⠀⠀⠀⠀

Demétrios Lorenzini (PL), vereador e presidente da Casa de Leis cruzeirense, iniciou seu pronunciamento na Tribuna Livre falando a respeito da instalação das lâmpadas de led que iniciaram no começo do mês. Há mais tempo a substituição ocorreu nos postos de saúde, bem como a instalação de placas solares. Falou sobre o curso que participaram juntamente com os servidores da Prefeitura Municipal, onde foram repassados inúmeros conhecimentos sobre sustentabilidade e a importância deste investimento. A partir dessa alteração, muitos resultados virão, “se nós estamos poupando, nós podemos investir mais”, afirmou Lorenzini. Agradeceu a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, nomeando o secretário Leandro Johner e a servidora Julia Kretschmann pelo empenho e dedicação na busca por essa conquista. Divulgou que já deram início aos trâmites para que no próximo ano mais localidades de Cruzeiro do Sul possam ser contempladas.

Quanto à transformação da barragem eclusa em usina hidrelétrica, o presidente apontou que Cruzeiro do Sul ficará com a casa de máquinas da hidrelétrica, o que considerou “a melhor parte”. Falou sobre o evento de lançamento do projeto em Teutônia, o qual foi acompanhado pelo prefeito João Dullius. Com o apoio da Administração, a obra deverá estar concluída em quatro anos e enfatizou os diversos benefícios que a mesma trará ao Município, entre eles, a geração de cerca de 500 empregos diretos, o que beneficiará toda a região. Parabenizou a Cooperativa Certel e agradeceu pelo investimento em Cruzeiro do Sul.

Explanou sobre o Dia da Independência do Brasil, comemorado em 07 de setembro, e sobre liberdade que, no seu entendimento, “conquistar a independência, é conquistar a liberdade”. O Brasil é independente há 200 anos mediante o sacrifício de muitas pessoas e em comemoração à data, alguns municípios da região promoveram o desfile cívico elogiando o de Cruzeiro do Sul que impressionou pelo público. Parabenizou todos os envolvidos na organização, aos que desfilaram e ao público que prestigiou a comemoração, inclusive com a presença de visitantes.

Encerrou sua fala com a citação, supostamente do iluminista Voltaire: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”, expondo que as eleições estão chegando e como figuras públicas, não há a compreensão clara do que pode ser dito. “Estamos tendo muitas vezes o direito de falar cerceado, e não é isso que a gente quer para o nosso Brasil independente há 200 anos”, rematou Lorenzini.

Data de publicação: 15/09/2022