No dia 27 de novembro, o representante do Cpers, Gerson Johann, se fez presente na Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul para tratar sobre o pacote de medidas de Eduardo Leite que rege a carreira dos professores do Estado.

Segundo Johann, há sessenta dias o Governo iniciou uma discussão sobre o pacote de medidas visando alterar o plano de carreira e a aposentadoria do servidor estadual. Intitularam as medidas de “pacote da morte” pois rompe com a ideia de progressão, com a carreira do funcionário suprimindo uma série de direitos inclusive as gratificações por tempo de serviço. Acrescentou que, ainda nesse pacote, existe um aumento no tempo de serviço e de contribuições que evidenciam que o Governo ataca o tripé que sustenta o plano de carreira, não atacando somente aquele que está na ativa, mas também pretende efetuar confisco ao salário do aposentado podendo alcançar até 14%.

Destacou que o Governo age desta forma para atestar que os professores são os culpados por falir o Estado, onde, na sua opinião, é a falta de gestão, a falta de empenho nas contas públicas enfatizando que o RS é quarta economia do país e mesmo assim, não conseguimos alavancar.

A classe optou pela paralisação mediante o encaminhamento do Projeto à Assembleia Legislativa. A greve não interrompeu somente as atividades dos trabalhadores da educação, mas sim, de outras áreas.

Relatou que encaminharam a Moção de Repúdio às trinta Câmaras de Vereadores da região, incluindo a de Cruzeiro do Sul e, dentro do possível, estão acompanhando a votação contra o pacote.

Concluiu sua explanação solicitando que os vereadores se mobilizem para a continuidade da educação no Estado, ressaltando que precisam não somente da assinatura da Moção mas sim, apoio integral.

Data de publicação: 11/12/2019