A presidente da Casa, Daiani Maria (MDB), iniciou seu pronunciamento falando a respeito da obra da rótula de acesso a Cruzeiro do Sul. Mencionou que a obra foi muito criticada, mas a revitalização surpreendeu positivamente e está viabilizando a divulgação do Município.

Mencionou a visita dos vereadores ao Conselho Tutelar. Apontou a falta de infraestrutura afirmando que um relatório elencando as demandas do órgão foi elaborado para posterior encaminhamento ao Executivo Municipal. Declarou que a atual legislatura quer fazer a diferença e, para isso, acredita que devem, no mínimo, escutar as pessoas a fim de entender o problema para então, buscar a solução. Aproveitou a oportunidade para divulgar que as inscrições para a eleição do Conselho Tutelar estão abertas e se estenderão até 03 de maio, podendo os interessados se deslocarem até o setor de Protocolo Geral da Prefeitura Municipal.

Falou a respeito do projeto elaborado pela UVB- União dos Vereadores do Brasil, Programa Legislativo na Escola. Cruzeiro do Sul foi o sexto município a receber o projeto que será lançado oficialmente na Marcha dos Vereadores do Brasil que está ocorrendo essa semana em Brasília. Cento e cinquenta alunos da rede municipal de ensino puderam vivenciar e entender o trabalho do vereador. Destacou a participação dos alunos durante a palestra que foi promovida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Sehn. “Aguçar nas crianças o espírito de construir juntos, pensar na comunidade e um espírito de liderança”, salientou Daiani. A presidente destacou ainda que o evento vem de encontro com a proposta do vereador Demétrios Lorenzini (PL), a Câmara Mirim, a qual será implantada na Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul em breve proporcionando às crianças exercerem o papel do legislador, avaliando projetos, votando e apresentando ideias.

Quanto ao Pedido de Informações dos colegas Isidoro Weschenfelder (Progressistas) e José André Schmitt (Progressistas) a respeito do andamento da compra do prédio da Única Calçados, a vereadora colocou que o processo licitatório ocorreu em que empresas interessadas se inscreveram havendo interesse apenas no prédio maior.

Concluiu sua explanação comentando a respeito do convite do professor Júlio para proferir uma palestra para mais de 30 adolescentes, todos acima de 16 anos, sobre políticas públicas na Escola Estadual de Ensino Médio São Miguel, em Linha Sítio. Destacou que entre os jovens, apenas dois tinham o título de eleitor. Tentou entender os motivos deste número tão baixo, concluindo que a situação está relacionada a obrigatoriedade ser aos 18 anos. Salientou que em 2024 haverá eleição e possuir o título eleitoral viabiliza decidir o futuro da cidade. De acordo com o tema abordado, usou a Associação Pró-Autismo Balão Azul como exemplo, colocando aos adolescentes a necessidade de lutar pelos nossos direitos afirmando que nem sempre será um caminho fácil, mas imprescindível para mudar a realidade.

Data de publicação: 27/04/2023