A vereadora Marni Ediza Trentini Ledur (MDB) ao se pronunciar na Casa Legislativa, após dar as boas-vindas às suplentes de vereador Cristiane Schneider e Daniela Sehn, falou sobre a Indicação que apresentou na última sessão ordinária. O documento pede a pintura da Rua Nossa Senhora de Fátima e Rua 12 de Outubro, no Passo de Estrela, mencionando que é necessário sinalizar as vias e os quebra-molas. Segundo o secretário de Obras do Município, Milton Weiler, a tinta estava em falta, situação resolvida recentemente o que viabiliza o início das manutenções. Acrescentou que a pintura de ruas é uma necessidade recorrente na Casa já apresentada por diferentes vereadores e que a iniciativa gera mais beleza e segurança a Cruzeiro do Sul.

Parabenizou a Administração Municipal pela recente assinatura do contrato para instalação do sistema de videomonitoramento. Recordou o pedido que apresentou no início do ano com essa reivindicação, sendo pedido também, em 2021, pelo vereador Gustavo Richter (PSDB). Julga o sistema de extrema importância já que proporcionará segurança aos munícipes, contribuirá com o trabalho dos policiais, acrescentando que é uma reivindicação antiga da comunidade. Inicialmente serão instaladas em torno de vinte e cinco câmeras em pontos estratégicos, definidos pelos órgãos de segurança pública, contemplando tanto o perímetro urbano, como a zona rural. Informou que a instalação das câmeras deve iniciar em breve com conclusão em aproximadamente dois meses. As imagens poderão ser acessadas pela Polícia Civil e Brigada Militar. Considerou o feito um grande avanço apontando que a maioria das cidades vizinhas já contam com essa tecnologia.

Parabenizou o Executivo Municipal pelo excelente trabalho dedicado às diversas estradas municipais. Destacou que em uma cidade com 600 km de estrada de chão é impossível realizar as manutenções em todos os lugares. Relatou que moradores de Linha Primavera, São Rafael, Linha 25 de Julho e Boa Esperança elogiaram o serviço prestado.

Falou sobre o almoço promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul, em 24 de julho, na Picada Aurora. Destacou a animação e o grande público no evento. A vereadora relatou que ao se deslocar para o almoço, chamou a sua atenção a quantidade de material depositado nas proximidades do evento, material retirado da RSC-453 durante sua recuperação. Sugeriu à Administração que utilize as raspas nas entradas das propriedades dos produtores rurais. Colocou que o setor primário é um dos mais importantes na economia do Município e, às vezes, não estão sendo contemplados com acessos de qualidade facilitando a entrada e saída de veículos pesados.

Explanou sobre o Baile do Vovô e da Vovó que ocorreu em 05 de agosto e, pelo evento constar no calendário de eventos do Município, teve o transporte disponibilizado aos grupos, o que não ocorreu no primeiro Baile da Terceira Idade deste ano por não estar na programação oficial. Convidou a todos para participarem do tradicional Café Colonial, na Picada Augusta, em 13 de agosto. Ainda, parabenizou o time de São Rafael pela conquista da Taça Integração, apontando que foi uma comemoração bonita com a participação de diversas autoridades.

Findou seu manifesto parabenizando, em nome do partido do MDB, Euzébio Fernando Ruschel. Ruschel atuou como procurador-geral do Estado no mandato do ex-governador José Ivo Sartori e recentemente foi homenageado com o descerramento da foto na Galeria dos Procuradores-Gerais do Estado com um discurso emocionado gerando comoção aos que assistiam.

Data de publicação: 10/08/2022