O vereador José André Schmitt (Progressistas), ao se manifestar na Casa Legislativa, parabenizou a presidente da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, Daiani Maria (MDB), por também ser eleita presidente da Associação de Vereadores do Vale do Taquari (AVAT). Desejou sucesso na nova jornada.

Falou sobre a Indicação apresentada em conjunto com o colega Isidoro Weschenfelder (Progressistas) solicitando a instalação de um redutor de velocidade entre a residência do Sr. Claudiano da Rocha e o acesso à rampa de lavagem Tartaruga, no Bairro Bom Fim. Schmitt destacou o fluxo intenso de veículos, especialmente veículos pesados, julgando ser fundamental algum mecanismo para a redução da velocidade dos mesmos. Ressaltou ainda a queixa de moradores a respeito da poeira originada pelos caminhões que trafegam pelo local. Levando em conta os inúmeros empreendimentos estabelecidos nessa rota, julga que o ideal seria asfaltar a via, porém sabe das dificuldades concluindo que, por momento, a instalação de um redutor contribuiria.

Quanto à Proposição solicitando a instalação de mais câmeras de videomonitoramento, principalmente no interior do município, o vereador esclareceu que o pedido se dá em razão do aumento do número de roubos nas localidades da zona rural. Enfatizou que trata-se de um investimento que diminuirá a insegurança dos moradores acrescentando que a população está muito preocupada.

Sobre o período de estiagem, André registrou que a falta de água é realidade de muitos agricultores e que a seca está causando perdas consideráveis, especialmente na produção de milho, soja, produção de leite, gado de corte. A falta de chuva e as altas temperaturas estão provocando prejuízos enormes no setor primário gerando custos adicionais aos produtores. Nesse sentido, propôs que o secretário da Agricultura e a Emater realizem um levantamento das perdas no município no intuito de decretar situação de emergência, conduta adotada por outros Municípios da região, registrando a movimentação da Administração. Encerrou seu discurso apontando a necessidade de um projeto para a captação de água.

Data de publicação: 06/02/2023