A presidente da Câmara de Vereadores, Daiani Maria (MDB), ao se pronunciar na Tribuna Livre, externou sua satisfação em abrir os trabalhos do ano de 2023 à frente do Poder Legislativo Municipal. Afirmou que diante do fato, seu comprometimento com a comunidade ampliou, afirmando que juntos farão um bom trabalho.

Explanou sobre o Projeto de Resolução Nº 001/2023, que trata de dois programas: Câmara Vai aos Bairros e Visitas Legislativas. Quanto ao primeiro programa, a intenção é aproximar o Poder Legislativo e comunidade destacando que a Casa é do povo, mas muitas vezes, não existe a interação. Divulgou que esse trabalho será iniciado este ano com os vereadores deslocando-se aos bairros na intenção de ouvir o que as pessoas têm a dizer. Acrescentou que essa proposta é realidade em outros municípios. Já o Programa Visitas Legislativas vem com o objetivo de intensificar a fiscalização que já vem acontecendo por parte dos legisladores, mas de uma forma mais efetiva.

Falou sobre a reunião que ocorreu entre vereadores e Cooperativa Certel em 1º de fevereiro. Acredita que foi um começo no que a Câmara de Vereadores quer propor em 2023, encontros para sanar dúvidas a respeito de projetos que estejam em andamento ou que possam ser elaborados. De iniciativa do Poder Legislativo, o encontro teve como objetivo um maior detalhamento sobre o projeto de construção da hidrelétrica para disseminar à população. O convite da reunião foi estendido à Administração Municipal, a qual se fez presente.

Quanto à presidência da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (AVAT), Daiani agradeceu os colegas e os vinte Municípios que participaram da eleição, onde a chapa “Unidos somos um só Vale” obteve 110 votos. A presidente ressaltou que a chapa foi formada por diferentes partidos e contou com a representação do maior número de municípios possível. Afirmou saber sua responsabilidade por estar à frente da instituição que tem 35 anos de existência, sendo ela, a primeira mulher a assumir tal papel. Declarou que estarão dando continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado pelos antecessores, buscarão novos associados e trarão assuntos que serão construídos juntamente com os presidentes das Câmaras filiadas.

Manifestou sua honra em ser convidada para a cerimônia de posse do presidente da Assembleia Legislativa. Recordou que em 20 de setembro estiveram no plenário onde, de fato, ocorreu a posse do presidente declarando que acredita no trabalho do deputado Vilmar Zanchin e que, através da Assembleia Legislativa, buscarão benefícios para Cruzeiro do Sul.

Proferiu sobre a reunião promovida no Bairro Cascata a respeito do programa de pavimentação que vem sendo proposto pela Administração Municipal. Estiveram presentes o prefeito João Dullius, vice-prefeito João Celso Führ, além da assessora jurídica e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Município para apresentar à comunidade a nova modalidade de pavimentação que acontecerá em pontos específicos da cidade. Destacou que é uma comunidade que há muitos anos reivindica tal melhoria e que agora, serão contemplados. Manifestou sua alegria por participar do encontro onde dúvidas foram esclarecidas e pelo fato de necessidades estarem sendo atendidas.

Relatou sua participação na reunião geral da Rede Gaúcha Pró-Autismo, em Porto Alegre, convite proveniente da ONG Balão Azul, de Cruzeiro do Sul. “Uma ONG que ela é jovem, mas ela é muito batalhadora e vem lutando pelos seus direitos”, acrescentou Daiani. Na ocasião, foi possível coletar maiores informações sobre o TEAcolhe, programa do Estado que está em andamento, mas com algumas deficiências apontando que Cruzeiro do Sul não tinha sido contatado, reivindicação já deixada com o Governo do Estado. Enfatizou que o autismo precisa de atenção especial do Município e com políticas públicas efetivas.

Divulgou que em 2023 a Câmara de Vereadores estará propondo um projeto “De Todos Para Todos” que trabalhará a conscientização durante o ano inteiro, como por exemplo, a doação de sangue e o Dia Internacional da Mulher. Nesse sentido, findou seu discurso divulgando que em 08 de março terão um evento na Câmara de Vereadores em comemoração ao Dia da Mulher, com homenagem às mulheres indicadas ao Troféu Cidadã.

Data de publicação: 09/02/2023