Alusivo ao mês dedicado à conscientização sobre o autismo, o Poder Legislativo de Cruzeiro do Sul, sob a presidência da vereadora Daiani Maria (MDB), lançou ações sobre o tema com foco na conscientização e quebra de preconceito.

Nesse sentido, na última sessão ordinária, em 19 de abril, a presidente da Associação Pró-Autismo Balão Azul, Laura Diel, foi convidada a usar a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul para explanar sobre o que é o autismo, sintomas, causas, bem como, falar sobre a instituição e seu trabalho.

A representante declarou que a entidade cruzeirense foi fundada em 2022 em razão das dificuldades enfrentadas pelos pais e familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O diagnóstico precoce pelos profissionais da rede foi um dos obstáculos encontrados. Laura destacou que o tratamento envolve equipe multidisciplinar incluindo pediatra, médico clínico, terapeuta ocupacional, psiquiatra, neuropediatra, fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicopedagogo, neurologista e psicólogo.

Na fala, a presidente da Balão Azul afirmou que hoje 34 pessoas possuem TEA em Cruzeiro do Sul. Porém, acredita-se que o número seja maior em consequência de famílias encobrirem o diagnóstico em razão do preconceito e das barreiras sociais.

Sensibilizados, os vereadores prestaram a sua solidariedade aos familiares colocando-se à disposição para ajudarem a minimizar os problemas enfrentados pelo grupo.

Data de publicação: 27/04/2023