A vereadora Marni Ediza Trentini Ledur (MDB), ao se pronunciar na Tribuna Livre, expressou sua emoção diante do falecimento de Elaine Schneider. Declarou que a perda foi repentina recordando sua disposição, sempre sorrindo, ativa e muito participativa na comunidade. Ainda, prestou suas condolências à colega Maisa Siebenborn pelo falecimento de sua mãe.

Explanou sobre os pedidos que apresentou na Casa Legislativa. Quanto à solicitação de limpeza na Rua Nicolau Zart, relatou que há vegetação na parte pavimentada. Já na Rua Felipe Eckert, registrou que há uma curva fechada que está praticamente intransitável, necessitando de uma atenção especial visto que no local há considerável fluxo de veículos, inclusive de transporte escolar.

Registrou o serviço de roçada executado em parte da Rua Frederico Germano Haenssgen, mas em outra porção, não. Ressaltou que a via não possui acostamento e nem oferece calçada, e com a vegetação invadindo a pista, dificulta o trânsito de pessoas e de veículos.

Agradeceu o suplente de vereador Gilson Behrenz pela atuação na Casa Legislativa durante a sua licença. Ressaltou que mesmo licenciada, participou em 31 de março, do 1º Encontro de Mulheres Políticas do Vale do Taquari, promovida pela AVAT, na Câmara de Vereadores de Lajeado-RS. Agradeceu em especial as coordenadoras da AVAT Mulher: a colega vereadora Daiani Maria, a Luciana de Vespasiano Corrêa e a Franciele, do município de Relvado, que construíram, planejaram e fizeram do evento, um sucesso. Falou sobre a presença de Iris Ranck, que mesmo com a idade avançada e suas limitações marcou presença no evento que teve como título “A Mulher pode ser o que ela quiser”.

Recordou que no ano passado, protocolou na Casa um pedido para que fossem disponibilizados agentes de saúde em comunidades onde esses profissionais não estavam atuando. Nesse sentido, divulgou que foi aberto concurso público para este cargo em Cruzeiro do Sul. Parabenizou a Administração Municipal pela iniciativa sendo esse, um serviço essencial visto que forma um elo de comunicação entre a comunidade e a Secretaria de Saúde.

Explanou a respeito do Projeto de Lei Nº 007, que institui a obrigatoriedade de realização de exames de acuidade visual nas escolas e creches municipais. Acredita que a proposta seja de extrema importância, já que é focado na prevenção. Enalteceu o aumento considerável do uso de tablets, celulares, televisores, sendo essa realidade, prejudicial à visão.

Agradeceu a instalação de placas de identificação nas ruas, importante principalmente na zona rural, sendo que a ação criará um padrão e facilitará a localização. Encerrou sua fala convidando a população para prestigiar o Jantar Baile de Kerb na Sociedade São Rafael que ocorrerá nesse sábado, no dia 30 de abril.

Data de publicação: 27/04/2022