O vereador José André Schmitt (Progressistas), após os devidos cumprimentos, falou sobre a Indicação que trata da melhoria na estrada na Linha 22 de Novembro, que passa em frente à residência de Pedro Franz e em direção à Venâncio Aires, apresentada por ele em sessão ordinária anterior. Expôs que a via se encontra em precárias condições sendo imprescindíveis os serviços de roçada, patrolamento, limpeza de valeta e colocação de material. Acrescentou que a ação é necessária também, em outros pontos da cidade já que queixas relacionadas às estradas são recorrentes concordando com as reclamações já que a má qualidade das vias dificulta muito a escoação da produção. Alertou que a dificuldade de trafegabilidade se agravará em consequência do período chuvoso que está por vir, caso nenhuma providência seja tomada.

Falou sobre a dificuldade em obter uma carga de material para melhorar os acessos às propriedades rurais. Enfatizou que o apoio do Município é fundamental e a classe merecedora, destacando que 38% da arrecadação do Município vem do setor primário. Maquinários danificados é a principal alegação para o não atendimento dos pedidos, nesse sentido, Schmitt apontou a necessidade de reformá-los colocando que o desgaste é natural e que é necessário investir em manutenções para mantê-los em perfeitas condições de uso. Acredita que é necessário um maior controle nesse sentido.

Registrou sua ida a Brasília, juntamente com os colegas Isidoro Weschenfelder, Marni Ledur e Daiani Maria, onde participaram da XXI Marcha dos Vereadores do Brasil. Salientou que o evento foi de grande valia, possibilitando a aquisição de novos conhecimentos e qualificação que contribuirão no desempenho de seus mandatos. Ideias foram trocadas com legisladores de todo o país, fato essencial para agregar conhecimento. Mencionando que foi a primeira viagem sua à capital federal, destacou que o deslocamento foi muito importante para sua experiência sugerindo a viagem aos demais.

Na capital federal, aproveitaram a oportunidade para entregarem diversas demandas do Município a deputados e ao senador. Entre as reivindicações, Schmitt citou os pedidos de pavimentação, recurso para escavadeira hidráulica- a qual o Município não possui, um caminhão pipa, verba para Saúde e um caminhão munck adaptado com cesto aéreo para auxiliar na iluminação pública. Em visita ao deputado federal José Affonso Hamm, que ano passado repassou R$ 200 mil para pavimentação asfáltica em Linha Sítio, obra licitada e deve ter o seu início em breve, ainda sinalizou a destinação de mais recursos ao Município.

Em visita ao senador Luis Carlos Heinze, Schmitt declarou que o senador autorizou o empenho de uma emenda de R$ 100 mil para o Hospital São Gabriel Arcanjo, recordando o recurso enviado por ele em 2021 para a Assistência Social. Findou sua fala desejando um feliz e abençoado Dia das Mães, comemorado no último dia 08.

Data de publicação: 12/05/2022