⠀⠀⠀⠀

A presidente Daiani Maria (MDB) iniciou sua fala explanando a respeito da reunião promovida pela Câmara de Vereadores entre a Associação Pró-Autismo Balão Azul e a farmacêutica do Município, Sabrina Porsche. Afirmou que desde então, avanços ocorreram. Considerando uma vitória da Casa Legislativa, divulgou que vários dos medicamentos prescritos no tratamento do autismo e apontados pelos pais no encontro, foram incluídos na listagem de medicamentos do Município e, futuramente, serão distribuídos na rede pública de saúde de Cruzeiro do Sul. Parabenizou os servidores da Casa pelo trabalho executado junto às famílias de autistas com os encaminhamentos para a confecção da Carteira do Autista pela Câmara de Vereadores. A ação inicialmente promovida durante o mês de abril, período destinado à conscientização sobre o autismo, foi prorrogada. Assim, as famílias que necessitarem de auxílio para encaminhar a carteira, podem procurar a Câmara de Vereadores.

Falou sobre a reunião que participou em Porto Alegre, na Secretaria de Saúde do Estado. Acompanhada pelo administrador do Hospital São Gabriel Arcanjo (HSGA), Ramon Zuchetti, e na presença do deputado Edivilson Brum (MDB), foram em busca de tornar o HSGA, referência em endocrinologia.

Quanto aos Projetos de Lei apreciados na última sessão ordinária, considerou positivo a possibilidade de debaterem e expressarem suas opiniões. A respeito da operação de crédito de até 12 milhões, convidou os colegas para serem fiscais e certificarem-se de que o recurso será investido de forma positiva, atendendo as demandas da comunidade. Afirmou que o ato de se desfazer de alguns bens pode gerar certo receio, mas, às vezes, se faz necessário para viabilizar investimentos, especialmente quando se há uma dívida ativa de 4 milhões, como é o caso do Município. Nesse sentido, pediu que a Mesa Diretora solicite à Administração que informe o valor atualizado da dívida ativa para que possam contribuir na cobrança.

Falou sobre a viagem a Brasília. Destacou o empenho dos vereadores em incluir Cruzeiro do Sul no orçamento do próximo ano. Inúmeros pedidos e reivindicações para o Município foram levadas à capital federal, além de visitas a Ministérios. “Buscando sempre mais para o nosso Município”, declarou a presidente.

Mencionou o seminário “Nova lei de licitações e contratos” que aconteceu na Univates. Afirmou que trazer capacitação para o Vale do Taquari era um dos seus objetivos como presidente da Avat. O encontro foi promovido em parceria com o Tribunal de Contas do Estado e obteve aproximadamente 450 inscrições, com a participação de pessoas de vários setores e municípios.

Finalizou seu discurso com o pensamento de Fabrício Carpinejar: “Toda escolha depende de uma renúncia”.  “Não se entra em duas portas ao mesmo tempo. Escolher ou não escolher. Aprovar ou não aprovar”, acrescentou a presidente declarando que todos são conscientes do seu voto, bem como das suas consequências.

Data de publicação: 11/05/2023