Ao se pronunciar na Casa Legislativa, a vereadora Daiani Maria (MDB) falou sobre a XV Feira do Livro de Cruzeiro do Sul que está sendo promovida no município. Parabenizou a abertura do evento na noite de 04 de outubro, citando de forma especial a Banda Municipal, o Grupo de Canto de Cruzeiro do Sul, a Invernada Chama no Pé e o CTG Pagos de São Rafael que abrilhantaram a noite. Destacou o público considerável que prestigiou a primeira noite de evento e convidou a comunidade para prestigiar a feira que acontece até sexta-feira, 07 de outubro, entre 08 h e 18 h, com apresentação de peças teatrais às 09:30 h e 14:30 h. Enfatizou a importância do contato com os livros.

Falou de outubro, mês de conscientização sobre o câncer de mama. Recordou que em outubro de 2021 as vereadoras da Casa apresentaram um Projeto de Lei, o qual deu origem a Lei Municipal Nº 1.838 que institui o Outubro Rosa na intenção de promover, informar, debater e desenvolver ações relacionadas à luta contra o câncer de mama. Nesse sentido, convidou a todos para participarem da Feira Municipal de Saúde que acontecerá dia 15/10 na Praça Dona Laura, das 08 h às 12 h, com orientação, teste rápido, encaminhamento de exames, entre outras ofertas de serviços. Em Cruzeiro do Sul, 44 mulheres são atendidas mensalmente pelo SUS para a realização da mamografia, afirmando que não há demanda reprimida. Acrescentou que o transporte é custeado pelo Município e até o momento, 437 mamografias foram efetuadas ressaltando a relevância da prevenção.

Explanou a respeito da Proposição apresentada pelo presidente Demétrios Lorenzini (PL) onde solicita a construção de banheiros no Parque Poliesportivo. Daiani expôs que recentemente foram construídos três banheiros no local, registrando que a sugestão de novos banheiros é importante, porém, questionou como farão para conscientizar a população para manter tais ambientes em ordem e limpos. “Um parque que é de 12.500 habitantes, a sua grande maioria não consegue utilizar por uma meia dúzia que não sabe preservar”, destacou Daiani. Diante do pedido do presidente, a vereadora fez um apelo à população para que colabore na preservação dos banheiros públicos de Cruzeiro do Sul.

Agradeceu os cruzeirenses que, durante os 45 dias de campanha eleitoral, as receberam em suas casas. Em especial, agradeceu as mulheres do Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) que disponibilizaram o seu tempo para expor as ideias dos candidatos para a população. Ainda, agradeceu a colega e vereadora Marni Ledur (MDB) apontando que a caminhada possibilitou a elas conhecerem mais demandas da comunidade em diferentes aspectos.

Agradeceu as 396 pessoas que confiaram o voto ao deputado federal Márcio Biolchi, parlamentar responsável pela emenda de R$ 250 mil para a construção da calçada de passeio em parte da Rua Frederico Germano Haenssgen. Afirmou que buscarão com Biolchi mais recursos para a conclusão dessa obra. Da mesma forma, agradeceu os 218 votos direcionados ao deputado estadual Vilmar Zanchin declarando que a confiança não foi apenas nos deputados e sim, nelas, Marni e Daiani. Encerrou sua fala colocando-se à disposição da população para buscar mais recursos e alternativas com o objetivo de melhorar Cruzeiro do Sul.

Data de publicação: 06/10/2022