⠀⠀⠀⠀

O presidente Demétrios Lorenzini (PL), em seu discurso, primeiramente parabenizou a Administração pelo trabalho que vem realizando para amenizar a dor das famílias atingidas pelo temporal. Elogiou especialmente as equipes das Secretarias de Estradas e Obras, em especial, o vice-prefeito João Celso Führ e o servidor Paulo. O evento climático atingiu Cruzeiro do Sul danificando casas, lavouras e locais de trabalho. Pediu calma à população afirmando que estão buscando soluções para todas as reivindicações apresentadas aos legisladores.

Colocou que toda ação do vereador, do Poder Público, impacta de alguma forma as pessoas. E nesse sentido, destacou a importância dos Projetos de Lei para colocação de nomes de ruas que fará a diferença às famílias dos homenageados, bem como aos que por lá transitam. Enfatizou a relevância de todas as matérias que tramitam na Casa, indiferente do assunto. Parabenizou o Executivo Municipal por atender as reivindicações dos vereadores, não fazendo distinção de pedidos formais e verbais, bem como se partirem de vereadores de situação ou de oposição. “A Administração está trabalhando para todos, para a comunidade”.  Parabenizou todas as Secretarias, bem como seus servidores.

Congratulou os envolvidos na decoração natalina, elogiando a ornamentação. Colocou que em seu plano de governo, uma de suas propostas era colocar Cruzeiro do Sul em evidência, afirmando que o objetivo foi alcançado. Convidou a população para prestigiar Cruzeiro do Sul.

Falou sobre a implantação do sistema de videomonitoramento. Destacou que essa era uma meta da Administração sendo esse, também um objetivo seu, recordando que o assunto já havia sido tratado em reunião no gabinete em 2021. O pedido também foi formalizado pelos colegas Gustavo Richter e Marni Ledur posteriormente, concluindo que o cercamento eletrônico proporcionará mais segurança.

Explanou sobre a visita ao Hospital São Gabriel Arcanjo (HSGA). Colocou que na oportunidade foi possível constatar que Cruzeiro do Sul está se desenvolvendo. Destacou que os vereadores e pessoas da comunidade também são responsáveis na evolução da instituição. Registrou que as obras estão em andamento respeitando as normativas e expôs que o hospital é independente do Município. Enfatizou a dedicação da diretoria do HSGA.

Sobre a usina hidrelétrica da Barragem Eclusa, Lorenzini destacou o problema que o Município poderá enfrentar no atendimento às pessoas que trabalharão na obra. Manifestou sua preocupação a respeito, levantando por exemplo, onde as crianças dos funcionários que atuarão na obra estudarão. Apontou as problemáticas enfrentadas por Marques de Souza com a obra de duplicação da BR-386, já que agora a cidade está comportando de 3 a 4 mil pessoas a mais na cidade. Declarou que a hidrelétrica gerará mais de 500 empregos diretos e é preciso se estruturarem para esse aumento, afirmando que o HSGA já está se organizando. Afirmou ainda que os vereadores estão fiscalizando o dinheiro público investido na casa de saúde e salientou que o apoio da comunidade para intensificar a conclusão da obra é fundamental.

Elogiou o evento organizado pelo Grupo de Escoteiros Centauro RS 019 com a venda de pasteis, parabenizando de forma especial o suplente de vereador Claumir Hahn- o Kiro, que está à frente do grupo.

Parabenizou a organização dos Campeonatos de Bocha e Futsal, bem como todos os competidores. Quanto às homenagens mediante Projetos de Lei para denominação de logradouro público, o presidente citou a história, a emoção e legado que as propostas envolvem. Levantou a reflexão do que cada um está fazendo para deixar o seu legado.

Encerrou seu manifesto com a frase: “Se você não acreditar naquilo que é capaz de fazer, quem irá acreditar?” , desejando positividade a todos.

Data de publicação: 15/12/2022