⠀⠀⠀⠀

A vereadora Daiani Maria (MDB) ao fazer o uso da palavra, iniciou sua fala explanando a respeito do projeto Troféu Mulher Cidadã, de sua autoria. Salientou a importância do reconhecimento de mulheres da nossa cidade que se destacam em diferentes setores, muitas vezes realizando um trabalho silencioso, mas que faz a diferença na sociedade. Esclareceu que, se sancionado pelo prefeito, o projeto será colocado em prática ainda este ano e excepcionalmente, serão escolhidas pelos vereadores, três mulheres que serão homenageadas. Já nos próximos anos, a escolha caberá ao Conselho Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

Falou a respeito do transporte escolar. Esclareceu que o transporte coletivo público e o escolar não foram matérias de projetos que tramitaram na Casa e sim, uma contratação da Administração Municipal. Acredita que a junção dos transportes foi uma maneira que a Administração encontrou para contemplar os munícipes de Cruzeiro do Sul com o transporte público, uma decisão do Executivo Municipal, salientando novamente que a questão não foi avaliada pelos vereadores. Registrou que seu posicionamento não é no intuito de criticar e sim, esclarecer os fatos. Acredita que a Administração não considerou a possibilidade de haver uma repercussão tão grande, mas crê que uma solução exista, solidarizando-se com os pais. Espera que através do diálogo encontrem uma alternativa para sanar o problema como um todo, solicitando a participação do secretário de Administração e Finanças na conversação já que o mesmo tem propriedade para falar.

Como alternativas para resolver a situação, a vereadora sugeriu o monitoramento dessas linhas para apurar o número de pessoas que estão utilizando o transporte público e onde estão embarcando, verificar a possibilidade de oferecer um transporte exclusivo aos alunos menores e disponibilizar monitores nos veículos.

Encerrou sua participação expondo que não querem culpar o Executivo, e sim, contribuir para encontrarem uma solução a fim de resolver a questão da melhor maneira possível.

Data de publicação: 24/03/2022