⠀⠀⠀⠀

Maisa Aparecida Siebenborn (PDT), ao se pronunciar na Casa de Leis, comentou sobre os pedidos apresentados por ela, na sessão de 08 de setembro.

Explanou a respeito do documento solicitando ao setor de Trânsito a realização de uma vistoria e colocação de placas indicativas com o nome das ruas no Loteamento Popular. Considera que ruas bem sinalizadas demonstram organização, beneficiando munícipes e visitantes já que facilitam a localização, o que evita atrasos na entrega de mercadorias e correspondências. Levando em conta o número considerável de casas e moradores no bairro, pediu para que a vistoria seja de forma completa e a instalação das placas que estão em falta seja efetuada.

Quanto ao pedido sobre a limpeza de córregos e arroios com aplicação de BTI, expôs que a ação é de extrema importância apontando que com a elevação da temperatura, já se percebe o aumento na proliferação do mosquito borrachudo, que gera extremo desconforto à população interferindo nas atividades e na qualidade de vida, além de provocar prejuízos na criação de animais gerando perda na produtividade. “O controle do borrachudo é uma questão ambiental e de saúde pública”, salientou a vereadora.

Registrou que em 31 de agosto iniciou o processo de substituição de lâmpadas convencionais por equipamentos de led na parte urbana de Cruzeiro do Sul. O processo teve seu início no Loteamento Fick, no Bairro Cascata, o que deve representar cerca de 500 MW de energia economizada. O investimento de mais de R$ 1 milhão será financiado com recursos da Empresa RGE. Parabenizou a Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico que conquistou este benefício à Cruzeiro do Sul e, da mesma forma, a RGE que está investindo nos municípios.

Dando continuidade ao assunto de iluminação pública, apresentou um Requerimento questionando a Administração sobre o motivo da não recolocação de uma lâmpada que foi retirada no Bairro São Gabriel. Esclareceu que a lâmpada foi retirada para a troca do poste de lado de rua, mas após o feito, a lâmpada não foi reposta registrando que todos os moradores daquela rua pagam pela iluminação pública, o que torna justa a recolocação.

Com satisfação, explanou sobre a notícia veiculada em 29 de agosto anunciando que a Cooperativa Certel transformará a barragem eclusa em uma usina hidrelétrica. Registrou que é um projeto sonhado pelos cruzeirenses há mais de 30 anos. As obras, com um orçamento de R$ 250 milhões, devem iniciar em um ano e, em três anos, deve estar em funcionamento. A Cooperativa projeta a criação de cerca de 500 vagas de emprego. “Esta é a melhor notícia que poderíamos ter”, destacou a vereadora apontando que a ação promoverá emprego, renda para o Município, alavancará a beira do Rio Taquari e ainda, abriu a esperança da RS 130 ser asfaltada. Colocou que há muitos anos lutam pela pavimentação asfáltica da RS 130, trecho entre Cruzeiro do Sul e Mariante, e acredita que com essa grande obra e com o apoio do Estado, os cruzeirenses dessas localidades serão contemplados proporcionando uma vida com mais conforto e qualidade, além de promover o turismo no local.

Explanou sobre a Independência do Brasil, comemorado em 07 de setembro, data marcada pelo processo histórico da separação do Brasil e Portugal, em 1822. Quanto ao Desfile Cívico de Cruzeiro do Sul, parabenizou a todos os envolvidos, citando a Administração Municipal, professores, alunos, servidores públicos, o munícipe Peninsular de Oliveira- o Peninha, a Banda da Escola Estadual de Ensino Médio João de Deus e a comunidade em geral pelo maravilhoso desfile congratulando ainda, a população que prestigiou o evento.  Falou sobre a responsabilidade dos vereadores de promover um Cruzeiro do Sul ainda melhor para as próximas gerações a fim de oferecer oportunidades de elas continuarem na cidade, trabalhando, evoluindo, construindo sua vida e família, assim, é imprescindível terem seriedade e compromisso de sempre optarem pelo melhor.

Apontando que estão próximos de eleger representantes estaduais e federais, a vereadora destacou que é a oportunidade de escolher a melhor proposta para o nosso Estado e País, concluindo que isso influenciará diretamente no Município. Nesse sentido, pediu à população que avalie bem e vote em pessoas que podem melhorar a vida de todos, “vamos votar com amor à nossa Pátria, vamos eleger bem os nossos candidatos, vamos buscar o que é verdade e o que é fake news”, concluiu Maisa encerrando seu manifesto.

Data de publicação: 15/09/2022