A legisladora Marni Ediza Ledur (MDB), ao iniciar sua fala na Tribuna Livre, proferiu sobre a Proposição elaborada por ela e pela colega Daiani Maria (MDB), a qual trata da reativação do gabinete odontológico na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Rafael. Explanou sobre a visita ao educandário esclarecendo que a escola, que é do Estado, disponibiliza uma sala onde estão os equipamentos, sendo estes, pertencentes ao Município. Colocou que o espaço é equipado com boa parte dos equipamentos necessários para a prestação de serviços odontológicos, necessitando apenas uma obra estrutural e ajustes requeridos pela Vigilância Sanitária o que demanda pouco recurso. Salientou que o serviço é de fundamental importância já que facilita o deslocamento dos pais, prioriza a prevenção pelo fato das crianças serem atendidas na própria escola, podendo ainda estudantes de outros educandários, mediante transporte público oferecido pelo Município, obter o referido atendimento. Pediu para que a Administração avalie com cuidado a solicitação já que se trata de uma melhoria que contempla pais e alunos.

Explanou sobre sua viagem a Brasília onde ela e demais três colegas participaram do curso promovido pela UVB, XXI Marcha dos Vereadores. Enfatizou a importância de o legislador buscar qualificação e criar contatos que podem resultar em recursos para o Município indicando a experiência aos demais.

Na oportunidade, visitaram o deputado federal Márcio Biolchi, onde formalizaram o pedido de R$ 500 mil para a continuação da calçada na Rua Frederico Germano Haenssgen. Recordou que há um ano, em visita à Biolchi em Porto Alegre, ele destinou R$ 250 mil à Cruzeiro do Sul para dar início à obra. Acrescentou que o projeto inicial contemplava uma ciclovia, mas em razão de custos e espaço tornou-se inviável ocorrendo a aprovação da primeira parte da proposta, ou seja, a calçada de passeio. Ao deputado, também foi entregue ofício para pavimentação na Picada Aurora, no valor de R$ 300 mil, sendo sinalizado positivamente pela assessoria do parlamentar havendo chances de a contemplação ocorrer ainda em 2022.

Visitaram o gabinete do deputado Giovani Feltes onde reivindicaram R$ 300 mil para a continuação da pavimentação rural na Picada Augusta. Recordou o envio de R$ 300 mil para o início da obra por Feltes e ainda, agradeceu o deputado pelo valor de R$ 100 mil para a aquisição de um veículo utilitário, sem acessibilidade, para a Assistência Social do Município. Enfatizou a importância dos recursos que proporcionam uma melhor qualidade de vida aos cruzeirenses destacando que este também é o papel do legislador. Encerrou seu manifesto homenageando as genitoras pela passagem do Dia das Mães.

Data de publicação: 10/05/2022