⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A presidente da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, Daiani Maria (MDB), ao fazer uso da palavra em 05 de abril, iniciou seu pronunciamento agradecendo os colegas que, juntamente com os servidores da Casa, finalizaram a revisão do Regimento Interno. A iniciativa possibilitou debate e a reformulação de alguns itens e o texto deve, nos próximos meses, entrar em pauta para aprovação do plenário. Na sua percepção, a ação demostra o protagonismo dos vereadores cruzeirenses, já que a revisão do regramento teve por intuito, o progresso.

Quanto à Conferência Municipal de Saúde que contou com a participação de cerca de cem pessoas, Daiani agradeceu a participação da comunidade. Registrou a importância da participação dos usuários do serviço de Saúde no intuito de darem sua contribuição. O evento possibilitou debates sobre ações futuras referente à Saúde. “Cobrar é bom, mas participar é o nosso dever”, enfatizou a vereadora. Explanou sobre a relevância da Conferência Estadual sendo este, um momento crucial para promover a evolução do Estado, do Município e, consequentemente, das pessoas. Parabenizou a Secretaria da Saúde e Saneamento pela promoção do evento.

Na cidade de Encantado, Daiani esteve com a secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, onde foi analisada a viabilidade de trazer a especialidade de Traumatologia para o Hospital Divina Providência, no município de Estrela. Registrou que as tratativas estão em andamento e, em caso de êxito, as consultas eletivas serão realizadas na cidade vizinha o que beneficiará a população em razão da proximidade, já que não precisarão se deslocarem a Canoas.

Mencionou a visita dos vereadores à Apae. A presidente destacou a importância da presença da Câmara de Vereadores nos serviços oferecidos em Cruzeiro do Sul com o objetivo de estarem a par sobre a realidade do estabelecimento. Afirmou que estão avaliando a possibilidade da associação utilizar o ginásio localizado ao lado da Apae, hoje desfrutado pelo Grupo Chama no Pé. Atualmente 38 crianças utilizam o serviço destacando que são necessárias melhorias na parte estrutural da associação. Afirmou que buscarão formas de contribuir com a entidade, inclusive na Marcha dos Vereadores que acontecerá no fim do mês.

A respeito do Programa Câmara Vai Aos Bairros, considerou a iniciativa um grande desafio e agradeceu os colegas por apoiarem a ideia. Destacou a inteiração dos munícipes no primeiro evento e agradeceu as comunidades da Boa Esperança Alta, Linha Nova e 25 de Julho. “É isso que a gente pensa, construir de forma coletiva para tentar chegar em um denominador comum”, declarou a presidente. Registrou que muitas demandas já eram de conhecimento dos vereadores, mas também, muitas das necessidades apresentadas, eram desconhecidas pelo Legislativo. O momento oportunizou ainda, esclarecer dúvidas por parte da população.  “O protagonismo da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, nessa legislatura, ele vem para marcar”, destacou Daiani, externando seu orgulho por serem eleitos pela população e, de fato, estarem exercendo o papel de vereador, promovendo o contato com a comunidade. Divulgou o segundo evento do Programa que aconteceu no Bairro Glucostark.

Falou sobre a live promovida em 30 de março, pela Avat, sobre a dengue. Um problema muito grave que, segundo a Coordenadoria Regional de Saúde, a tendência é de que a situação se agrave em abril registrando sua preocupação com Cruzeiro do Sul diante da expectativa. Salientou a importância da colaboração da comunidade, de cada um fazer a sua parte. Agradeceu e parabenizou a participação das agentes comunitárias de saúde cruzeirenses e do setor de epidemiologia do Município.

Quanto ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a vereadora mencionou o movimento da Balão Azul, Associação Pró-Autismo de Cruzeiro do Sul, que promoveu chá beneficente no dia 1º de abril. Quinhentos cartões foram vendidos propiciando a essas pessoas terem acesso à associação. Comentou ainda sobre a oportunidade viabilizada pela Sociedade de São Rafael em prol dos autistas, parabenizando-a. Nesse sentido, a presidente da Casa concluiu seu manifesto divulgando que em todo o mês de abril, haverá um servidor na Câmara de Vereadores à disposição das famílias para a confecção da Carteira do Autista, além de, no dia 17, uma reunião entre pais e farmacêutica do Município será promovida par orientação quanto a medicamentos.

Data de publicação: 13/04/2023