⠀⠀⠀⠀

A vereadora Maisa Siebenborn (PDT), ao se manifestar na Câmara de Vereadores, explanou a respeito dos documentos protocolados por ela na última sessão ordinária (16).

Expôs que o envelhecimento da população brasileira é resultado de inúmeras conquistas, as quais proporcionaram o aumento da longevidade, diminuição de diversas doenças e o progresso tecnológico. Os idosos, hoje, representam o grupo que mais cresce no país. Nesse sentido, falou a respeito da Lei Nº 10.741, conhecida como o Instituto do Idoso, que tem por objetivo garantir o exercício da cidadania plena para o idoso, sendo garantida pelo Estado, a proteção à vida e à saúde com aplicações de políticas sociais públicas que propiciem um envelhecimento saudável e com dignidade. O Estatuto prevê o direito de moradia digna, seja com a família, desacompanhado, ou ainda em instituição pública ou privada. A vereadora alegou que baseada no Estatuto, elaborou a Proposição Nº 026 solicitando à Administração, a atualização monetária na Lei Nº 966-02/2010 que institui o programa de Atendimento a Idosos internados em clínicas geriátricas. A lei municipal foi criada para conceder ajuda financeira para internação de idosos de baixa renda, sendo os principais motivos para a internação: a dificuldade financeira no pagamento de cuidadoras em suas residências, distúrbios no comportamento e precariedade nas condições de saúde. Se atualizado o valor de acordo com a referida lei, atingirá o montante de R$ 1.187,00, o que daria uma grande contribuição às famílias que estão necessitando deste auxílio.

Quanto à Proposição Nº 025, onde reivindica a instalação de academia ao ar livre na Linha 22 de Novembro, Maisa destacou os benefícios da prática de exercícios, contribuindo para o bem-estar e para uma vida ativa. Mencionou que muitas pessoas não têm acesso às academias, sendo uma opção, as ao ar livre acrescentando que é uma reivindicação dos moradores. Sugeriu ainda como local para a instalação, a antiga escola já que nela, há um ambiente propício para este fim.

Quanto ao retorno do transporte público no Município, recordou as inúmeras solicitações por parte da população reivindicando esse serviço sendo que hoje, os munícipes têm a oportunidade de deslocar-se dentro da cidade, o que considerou um avanço, “ou até mesmo, o cumprimento do que nossa Constituição Federal determina”, destacou Maisa. Somada à retomada do transporte, vem a possibilidade de os munícipes trabalharem, fomentar o comércio local, viabilizar situações de lazer. Alegou que ocorreu a implantação de algo novo, e assim, com a necessidade de adaptações, adequações, sendo algo natural julgando que através do diálogo, tudo será resolvido acrescentado que, “se tivermos um olhar voltado ao compromisso de melhorar, avançar, de construir uma cidade com oportunidades para todos, assim estaremos cumprindo o nosso papel público”, enfatizou a legisladora.

Reforçou que hoje, dia 24 de março, fundarão a AMT- Ação da Mulher Trabalhista, do PDT, em Cruzeiro do Sul, convidando os cruzeirenses para participar do encontro que iniciará às 19:30 h, na Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, com a presença da deputada Juliana Brizola, neta do ex-governador, Leonel Brizola. Findou sua fala destacando que o mês de março, é um mês apropriado para promover um envolvimento maior de mulheres na política.

Data de publicação: 24/03/2022