⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A vereadora Daiani Maria (MDB), ao fazer uso do espaço reservado à legisladora, falou sobre a sessão descentralizada da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul. Em 21 de setembro, a sessão ordinária ocorreu na Sociedade Recreativa e Esportiva São Rafael em razão da reforma que está acontecendo na Câmara de Vereadores, mas vê a situação como uma necessidade pedindo para que os legisladores, para os próximos anos, pensem nessa questão de forma mais ampla. Mencionando o baixo público presente, afirmou que toda situação precisa de um ponta pé inicial acrescentando que a presença dos edis nas comunidades é uma maneira de se inteirarem sobre as maiores necessidades daquela localidade, destacando que esse é um dos papéis do vereador.

Explanou sobre os festejos farroupilhas de Cruzeiro do Sul que ocorreu entre 13 e 20 de setembro. Parabenizou a Administração Municipal, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, e a todos os envolvidos, em especial, as entidades participantes. Registrou as melhorias executadas no Parque Poliesportivo como a construção de quiosques, instalação de pontos de luz e água, que propiciaram melhores condições para o acampamento viabilizando mais conforto aos que cultuaram a tradição gaúcha. Destacou a presença do patrono Antônio Nelson Jacques e família que, aos 91 anos, esteve presente em diversos momentos da Semana Farroupilha, elogiando sua força e disposição. Enfatizou a fala da professora Ana Lúcia Reckziegel ao mencionar a importância de trabalhar a tradição gaúcha nas escolas para que ela perpetue.

Nesse sentido, recordou a Proposição apresentada por Daiani, no início do mês de setembro, sobre o Projeto Dia 20 Eu Sou Mais Gaúcho. O projeto destinado a trabalhar um tema da cultura gaúcha no dia 20 de cada mês, durante o ano inteiro, está sendo desenvolvido pela Escola Municipal Antônio Domingos Ciceri Filho, localizada no Bairro Vila Zwirtes, e vem alcançando grandes proporções declarando que a RBS TV produzirá uma reportagem a respeito.

Quanto à Proposição onde sugere a contratação de um profissional especializado para realização de avaliação neuropsicológica, deu destaque para a importância de avaliar a possiblidade deste serviço ser oferecido novamente pelo Município, serviço focado na prevenção e inclusão. Enfatizou que, respeitando as possiblidades orçamentárias municipal, mesmo não sendo SUS, é preciso ir além e oferecer esse serviço.

Falou sobre o projeto apresentado ao deputado federal pela vereadora Marni Ledur (MDB) e por ela, sobre mobilidade urbana, que contempla a construção de calçada de passeio na Rua Frederico Germano Haenssgen, onde Cruzeiro do Sul foi contemplado com R$ 250 mil. O projeto formulado pela Prefeitura Municipal e aprovado pela Caixa Econômica Federal, ainda não foi concretizado em razão do período eleitoral, mas a previsão é de que até o início de 2023, o trecho entre o cemitério particular e o “Morro do Nunes” seja contemplado. Encerrou seu pronunciamento enfatizando que é de fundamental importância que os vereadores busquem emendas parlamentares com os deputados no intuito de realizar tudo aquilo que acreditam que seja importante para Cruzeiro do Sul.

Data de publicação: 26/09/2022