_

Ao fazer uso da palavra, o vereador Leandro Olbermann (PSDB) agradeceu os suplentes Celso Batista dos Santos e José Carlos Eckert pelo ótimo trabalho prestado na Casa Legislativa e desejou um bom retorno a Sérgio Backes e Milton Weiler agradecendo-os pelo serviço prestado nas Secretarias.

Explanou sobre a preocupante situação que os munícipes estão enfrentando devido ao coronavírus e a seca que vem assolando a região enfatizando as difíceis situações da Administração Municipal que deve seguir os decretos do Estado, do comerciante com seu estabelecimento fechado e do agricultor que está colhendo uma quantidade menor de grãos o que dificultará o cumprimento das obrigações financeiras destes trabalhadores.

A respeito da Proposição 013 que previa a redução de 20% dos subsídios dos agentes políticos, retirada de pauta em comum acordo entre todos os vereadores, Olbermann esclareceu que a decisão foi baseada nas orientações do Ministério Público e de advogados ligados à Lei Eleitoral. Afirmou que aguardarão por uma instrução diferente ou, caso isto não ocorra, analisarão outra forma de auxiliar mas que não prejudique os edis.

Solicitou à Administração Municipal que verifique a possibilidade de doar os alimentos armazenados em escolas e creches às famílias necessitadas em função da pandemia, principalmente os produtos com prazo de validade menor.

Pediu o envio de Ofício à secretária de Saúde convidando-a para que se faça presente na Câmara de Vereadores após a normalização dos encontros legislativos, ou seja, com público presente, para expor como estão procedendo no período da Covid-19 e a respeito das consultas e exames.

Quanto às menções de Anastacia Zart sobre atos de politicagem e “divisor de águas” a cerca do repasse de R$ 50.000,00 às Secretarias de Saúde e Agricultura, a qual não foi convidada a participar, Leandro recomendou que ela não transferisse para a Câmara de Vereadores a divisão que vem acontecendo desde que ela saiu do PT já que, alguns continuam a apoiá-la e, já outros, estão contra a vereadora. Relatou uma reunião que ocorreu em 2018 na EGR em Porto Alegre onde Olbermann combinou de participar e Zart, mediante mudança de horário do encontro, não o comunicou impossibilitando a sua participação e, ao ser questionada, justificou que esqueceu de avisá-lo a respeito da alteração. “Isso sim é politicagem”, rematou Olbermann.

Data de publicação: 20/04/2020