Entre os temas abordados, Anelise falou sobre o incêndio do ônibus escolar.

A Câmara de Vereadores recebeu, no dia sete de agosto, a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Anelise Assmann, a convite da vereadora Anastacia Zart. Na Tribuna Livre, a secretária prestou esclarecimentos quanto ao incêndio que acometeu o ônibus escolar e a respeito da possibilidade de aglutinação de turmas na escola São Felipe.

Anelise divulgou que a provável causa do incêndio tenha sido uma descarga elétrica, informação esta, fornecida informalmente por um dos bombeiros que atendeu o sinistro acrescentando que a confirmação tornou-se impossível já que o coletivo foi destruído em sua totalidade, impedindo a conclusão da perícia. O veículo, que pertence ao Estado e cedido ao Município, por se tratar de um incidente, provavelmente não terão que realizar sua reposição. Quanto ao ônibus estar na propriedade do motorista, a responsável esclareceu que sempre procederam desta forma, nesta e em outras Administrações, tanto em Cruzeiro do Sul como em outros Municípios, permanecendo com os motoristas, inclusive, durante as férias de inverno, enaltecendo a responsabilidade dos condutores e os cuidados que eles dedicam a estes veículos.

Referente à escola São Felipe, Anelise apontou que a Educação gera um alto custo para o Município devida a quantidade considerável de escolas na zona rural, com muitos professores e pouquíssimos alunos, diferente de outros Municípios que, mesmo com a população próxima a nossa, possui um educandário de ensino fundamental e outro, de educação infantil. Declarou que existe uma norma estabelecida junto ao Conselho Municipal de Educação definindo que turmas com menos de dez estudantes, seriam aglutinadas. Relatou que, a partir de encontros realizados com as famílias, optou-se por manter estas turmas evidenciando que os familiares foram orientados que, para o próximo ano, haverá a junção das turmas que não alcançarem o mínimo estipulado de alunos.

Anelise encerrou sua explanação comentando que trabalhou em sala de aula por 32 anos, destes, 28 com turmas aglutinadas e afirmou que, mediante a sua vasta experiência, a aglutinação funciona sim e, muito bem.

Data de publicação: 15/08/2019