⠀⠀⠀⠀

Ao fazer uso da palavra, o vereador Isidoro Weschenfelder (Progressistas) iniciou sua fala explanando a respeito do pedido referente às lixeiras. No documento, ele sugere a aquisição de cem lixeiras, investimento de cerca de R$ 185 mil, que corresponde a R$ 0,32 para cada R$ 100 reais arrecadados pelo Município concluindo que é um valor irrisório para um problema que assola os munícipes há tempo. Comentou a respeito da possibilidade de recolher os resíduos com maior frequência no interior da cidade, mas acredita que disponibilizando mais lixeiras não haverá tal necessidade. Salientou que diante da cobrança da população a respeito, é essencial tomar alguma iniciativa.

Recordou que as lixeiras já possuem dez anos de uso sendo normal sua deterioração, acrescentando que a manutenção tem alto custo. Ressaltou ainda que desde a aquisição, houve um aumento no número de habitantes e novas ruas surgiram, consequentemente, aumentando a quantia de lixo, sendo a quantidade adquirida viável para a época, mas atualmente, insuficiente para atender a demanda.

Segundo pesquisa realizada em 2021, cada brasileiro produz cerca de 380 kg de lixo anualmente. Registrou que os principais impactos do número insuficiente de lixeiras são a proliferação de animais, mau cheiro, entupimento de bueiros, doenças, entre outros.

Quanto ao seu pedido para a realização de manutenções na Rua Alvisio Oliverio Mallmann, colocou que é um pedido antigo da comunidade resultante da vegetação alta, buracos na via, inexistência de valetas, falta de iluminação pública, entre outros. Quanto a sua reivindicação direcionada à Rua C, Weschenfelder relatou que está ocorrendo o acúmulo de água pluvial e, em razão dos bueiros estarem localizados no lado contrário, moradores tem suas residências invadidas pela água.

Diante de rumores a respeito da possibilidade de pavimentar parte da Rua D, localizada no Bairro
Jardim dos Ventos, expôs o questionamento de moradores sobre a veridicidade e quanto à possibilidade de promover uma reunião entre moradores e Administração acrescentando que eles têm interesse em contribuir financeiramente para que a obra aconteça.

Aproveitou o ensejo para registrar a pavimentação que beneficiará as comunidades de Linha Nova e Cascata. Solicitou que os vereadores sejam convidados para as reuniões entre Executivo e população para tratar de pavimentações quando ocorrerem no intuito de oportunizar aos legisladores a inteiração dos fatos, bem como indicar locais específicos que necessitam desse avanço. Parabenizou o Executivo Municipal pelas obras.

Com a notícia circulando nas mídias sobre a recente desova de corpo na rua entre a RS-130 e RSC-453, nas proximidades do Estádio Alviazul, situação recorrente, o vereador solicitou a instalação de câmeras de videomonitoramento nesse local. Encerrou sua participação pedindo urgência no atendimento de seu pedido julgando que oferecer segurança à população é um ponto crucial.

Data de publicação: 23/02/2023