Roselene Maria Marmitt (Progressistas), ao fazer uso da palavra, após os devidos cumprimentos, falou acerca dos pedidos que apresentou na última sessão ordinária. Quanto ao pedido de asfalto na rua conhecida como Entrada da Cruz, no bairro Glucostark, “Nina” colocou que seria uma continuidade da Rua Albino Fleck. A obra favoreceria o fluxo de veículos de Lajeado a Mariante pelo morro acrescentando que o deslocamento pelo centro e bairros dificulta a trafegabilidade dos caminhões devido aos quebra-molas. Apontando que a obra favorecerá o comércio do bairro e moradores.

Outra situação protocolada, é a Proposição a respeito da energia fotovoltaica em prédios públicos. Apontou que há seis anos foi feito um levantamento onde constatou-se que a Administração Municipal tinha um gasto superior a R$ 50 mil com energia elétrica. Considerou sua sugestão como uma alterativa importante, um investimento que a curto prazo proporcionaria uma economia considerável aos cofres públicos. Mencionou ainda que o Governo Federal facilita muito a aquisição dessa energia limpa. Registrou que há seis anos, quando o estudo foi realizado, a lei determinava que era necessário dispor de uma empresa para elaborar o projeto e outra, para executar, mas na época havia uma única empresa na região, impossibilitando o desenvolvimento. Frisou que para um Município como Cruzeiro do Sul que não tem muito poder de investimento, essa medida faria a diferença viabilizando demais investimentos.

Quanto à Indicação sobre um buraco no acostamento da Rua Emilio Treter Sobrinho, a vereadora ressaltou que o buraco oferece riscos aos que transitam pelo local.

Sobre o Projeto de Lei que trata da criação de cargos de Educador, entende que é algo urgente apontando que estagiários estão hoje atuando no ensino fundamental, anos finais e na educação infantil. Frisou a importância dos estagiários, mas um concurso público é de fundamental importância registrando que uma conversa a respeito do texto é importante e alterações são necessárias para evitar ações judiciais posteriores.

Comentou que ao acessar o Portal da Transparência do Município de Cruzeiro do Sul, não encontrou diversas informações, ou pelo fato do sistema não estar abastecido, ou há uma dificuldade muito grande no acesso. Solicitou uma revisão na página ao responsável.

A vereadora parabenizou os colegas professores comentando que este ano, recebeu inúmeras felicitações pelo celular, resultado da pandemia. Explanando sobre a profissão, julgou que não é uma profissão fácil, destacando a importância de escola e família caminharem juntos. Quanto ao seu pedido de revisão de plano de carreira dos professores, “Nina” colocou que hoje os professores de Cruzeiro do Sul recebem o salário mais baixo da região, em contrapartida, dos estagiários, é o mais alto da região.

Concluiu sua fala agradecendo aos colegas pela oportunidade, especialmente ao vereador José André Schmitt.

Data de publicação: 28/10/2021