⠀⠀⠀⠀⠀

Em pronunciamento na Casa Legislativa, a vereadora Marni Ediza Trentini Ledur (MDB) cumprimentou os presentes, de forma especial os familiares de Adolfo Schneider (in memorian), João Ernani Kerber (in memorian) e de Osmar Francisco da Silva (in memorian) que foram homenageados mediante Projetos de Lei para denominação de logradouro público. Colocou que esses cruzeirenses agora, estão eternizados com nomes de ruas, considerando justas as homenagens.

Falou sobre a Indicação solicitando a poda de árvore no pátio da Escola Novos Caminhos, em São Rafael, bem como roçada nas proximidades do prédio. Declarou que o serviço já foi realizado pela Administração agradecendo o atendimento do pedido o que é de grande valia, já que com a vegetação alta em torno do educandário e altas temperaturas, fica propício ao surgimento de insetos e répteis.

Recordou que em 02 de fevereiro de 2022, protocolou a Proposição Nº 005 tratando do sistema de videomonitoramento, pedido também apresentado em 2021 pelo colega vereador Gustavo Richter. Relatou que no último 28 de novembro o sistema foi implantado em ato solene na sede da Brigada Militar. Considerou a iniciativa extremamente importante já que facilitará a atuação do policiamento. O sistema conta inicialmente com 15 câmeras com alta resolução e que podem ser acessadas tanto pela Brigada Militar de Cruzeiro do Sul, a de Lajeado, além da Polícia Civil. Declarou que é um investimento fundamental. Futuramente o sistema contará com 25 câmeras, sendo o objetivo final, 48 equipamentos.

Convidou as pessoas para conferirem a decoração natalina de Cruzeiro do Sul, elogiando a ornamentação. Falou ainda sobre o temporal que atingiu a cidade no início do mês prejudicando diversos agricultores. Agradeceu o Executivo Municipal pelo auxílio prestado às famílias que tiveram suas casas destelhadas destacando que a atual Administração está empenhada em ajudar os munícipes, sendo esse o maior propósito.

Mencionou a visita feita por ela e por alguns colegas vereadores ao Hospital São Gabriel Arcanjo (HSGA). Na oportunidade, constatou diversas melhorias já realizadas destacando a evolução da casa de saúde. Atualmente são seis quartos muito bem estruturados e bonitos oferecendo mais conforto ao paciente e familiares. Na ocasião foi apresentado o projeto para a ampliação do HSGA que visa dobrar a atual área construída para realizar outros procedimentos, oferecer bloco cirúrgico, aumentar o número de quartos de internação, no intuito de ampliar os atendimentos e evitar o deslocamento dos munícipes para outras cidades. Elogiou o projeto.

A respeito dos três nomes indicados ao Troféu Mulher Cidadã: Clara Duarte, Iris Ranck e Edith Bottega, Marni expôs que são mulheres importantes na trajetória de Cruzeiro do Sul. Afirmou que elas inspiraram o desejo de fazer a diferença na vida das pessoas.

Sobre o Projeto de Resolução Nº 002, que fixa o calendário de sessões ordinárias para o ano de 2023, a vereadora registrou que a realização de sessões descentralizadas é extremamente importante já que propiciam a aproximação entre Poder Legislativo e comunidades. Com a descentralização, é possível que um representante da comunidade apresente as demandas da sua localidade, viabilizando a colaboração dos vereadores.

Encerrou sua explanação falando sobre a participação de Gabriel Backes que, acompanhado do professor Guilherme Marmitt, está competindo na Olimpíada Nacional das APAES, em Aracajú (SE). Enfatizou que estão levando o nome de Cruzeiro do Sul para outros Estados, salientou o trabalho de Marmitt que tanto se dedica e desejou sorte aos dois.

Data de publicação: 14/12/2022