⠀⠀⠀⠀

A legisladora Marni Ediza Trentini Ledur (MDB), ao se pronunciar na Tribuna Livre, primeiramente parabenizou a Secretaria da Educação, Cultura e Esportes pela organização do Desfile Cívico ocorrido em 07 de setembro pela rua principal da cidade. Em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, o evento contou com o prestígio de grande público. Parabenizou os organizadores e os participantes. Falou da importância da Banda da Escola Estadual de Ensino Médio João de Deus no desfile. Explanou sobre a responsabilidade dos vereadores apontando a complexidade na tomada de decisões já que elas impactam diretamente na vida das pessoas.

Sobre a Indicação de sua autoria solicitando uma lixeira na localidade de Linha Nova, a legisladora colocou que é do conhecimento dos vereadores que serão instaladas novas lixeiras em substituição das atuais, mas destacou que na comunidade citada não há nenhuma disponível. É imprescindível disponibilizar um local adequado para descarte nesta localidade, como também, nas demais que estão faltando.

Quanto à Proposição apresentada por Marni que reivindica a instalação de paradas de ônibus nas imediações do Mercado Languiru e no acesso à Linha Primavera, a vereadora registrou que com o retorno do transporte coletivo, é imprescindível os pontos de ônibus estarem em condições de uso. Acrescentou que esses abrigos são utilizados por estudantes e trabalhadores que necessitam de um local para se abrigar em dias chuvosos, bem como, em dias quentes.

Explanou sobre o Requerimento elaborado pelo presidente da Casa, Demétrios Lorenzini (PL), sobre as condições da RSC 453. Enfatizou que é uma via com grande fluxo de veículos, onde já ocorreu inúmeros acidentes, inclusive com óbito. Já houve manifestações na via, instalação de placas orientando a redução de velocidade. Concluiu que a situação é uma tragédia anunciada diante da precariedade necessitando que, de fato, seja direcionada atenção urgente para tal cenário.

Marni expôs ainda sobre a substituição das lâmpadas convencionais por equipamentos de led, onde várias ruas estão sendo contempladas. A ação promoverá uma grande economia ao Município já que as de led representam 95% de luminosidade e 5% de calor, o que nas convencionais, é exatamente o contrário. Pediu paciência aos munícipes registrando que há um cronograma a ser seguido, colocando que o serviço de trocas iniciou recentemente e o trabalho está acontecendo de forma rápida por uma equipe especializada. Colocou os vereadores à disposição para que, passado um período e a substituição não ocorrer, que a população entre em contato com os legisladores ou com a Prefeitura. Aproveitou a oportunidade para registrar que na Rua General Neto, há várias luminárias que estão com as lâmpadas queimadas, realidade também presente na Praça Dona Laura solicitando atenção da Administração já que a situação atinge diretamente a estética da cidade e interfere na segurança dos munícipes.

Questionou sobre a previsão da aplicação do BTI nos arroios para controlar a proliferação do mosquito borrachudo, situação que ocorre anualmente. Com a temperatura mais elevada, percebe-se já o aumento destes mosquitos.

Encerrou sua fala convidando a população cruzeirense para prestigiar as festividades da Semana Farroupilha que ocorre no Parque Poliesportivo colocando que o mês de setembro é marcado pelo mês do gaúcho, uma data bastante representativa para o Estado e Município. A programação é aberta ao público em geral, com distribuição gratuita de erva mate e água quente.

Data de publicação: 15/09/2022