A vereadora Maisa Aparecida Siebenborn (PDT) trouxe à Casa Legislativa, a questão da concessão das rodovias. De acordo com o exposto no último dia 09 pelo Governador, haverá a concessão de 1.131 Km de rodovias estaduais à iniciativa privada. Entre as rodovias, está a RSC-453, salientando que a concessão implantada será de 30 anos e todo o trâmite ocorrerá em um curto espaço de tempo. Frisou a importância da consulta pública destacando que é a oportunidade de todos avaliarem e contribuírem com sugestões a fim de favorecer o Município.

Diante da divulgação da extinção da Empresa Gaúcha de Rodovias- EGR, a vereadora apontou que em 9 anos a empresa duplicou somente 7 km de rodovias. Afirmando que a empresa pertence e é administrada pelo Governo do Estado do RS, expôs: “olhem a incoerência! O Governo do Estado privatiza estradas e vem gente lá da Europa fazer a cobrança e comprometendo-se a fazer duplicações nas mesmas, deduzo que uma praça de pedágio dá lucro, e bastante, senão, não viriam para cá.” Questionando onde o valor arrecadado neste período foi aplicado já que não mantiveram as rodovias em boas condições e nem realizaram investimentos.

Diante da isenção de pagamento da taxa de pedágio apenas para moradores das localidades de 22 de Novembro, 25 de Julho, Arroio Grande, Linha Nova, Boa Esperança Baixa e Boa Esperança Alta, limitado a duas placas por CPF e, automóvel e camionete, concluiu que a praça de Cruzeiro do Sul visa apenas a arrecadação financeira. Julga que o Município já teve muito prejuízo com a praça de pedágio instalada aqui e considera de extrema importância incluir na nova concessão, a isenção de todos os veículos emplacados em Cruzeiro do Sul ou a realocação do pedágio em outro Município . Entende que a segunda opção seja a mais indicada, se levado em conta o desinteresse das empresas em se estabelecerem após a praça de pedágio. Outro prejuízo importante são as rotas de desvios que danificam pontes e estradas já que não foram projetadas para esse fim.

Informou ainda que outra via que está na lista das concessões é a RS-130. Ressaltou a necessidade de reivindicarem seu asfaltamento na íntegra, alegando que a atenção é direcionada apenas ao trecho entre Lajeado a Arroio do Meio, sendo ignorando o fato da rodovia ir até São Jerônimo. Enfatizou que é momento de fazer exigências. “Solicito que a Administração Municipal dedique este mês para reivindicar benefícios, isenções e asfaltamento para o nosso Município, ou melhor ainda, que não seja colocado praça de pedágio em Cruzeiro do Sul”, expôs Maisa, sugerindo a formação de uma comissão envolvendo Executivo, Legislativo e comunidade no intuito de defender os interesses do Município em Porto Alegre.

Parabenizou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais- STR, de Cruzeiro do Sul, por intermédio do seu presidente Marcos Hinrichsen, pelo trabalho de mobilização que está realizando, buscando amenizar os prejuízos da nova concessão. Encerrou falando sobre a convenção do PDT que ocorreu em 18 de junho.

Data de publicação: 24/06/2021