A vereadora Marni Ledur (MDB) ao fazer uso da palavra, inicialmente manifestou sua felicidade pelo fato da Casa Legislativa realizar sua primeira sessão com a utilização de notebooks. Colocou que é um grande avanço para a Casa em razão da informatização dos documentos, facilidade de acesso às matérias debatidas e, principalmente, pela questão ambiental com a economia de folhas.

Explanou a respeito da Proposição Nº 079 onde sugere a revitalização do muro no Ginásio de Esportes Orlando Eckert. A arte do grafite ou arte em muros, como também pode ser chamada, embeleza o ambiente e tira o ar de abandono. Esclareceu que indicou o ginásio por considerar um ponto de referência no Município já que é utilizado para prática de esportes, competições, apresentações artísticas, mas outros locais podem receber a arte como, por exemplo, o Parque Poliesportivo. Pelo fato do muro estar localizado na entrada do ginásio, pensa que oferecer algo mais atrativo e com boa iluminação, certamente causará nas pessoas uma percepção diferente do espaço. Destacou que a sugestão não é para fins de publicidade, e sim, incentivar essa prática e embelezar a cidade.

Na companhia da colega vereadora Daiani Maria (MDB), participou do Baile da Terceira Idade, primeiro do Município pós-pandemia. Enfatizou a empolgação e o contentamento dos participantes com o retorno dos eventos. Na oportunidade, solicitaram às vereadoras a disponibilização de transporte propiciando a participação dos munícipes nas festividades.

Quanto ao Requerimento apresentado por Daiani Maria que questiona sobre a aplicação da Lei Lucas no Município, Marni colocou que da mesma forma, recebeu reivindicações de pais preocupados após a morte de uma criança em uma creche ao se engasgar com uma fruta. Destacou a necessidade de cuidados redobrados com as crianças, desde a alimentação até brincadeiras já que elas não identificam o perigo. Enfatizou que a capacitação de professores e funcionários dos educandários para agirem em situações de emergência é indispensável. Acrescentou ainda a necessidade de o treinamento ser realizado regularmente pelo fato da possibilidade das técnicas caírem no esquecimento já que não são utilizadas no dia a dia.

Encerrou sua fala explanando a respeito do Jantar Baile na Linha Primavera, do Brechó do Projeto Solidário e da tradicional Festa do Colono na Sociedade São Rafael.

Data de publicação: 11/07/2022