O vereador Isidoro Weschenfelder (Progressistas), em seu pronunciamento, inicialmente desejou um ano de sucesso à nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. Registrou que os vereadores são elo entre comunidade e Poder Executivo sendo fundamental um Legislativo forte e unido. Colocou ainda que o fato da presidente Daiani Maria (MDB) ser a primeira presidente mulher da AVAT é algo que lhe orgulha desejando sucesso à Daiani que representará o Vale do Taquari pelo Estado.

Explanou a respeito do Projeto de Lei de sua autoria referente ao “Dezembro Verde – Não Ao Abandono De Animais". Destacou que se trata de uma proposta de conscientização para o término dos maus tratos e abandono de animais. Recordou que inúmeras vezes sugestões direcionadas à causa animal foram apresentadas na Casa, sendo discutido, inclusive, a viabilização de castração e de Cruzeiro do Sul possuir um centro que receba os animais abandonados. Afirmou que o problema está presente em todos os bairros destacando ainda que a questão atinge também a saúde da população considerando que o animal doente poderá transmitir a enfermidade para as pessoas. Como caminho, sugere que a conscientização seja trabalhada nas escolas, através de palestras, e com a comunidade, através de folders. Enfatizou que o intuito de trabalhar a conscientização é que futuramente se tenha outra realidade em prol dos animais. Acrescentou que a Lei do Dezembro Verde foi implantada pela Câmara de Deputados Federais, sancionada na Assembleia Legislativa de São Paulo, bem como na cidade de Lajeado.

Falou sobre a reunião promovida entre vereadores e representantes da Cooperativa Certel sobre a construção da hidrelétrica em Cruzeiro do Sul. Declarou que além do retorno financeiro ao Município, a obra gerará cem empregos diretos e cento e cinquenta indiretos tendo os cruzeirenses prioridade nas vagas, quanto à compra de materiais para a construção, os empreendimentos de Cruzeiro do Sul terão a preferência. Enfatizou ainda que a obra não causará nenhum impacto ambiental.

Já um ponto negativo percebido durante a apresentação do projeto de construção, é que a ERS-130 não receberá pavimentação asfáltica. Mas entende que uma obra dessa magnitude, trará inúmeros benefícios. Weschenfelder colocou o Poder Legislativo à disposição para qualquer dúvida que a população tenha a respeito do projeto.

Proferiu sobre o pedido que apresentou juntamente com o colega José André Schmitt (Progressistas) solicitando um redutor de velocidade no Bom Fim. Esclareceu que a reivindicação é um pedido importante para os moradores e se justifica em razão do intenso fluxo de caminhões que gera poeira e riscos. Agradeceu o vice-prefeito que já esteve no local avaliando tal possiblidade.

Solicitou a reinstalação do redutor de velocidade entre os bairros Célia e Primavera. Explicou que o mecanismo já havia nesse ponto, mas em razão de melhorias realizada na estrada, ele foi retirado. A reivindicação é dos moradores pela falta de segurança.

Parabenizou os colegas pelos pedidos protocolados na Casa. De forma especial, comentou a respeito da proposta para a realização de reuniões nos bairros registrando a importância do contato dos legisladores com os munícipes.

Concluindo sua participação, solicitou que para a próxima sessão seja protocolado um documento a respeito do não recolhimento do lixo que vem acontecendo em algumas localidades e, levantou ainda, a necessidade de renovar as lixeiras do município.

Data de publicação: 08/02/2023