⠀⠀⠀⠀

Daiani Maria (MDB) ao se pronunciar na Tribuna Livre, recordou que ao se eleger em 2020, a primeira crítica que recebeu foi: “parabéns pra quem votou em quem mostrou família e não propostas. Não reclamem quando os projetos apresentados forem de parada de ônibus e nome de rua”. Nesse sentido, afirmou que os Projetos de Lei nº 015 e 016 foram os primeiros projetos para denominação de rua de sua autoria. Expôs que até o momento, apresentou onze projetos, tratando de diferentes assuntos: essencialidade da prática da educação física durante a pandemia, política municipal de proteção do direito aos autistas, fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas municipais, a vedação de nomeação na Administração Municipal de pessoas condenadas  por violência doméstica e feminicídio, instituição do Outubro Rosa e Novembro Azul, Troféu Mulher Cidadã, divulgação de medicamentos disponíveis e indisponíveis na rede municipal e orientação e conscientização do descarte do lixo.

Expôs que mesmo com pedido da amiga para a colocação do nome de seu pai em uma rua, tinha preconceito com propostas desse tipo, mas agora, diante da presença do público na Câmara de Vereadores e a emoção dos familiares, entende a importância de matérias como essa que preservam memórias de líderes comunitários. Externou sua gratidão por ser um canal de comunicação para a comunidade possibilitando homenagear e eternizar pessoas que já se foram, mas deixaram um legado.

Mencionou que em 28 de novembro ocorreu o ato de inauguração das câmeras de videomonitoramento em Cruzeiro do Sul, pedido apresentado na Casa pelos colegas Gustavo Richter e Marni Ledur. Por hábito, a vereadora colocou que periodicamente checa o plano de governo apresentado em 2020 com promessas de campanha, verificando se o mesmo está sendo seguido, acrescentando que se as promessas não estão sendo cumpridas, cabe aos vereadores cobrar a respeito. Com a instalação do sistema de videomonitoramento, uma das promessas feitas, a vereadora parabenizou a Administração Pública.

Explanou sobre a reunião que tiveram com voluntárias do Programa Lixo Zero onde abordaram a conscientização do descarte do lixo. As representantes trouxeram a visão de que a questão não é uma responsabilidade somente do Poder Público e sim, de cada indivíduo. Expôs que o Programa vem com conceito de promover o correto encaminhamento do lixo desejando que Cruzeiro do Sul acate ao movimento viabilizando a conscientização sobre o descarte de resíduos.

Quanto ao Requerimento de sua autoria referente à falta de água em Cruzeiro do Sul, a legisladora expôs que a restrição também está acontecendo em bairros da área central, não somente no interior. Concordou com a colocação da colega Maisa sobre a necessidade de avaliar o montante arrecado e quanto é investido na cidade pela Corsan. “É inadmissível que as pessoas ainda fiquem sem água”, e espera que explicações sejam fornecidas registrando que desde que assumiu a vereança, o Poder Legislativo jamais recebeu retorno dos ofícios encaminhados à concessionária. Pediu para que a Administração intervenha a fim de obter dados e concordou com a exposição do colega Isidoro Weschenfelder (Progressistas) ao afirmar que o problema não é no escritório de Cruzeiro do Sul, confirmando o ótimo atendimento prestado.

Comentou que teve acesso aos vídeos com água da chuva invadindo a casa da senhora de 80 anos no bairro Cascata reportados por Vanessa de Jesus (PSDB). Acrescentou que situação semelhante também ocorreu no bairro Passo de Estrela. Agradeceu a Secretaria de Obras, em especial ao servidor Paulo que, prontamente executaram o que era possível no momento. Daiani afirmou que a Secretaria está se organizando para que o problema não ocorra novamente.

Encerrou sua fala parabenizando as equipes do Campeonato Municipal de Futsal destacando a importância do esporte e de mantê-lo ativo na cidade já que a competição trata de saúde, traz alegria aos munícipes e movimenta a economia.

Data de publicação: 15/12/2022