A vereadora Daiani Maria (MDB), ao se manifestar na Tribuna Livre, expôs a respeito da Proposição apresentada por ela, sobre a instalação de bituqueiras pela cidade. Acredita ser importante oferecer um local adequado para o descarte das bitucas de cigarro, favorecendo os fumantes no descarte correto e ainda, contribuindo com o meio ambiente. Destacou que a sugestão não é algo de alto valor agregado.

Proferiu acerca da Proposição que trata da retomada das atividades no gabinete odontológico na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Rafael. Esclareceu que a escola está cedendo um espaço ao Município destacando que todo o equipamento e material já existem e estão no local. Enfatizou que o pedido trata de prevenção, desafogará os postos de saúde, propiciando um melhor atendimento aos munícipes.

A respeito do pedido sobre a instalação de chimarrita em locais públicos de Cruzeiro do Sul, apresentado por ela na sessão passada, relatou que um munícipe a contatou falando a respeito de uma chimarrita em parceria com a Cooperativa Sicredi, existente em outra cidade, que disponibiliza água fria, água quente e água para pets. Em contato com a instituição, foi encaminhada uma solicitação reivindicando a parceria a fim de oferecê-la aos cruzeirenses.

Falou a respeito do andamento da instalação de duas paradas de ônibus no Passo de Estrela, reinvindicação apresentada por ela como também, pelo colega Gustavo Richter (PSDB), em legislatura passada. Manifestou sua satisfação pelo atendimento do pedido já que “é a comunidade que ganha”, salientou Daiani.

Recordou seu pedido em relação à aquisição de computadores para os vereadores, agradecendo a Mesa Diretora que seguiu a ideia. Expôs que a medida proporcionará uma redução no uso de material de expediente, propiciará agilidade e eficiência aos vereadores, além de contribuir com a questão ambiental.

Falou a respeito da viagem a Brasília agradecendo os colegas que a acompanharam: Marni Ledur, Isidoro Weschenfelder e José André Schmitt. Relatou que o deslocamento foi em razão da XXI Marcha dos Vereadores do Brasil e, além dos conhecimentos, aproveitaram o ensejo para reivindicar recursos para o Município.

Visitaram o gabinete do deputado Alceu Moreira da Silva, onde foi sinalizado e oficializado a destinação de R$ 175 mil para custeio da Saúde, agradecendo-o. Também estiveram com o deputado Márcio Biolchi que havia destinado um montante para a continuação da calçada na Rua Frederico Germano Haenssgen, apontando que outros dois Municípios, que da mesma forma receberam os valores no mesmo período, estão com as calçadas, uma pronta e outra em andamento, julgando que em breve os munícipes de Cruzeiro do Sul igualmente serão contemplados, sendo essa, uma reinvindicação de mais de 20 anos. Solicitaram ainda, a pavimentação rural na Picada Aurora, registrando que é uma via com fluxo considerável e muito utilizada para a escoação da produção.

Em 25 de abril, participou da prestação de contas do Hospital São Gabriel Arcanjo onde, na ocasião, muitos assuntos foram abordados. Entre os temas, um em destaque: o aparelho de ecografia. O equipamento está em pleno funcionamento sendo realizados em torno de 35 exames por semana,  além disso,  a entidade busca parcerias com outros Municípios a fim de gerar retorno financeiro ao hospital.

A respeito da iluminação pública, apontou a escuridão da Praça Dona Laura. Pediu ao Executivo Municipal, uma atenção especial para o ponto turístico da cidade, recém reformado e que é utilizado por muitos munícipes.

Relatou que em 30 de abril, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) realizou a convenção do partido onde, através da democracia e do voto, foi eleita presidente, a vereadora Marni Ediza Trentini Ledur. Agradeceu a ela por ter se colocado à disposição, e pelas mulheres estarem assumindo papéis de liderança. Desejou sorte à colega.

“Como Deus não pode estar em todos os lugares, Ele criou as mães para estarem nestes lugares”, concluiu a legisladora homenageando as genitoras pela passagem do Dia das Mães.

Data de publicação: 11/05/2022