Daiani Maria (MDB) em seu pronunciamento na Tribuna Livre, iniciou sua fala parabenizando a empresa Tendence Móveis Planejados por promover, em 25 de outubro, o evento “Outubro Rosa- abrace essa causa”. O evento de iniciativa privada, contou com a presença de 70 mulheres que, com uma equipe de multiprofissionais trouxeram informações a respeito do câncer de mama. Apontando que eventos como esse não é obrigação de uma empresa, destacou a importância de trabalhar a prevenção em saúde. Acrescentou que o mesmo ocorrerá alusivo ao Novembro Azul. Informou que para o próximo ano, a empresa projeta estender a ação para um maior número de pessoas. Enfatizou a importância dessa iniciativa que possibilita mulheres esclarecerem suas dúvidas. Externou sua satisfação em participar do momento de conversa e sugeriu parcerias público-privadas com foco na promoção da saúde.

Explanou sobre o 1º Campeonato da escolinha de Vôlei de Cruzeiro do Sul, realizado no mês de outubro. Cerca de cinquenta crianças do município competiram com uma escola particular de Encantado. Parabenizou o professor Guilherme Marmitt, que muitas vezes assume responsabilidades além das suas obrigações, da mesma forma congratulou os pais que incentivam seus filhos na prática de esportes e as crianças pela participação.

Apontou que há dois anos busca o fechamento da quadra e a colocação das tabelas de basquete no Parque Poliesportivo divulgando a instalação da estrutura de ferro para posterior colocação das tabelas e redes. Lembrou do quanto o basquete era forte no Município, inclusive com participação de campeonatos pelo Estado. Sugeriu ao professor Guilherme Marmitt a formação de uma escolinha de basquete. Espera que o fechamento da quadra também ocorra em breve.

Parabenizou a cruzeirense Aline de Carli Marmitt pelo bicampeonato no Torneio Estadual de Patinação Artística. Da mesma forma, parabenizou Helena de Azevedo Pereira pela conquista do Freio de Prata no Freio Jovem. Expôs sua frustração diante da falta de incentivo às competidoras que levam o nome de Cruzeiro do Sul a outros Municípios. Julga que tal realidade é em razão da falta de uma legislação vigente e, nesse sentido, a vereadora Marni Ledur, a assessora jurídica da Casa, Tamires Bottega, e ela, foram à Secretaria dos Esportes de Caxias do Sul para se inteirarem a respeito de um programa que trata de financiamento voltado ao esportista no intuito de avaliar a possibilidade de trazer esse auxílio para Cruzeiro do Sul.

Quanto ao Projeto de Lei que institui a campanha permanente de orientação e conscientização sobre o descarte adequado do lixo, de autoria de Marni Ledur e Daiani Maria, a autora expôs que a questão é uma preocupação permanente, sendo fundamental um movimento para conscientizar a população mediante programas de orientação permanente. Informações como o dia da coleta, local adequado para descarte de pilhas, lâmpadas, eletrônicos, entre outros itens, são dados que devem ser disseminados, afirmou a vereadora. Uma alternativa sugerida pelo Promotor de Justiça Sérgio Diefenbach durante a 2º Semana Lixo Zero, é utilizar o plano de ação ambiental do G-8 e colocá-lo em prática, sugerindo ao prefeito de Cruzeiro do Sul e presidente do G8, que leve a questão ao grupo a fim de em conjunto, buscarem uma solução para esse problema.

Quanto ao brinquedo danificado na Praça Dona Laura, declarou que imagens de câmeras de segurança constataram que não se trata de um ato de vandalismo, e sim, o dano foi gerado pelo uso indevido de um adolescente destacando que o mesmo é destinado a crianças. Enfatizou que para o devido conserto, terão que usar recurso do Município ressaltando que esse dinheiro poderia ser gasto com outro objetivo.

Encerrou seu discurso falando sobre o desfile temático da ExpoCruzeiro e Festa do Aipim que contou a história dos vintes anos da feira, e do baile da escolha das soberanas. Declarou que a ExpoCruzeiro é uma associação formada por uma comissão de voluntários e parabenizou as nove candidata, concluindo sua participação.

Data de publicação: 10/11/2022