⠀⠀⠀⠀

A presidente Daiani Maria (MDB), ao se pronunciar na Casa Legislativa na última sessão ordinária, recordou que em 2022, a vereadora Marni Ledur e ela, estiveram na Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, para se inteirarem a respeito do Programa Melhores Amigos. Comentou que em 15 de fevereiro recebeu um ofício tratando do convênio firmado entre o Município de Cruzeiro do Sul e Estado, visando a esterilização de cães e gatos no âmbito do Programa Melhores Amigos. Cruzeiro do Sul recebeu o valor de R$ 30 mil e com contrapartida de R$ 12 mil, em breve, colocarão em prática o plano de trabalho para a esterilização de cães e gatos. Acredita que inicialmente famílias de baixa renda serão contempladas registrando que o programa está em estruturação. Externou sua satisfação pelo que considerou um avanço em uma causa tão importante e recorrente na Casa. Parabenizou a Secretaria responsável.

Explanou a respeito do Projeto Dia 20 Eu Sou Mais Gaúcho, projeto desenvolvido de forma independente pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Domingos Cíceri Filho, localizada no Bairro Zwirtes. A presidente declarou que o projeto está em evidência no Estado e concorreu ao Prêmio Exemplo de Gaúcho 2022, premiação proposta pelo Repórter Farroupilha, Giovani Grizotti. “São as iniciativas que contribuem para o crescimento e difusão da cultura gaúcha”, destacou a presidente declarando que é um orgulho a participação da escola em uma disputa estadual. Comentou ainda que há cidades interessadas no projeto afirmando que este ano o programa será disseminado em outras escolas do município. Elogiou a dedicação dos professores, familiares e alunos.

Falou sobre o encontro Skate em Chamas, promovido pela Igreja IPAB, ocorrido no Parque Poliesportivo. Momento de conversa que, entre os assuntos, a questão das drogas foi abordada. Em contato com a presidente, o pastor a questionou sobre ações que o Município possui em relação ao assunto e pediu apoio da Administração Municipal e do Poder Legislativo. Daiani comentou que Cruzeiro do Sul conta com o Proerd, porém o Programa trata do assunto com crianças menores, questionando quais ações são voltadas à adolescência? Acredita que tentar minimizar tal problema também é uma questão que deve ser tratada pelos vereadores. Elogiou a iniciativa do evento que foi aberto ao público em geral.

Citando a estiagem que assola Cruzeiro do Sul, agradeceu a equipe da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em especial ao secretário responsável, José Paulo Mallmann, pelo atendimento de pedidos oriundos de diversos agricultores.

Parabenizou o cruzeirense Pedro Henrique Schossler pela conquista do prêmio máximo da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Estudante do IFSul, Pedro participou pela segunda vez da disputa alcançando agora o seu objetivo. Destacou a importância de incentivar os jovens e terem um cruzeirense representando a cidade conquistando a medalha de ouro.

Diante da colocação do colega Isidoro Weschenfelder (Progressistas) para que todos os vereadores sejam convidados para as reuniões com as comunidades sobre as pavimentações, Daiani declarou que seu pedido será levado à Administração. Acredita que o cronograma de pavimentação seja algo pré-estabelecido registrando que mesmo os vereadores indicando locais específicos para tal melhoria, trata-se de uma questão de gestão. Apontou que reuniões sobre REURB foram promovidas, que ela gostaria de ter participado, mas que também não foi convidada. Na oportunidade, a presidente aproveitou o ensejo para solicitar a participação dos colegas legisladores em audiências públicas promovidas na Câmara de Vereadores pela importância dos assuntos debatidos. “Essas são ações que talvez não dão tanta mídia, mas elas são de suma importância”, rematou a presidente acrescentando que é preciso estar presente nesses eventos para entender as ações realizadas pelo Executivo dando a oportunidade aos legisladores de opinarem e cobrarem a respeito.

Data de publicação: 23/02/2023