⠀⠀⠀⠀

O presidente da Casa Legislativa, Demétrios Lorenzini (PL), após os devidos cumprimentos, iniciou seu discurso falando a respeito das Proposições apresentadas por ele na sessão de 21 de setembro. Quanto à sugestão para a área de lazer no Bairro São Rafael, Lorenzini colocou que a praça é um anseio da comunidade. Mencionou que foi cogitada a possibilidade de a mesma ser construída na própria Sociedade Recreativa e Esportiva São Rafael, mas acredita que é preciso avaliar para agir de forma correta na intenção de beneficiar da melhor maneira os munícipes. Espera que tanto em São Rafael, como nas demais comunidades já reivindicadas, os pedidos sejam atendidos.

Comentou sobre a reunião entre vereadores e Executivo Municipal onde os edis participaram da construção do orçamento mediante sugestões de onde melhor investir.

Outro documento protocolado pelo presidente foi o pedido de uma operação tapa buracos no entroncamento da RSC-453 e a Rua Frederico Germano Haenssgen. Melhores condições de trafegabilidade é um anseio de todos os vereadores e comunidade. Lorenzini recordou que a rodovia já foi pauta de protestos e bloqueios, e agora, está pedindo o auxílio do Município para que algo seja feito a fim de minimizar o problema. Acrescentou que está aguardando a reunião com o Ministério Público no intuito de ver qual a solução que cobrarão da EGR julgando injusto a cobrança da tarifa de pedágio diante das condições da via.

Parabenizou a Secretaria de Estradas e a Administração pelo trabalho executado nas estradas, especialmente em Linha Sítio, Boa Esperança e Picada Augusta. Quanto à sessão descentralizada, Demétrios espera que esse movimento ocorra novamente, com a contemplação de outras localidades e bairros.

Falou sobre o notável desenvolvimento do Bairro São Rafael e da pavimentação asfáltica na Rua Nicolao Zart. Apontou que a pavimentação é uma luta de muito tempo da ex-vereadora Anastácia Zart, acontecendo a contemplação somente agora. Espera que Cruzeiro do Sul seja também contemplado na segunda etapa do Programa Pavimenta.

Sobre a Semana Farroupilha, apontou as melhorias na infraestrutura do Parque Poliesportivo que viabilizaram aos munícipes um melhor aproveitamento das festividades, as quais foram encerradas com um belo desfile. Afirmou que, segundo dados oficiais, Cruzeiro do Sul, em 2020, era o município com maior número de cavalo por habitante. Parabenizou os envolvidos nos festejos farroupilhas, de forma especial, a professora Ana Lúcia Reckziegel e professora Susan Weissheimer pela dedicação à Invernada Chama no Pé.

Explanou sobre o evento que ocorreu na Sociedade Recreativa e Esportiva São Rafael, em 25 de setembro e finalizou sua fala com a mensagem “O errado é errado mesmo que todo mundo esteja fazendo. O certo é certo mesmo que poucos fazem”.

Data de publicação: 29/09/2022