Ao fazer uso da palavra, a vereadora Daiani Maria (MDB) iniciou sua fala parabenizando a colega Daniela Sehn pelo seu desempenho durante os 30 dias que atuou na Casa Legislativa.

A vereadora recordou que em 2021 apresentou um Projeto de Lei que instituía políticas públicas municipais de proteção dos direitos da pessoa autista. Na época, foi elaborado pela Administração Municipal o Decreto Nº 1480-01/2021 onde determinava que o setor de Trânsito era o responsável pela confecção das carteirinhas dos autistas. Após reivindicações da própria Daiani e demais vereadores, a Administração, através do Decreto Nº 1575-02/2022, alterou o local para a expedição da carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista, designando a Secretaria Municipal de Saúde como o órgão responsável. Pediu para que os que se enquadram em tal situação, façam a sua carteira possibilitando ao Município, levantar o número de autistas com o objetivo de aprimorar os serviços prestados.

Explanou sobre a substituição de lâmpadas que vem acontecendo em Cruzeiro do Sul. Divulgou que 922 lâmpadas serão substituídas na cidade através de um projeto que Cruzeiro do Sul foi contemplado. Há duas equipes trabalhando nas trocas que ocorrerão em todo o mês de setembro. Divulgou que em seu Facebook particular está disponível a lista com todas as ruas que serão beneficiadas. Elogiou a melhora considerável na iluminação, o que proporciona mais segurança aos munícipes. Apontou que a zona rural também necessita de uma atenção nesse sentido, e sugeriu à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico a elaboração de um segundo projeto no intuito de contemplar mais áreas.

Sobre a pintura das vias e demarcações na área central de Cruzeiro do Sul, a vereadora colocou que, segundo o secretário responsável Milton Weiler, a ação também ocorrerá em mais locais, e serão executadas de acordo com o planejamento da secretaria.

Diante do pedido do colega Isidoro Weschenfelder (Progressistas) de reformar os banheiros do Ginásio Municipal de Esportes Orlando Eckert, Daiani Maria colocou que essa questão também foi colocada a ela. Repassando tal demanda ao secretário de Obras, Milton Weiler, afirmou que a equipe analisará e buscará melhorar os ambientes.

Divulgou com satisfação que no início do mês instalaram o trocador de fraldas no banheiro da Praça Dona Laura, uma carência trazida à Casa pela vereadora. Falta ainda o colchonete, a qual será produzido pelas voluntárias do Município, sugestão de Daiani.

Sobre o desfile de 7 de Setembro de Cruzeiro do Sul, a legisladora registrou o empenho das entidades participantes. Em especial, a apresentação da banda da Escola Estadual de Ensino Médio João de Deus, peça fundamental na comemoração. Esclareceu que a banda não é municipal, e sim do educandário, organizada pelo munícipe Peninsular de Oliveira- o Peninha, de forma voluntária e gratuita. Os ensaios iniciam com meses de antecedência e com muito empenho dos integrantes, sem incentivos.

Nesse sentido, a vereadora questionou a secretária da Educação, Cultura e Esportes, Anelise Assmann, a respeito do que poderia ser feito a fim de oferecer algum apoio ao grupo.  Esclareceu-se que pelo fato da banda pertencer a uma escola estadual, torna-se inviável o Município levar recursos já que não haveria como justificar. Na busca por alternativas, será promovida uma reunião hoje, 13/09, para analisar o que é possível fazer no intuito de contribuir com o grupo que é de grande relevância para a cidade.

Enfatizou a participação da ginete Helena de Azevedo Pereira que se destacou na Expointer, conquistando o segundo lugar na Supercopa Jovem. “Essa pequena me orgulha porque leva o nome de Cruzeiro pra onde vai, e leva da melhor forma possível”, enfatizou a vereadora.

Orgulhosa, encerrou sua manifestação anunciando que em 12 de setembro, Cruzeiro do Sul formou a segunda turma do Projeto Bike Solidária. São dezesseis alunos da rede municipal e estadual que, através de um projeto de diversas organizações e com o apoio da Administração, conquistaram seus certificados em mecânica de bicicletas.

Data de publicação: 13/09/2022