Marni Ediza Trentini Ledur (MDB) ao fazer uso da Tribuna Livre, iniciou sua fala explanando sobre as Indicações de sua autoria que tratam da instalação de bueiros na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vinte e Cinco de Julho, bem como, da colocação de placa de redução de velocidade nas proximidades da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Rafael.

A legisladora alegou que tais pedidos foram reivindicações realizadas por moradores locais, como também, pela comunidade escolar. Quanto à placa de velocidade, Marni acrescentou que com a obra de pavimentação quase concluída na rua do educandário, percebe-se o aumento na velocidade trafegada pelos veículos e o crescimento no fluxo, o que gera perigo às crianças que utilizam o transporte escolar que, por uma desatenção, pode ocasionar acidentes.

Sobre a Proposição referente ao Distrito Industrial, protocolado na Casa por Marni, a vereadora falou sobre a precariedade das ruas; das calçadas que estão com vestígios de material de construção civil que impedem a trafegabilidade; apontou as obras iniciadas em algumas ruas, mas sem a devida conclusão; e os canteiros que necessitam de roçadas. Destacou a percepção de clientes que visitam as empresas estabelecidas no Distrito Industrial e que se deparam com tal cenário. Enfatizou a ótima localização do Distrito, lamentando a atual realidade. Sugeriu parcerias público-privadas para manutenção do local. “Esse descaso que hoje tem com o Distrito Industrial, a gente não pode permitir que isso continue”, destacou a vereadora.

Vinculou o pedido do Distrito Industrial com o Projeto de Lei elaborado pela colega Daiani Maria (MDB) e por ela, que dispõe sobre a orientação e conscientização referente ao descarte adequado do lixo, já que hoje não é uma realidade percebida no Distrito. Quanto ao projeto, mencionou a fala do Prof Dr Odorico Konrad na 2ª Semana Municipal Lixo Zero que mesmo trabalhando muitos anos no ramo, não percebe uma evolução significativa pelo fato das pessoas ainda não identificaram a necessidade do descarte correto dos resíduos. Marni enfatizou que uma questão de saúde pública, um problema mundial, não pode ser trabalhado em apenas cinco dias, na Semana do Meio Ambiente. Ainda no evento, segundo o Promotor de Justiça Sérgio Diefenbach, Cruzeiro do Sul se destaca sendo um dos Municípios que mais gasta com o descarte do lixo, cerca de R$ 75 mil por mês. Segundo Marni, é preciso pensar em alternativas e iniciar trabalhos diferenciados.

Lamentou o episódio onde um dos brinquedos da Praça Dona Laura foi danificado. Com suspeita de que o ato foi intencional, enfatizou que as crianças serão as prejudicadas. Fez um apelo aos munícipes para preservar e cuidar do patrimônio público, bem com da ornamentação recordando prejuízos causados nas estruturas do Parque Poliesportivo e na decoração natalina. Concluiu sua fala declarando que o valor que será gasto para o conserto, a Administração poderia utilizar na aquisição de mais um brinquedo reforçando seu pedido para que a população preserve os locais públicos, em especial a Praça e o Parque Poliesportivo.

Data de publicação: 08/11/2022