A vereadora Maisa Siebenborn (PDT) ao fazer uso da palavra, inicialmente desejou sucesso à nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de 2023, bem como à presidente, tanto na Câmara como à frente da AVAT.

Explanou a respeito do Anteprojeto de Lei, de sua autoria, sugerindo a instituição do Cartão Material Escolar para viabilizar a aquisição dos itens escolares através do cartão magnético para estudantes da rede municipal de ensino de Cruzeiro do Sul. Através desse modelo de aquisição, a Administração estará isenta de realizar as compras dos materiais por meio de processo licitatório, onde muitas vezes, empresas de outros municípios são beneficiadas deixando de fortalecer o comércio cruzeirense. Destacou que ao estimular o comércio local, mais investimentos ocorrerão na cidade. Enfatizou que é uma alternativa para garantir de forma igualitária que todos os estudantes de Cruzeiro do Sul tenham acesso aos materiais escolares sentindo-se valorizados e estimulados aos estudos.

Julga que a implantação dará aos alunos a liberdade quanto à escolha de compra do seu próprio material e estimulará a economia local gerando mais empregos. Considerando que a educação é base da formação humana, responsável pela expansão da mente que resulta em melhores condições sociais e financeiras, concluiu que o recurso financeiro aplicado em educação deve ser sempre considerado um investimento, nunca uma despesa. “Todo administrador que quer o melhor para o seu povo, deve investir em educação”, destacou a vereadora acrescentando que isso impactará em mais qualidade de vida.

Desejou que 2023 seja um ano de muitas realizações para o Município e munícipes afirmando que a população merece e espera um ambiente agradável, problemas sanados e o fortalecimento do sentimento de orgulho em ser cruzeirense.

Refirmou que a função do Poder Público é melhorar a vida das pessoas e, nesse sentido, solicitou que a Administração dê uma atenção especial para o quesito lixo. Comentou sobre inúmeras reclamações por parte da população recordando que em 2022, diversos documentos foram apresentados pelos vereadores a fim de melhorar o serviço prestado. Caminhão estragado foi uma das alegações para justificar a deficiência do serviço, apontando que a empresa deve estar preparada para situações como essa. Sabe-se que os caminhões podem estragar, mas a prestação do serviço de recolhimento não pode parar. Sugeriu que no processo licitatório seja exigido que a empresa tenha condições de atender a demanda e, caso não esteja cumprindo com seu papel de forma satisfatória, que seja penalizada. Destacou que o lixo é uma questão séria e que merece atenção especial já que interfere na vida de todos quando não há a destinação correta.

Solicitou a substituição de lâmpadas queimadas no interior do município reivindicando que os reparos sejam executados com maior rapidez por se tratar de segurança. Recordou o Anteprojeto de Lei que apresentou em 2022 pedindo que o Município disponibilizasse local adequado no site da Prefeitura para que a população pudesse protocolar pedidos de reparos na iluminação pública, com fornecimento de número de protocolo, para que os cidadãos pudessem acompanhar o trâmite, mas até o momento, sua solicitação não foi atendida e a população não foi contemplada com essa alternativa. Julga a implantação no site algo simples e que renderiam muitos benefícios, como o da transparência. Reforçou o pedido à Administração solicitando urgência.

Declarou que a construção da hidrelétrica é um assunto antigo e esperado, e que em agosto de 2022, a Certel anunciou a obra. Diretores da Cooperativa Certel estiveram na Casa do Morro para a apresentação do projeto de construção e esclarecer dúvidas a respeito. O investimento de R$ 250 milhões, com início das obras de construção previsto para 2024, gerará 100 empregos, com um incremento em torno de R$ 40 milhões no ICMS a partir de 2026, gerará cerca de R$ 400 mil de retorno em 2028, podendo chegar a R$ 900 mil em 2029. Destacou que são notícias maravilhosas para a população. Enfatizou que o foco agora é lutar para a pavimentação asfáltica da ERS-130 considerando que um investimento dessa grandiosidade merece que o Estado e o Município também contribuam, pavimentando essa importante rodovia, há anos aguardada pela população. Afirmou que o Município se colocou à disposição para esse grande projeto solicitando que a Administração disponibilize transporte diário para as localidades de Linha Lotes, Maravalha, Santarém e São Miguel para que os moradores dessas comunidades possam trabalhar tanto na hidrelétrica, como no centro da cidade, já que hoje o transporte público acontece apenas duas vezes por semana.

Concluiu sua exposição desejando que em 2023 seja um ano de muitas coisas boas e de crescimento para todos.

Data de publicação: 09/02/2023