⠀⠀⠀⠀

A vereadora Daiani Maria (MDB), ao fazer uso da palavra, recordou que em junho de 2021, protocolou a Proposição nº 086 solicitando a contratação de monitor escolar direcionado ao transporte da educação infantil visando a segurança das crianças, tranquilidade dos pais e motoristas. Na época, cogitaram a possibilidade de reutilizar algum servidor já existente no quadro da Administração para tal função, mas juridicamente isso não era possível. Expôs que o assunto entrou na Casa através do Projeto de Lei Nº 106, o qual foi aprovado e considerou uma vitória da comunidade. Diante da iniciativa, acredita que o Município está progredindo destacando que a secretária da Educação sempre está aberta a novas ideias. Agradeceu a Administração Municipal, em especial, a Secretaria da Educação.

Explanou sobre o documento apresentado por todos os legisladores a respeito do convênio com a Associação dos Universitários de Cruzeiro do Sul. Daiani relatou que foi procurada por uma estudante que pediu ajuda para a reativação da associação e, desde então, vem buscando documentos e informações. Considerando as inúmeras despesas que um universitário possui, afirmou que o Poder Legislativo apoia a causa divulgando que se mais algum universitário tiver interesse em participar da associação e contribuir para a sua reativação, pode procurar a Câmara de Vereadores do Município. Certamente promoverão uma reunião para tratar do assunto com o objetivo de realizar o trâmite necessário, para assim, oportunizar o repasse de recurso do Poder Executivo aos estudantes.

Em relação à Proposição acerca da quadra do Parque Poliesportivo, reiterou o pedido apresentado em 2021, já que ainda as tabelas de basquete, goleiras, bem como as estruturas metálicas e cercado ainda não foram recolocados. A situação perdura desde 2019 e trata-se de um investimento baixo ressaltando que é o único local para a prática de basquete disponível no município.

Encerrou sua participação falando sobre a Moção que trata da portaria da Secretaria da Educação do Estado, que reduz a carga horária de aulas de Educação Física no ensino fundamental e exclui a disciplina a partir do segundo ano do ensino médio. O assunto gerou polémica no Estado, na Assembleia, nas Câmaras de Vereadores e a Câmara de Cruzeiro do Sul também apoiou a Moção de Repúdio já que, no seu ponto de vista, é um retrocesso, levando em conta os benefícios das atividades físicas para a saúde. Segundo a secretária da Educação de Cruzeiro do Sul, este investimento é realizado no Município sendo oferecidas aulas de Educação Física nas escolas, três vezes na semana, além da oferta de escolas de futebol e vôlei.

Data de publicação: 22/02/2022