da Indicação reivindicando manutenção na estrada em Linha Sítio, trecho entre o ginásio e Lagoa Crispim, o autor destacou a precariedade da via. Julga que após as recentes chuvas, a Administração poderia direcionar atenção às estradas enfatizando que a situação se agravará com a chegada do inverno caso nenhuma providência seja tomada.

Explanou sobre o Requerimento solicitando que a Mesa Diretora acione a RGE para que proceda com a poda e a substituição de postes de madeiras, por de concreto, na rede de luz entre a Escola São Felipe e Escola João Rambo, em Linha Sítio. Apontou que há muitos galhos sobre a rede e, com o vento, a comunidade local é prejudicada com a interrupção do fornecimento de energia elétrica. O legislador destacou os inúmeros pedidos já protocolados junto à empresa, mas sem sucesso. Apontou que os produtores de leite são os maiores afetados. Acredita que com o posicionamento da Câmara de Vereadores, uma atenção maior será direcionada por parte da empresa.

Agradeceu à Administração por atender seu pedido mediante a instalação de câmeras de videomonitoramento no interior do município, contemplando três pontos indicados pelo legislador: Boa Esperança Alta, Boa Esperança Baixa e Linha Sítio. Enfatizou que o sistema oferece maior segurança aos munícipes, sendo esse um direito. “Investimento em segurança sempre é válido”, destacou Schmitt.

Agradeceu o senador Luis Carlos Heinze pela destinação de mais R$ 75 mil ao Hospital São Gabriel Arcanjo a fim de aprimorar o atendimento prestado à população cruzeirense.

Agradeceu ao Executivo Municipal, bem como a empresa responsável, pela conclusão da pintura e da pavimentação asfáltica em Linha Sítio, restando apenas a obra referente ao acostamento. Finalizou sua participação parabenizando a família de Iára Jacqueline Fischer Müller (in memorian) pela merecida, justa e bonita homenagem mediante Projeto de Lei para denominação de rua.

Data de publicação: 07/03/2023